ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Outubro 31, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Emília Roseiro, DRH da Bel: “A geração Z traz consigo uma mentalidade de ciclos mais curtos que exige mais aos RH”

A RHmagazine desafiou as DRH, e membros do Conselho Editorial, de uma empresa da indústria e de uma consultora, para uma entrevista cruzada, no interesse de perceber as diferenças na Gestão de Pessoas. Apresentamos a entrevista de Margarida Calado (NTT DATA) a Emília Roseiro (Bel).

IIRH Por IIRH
22 de Novembro, 2024
em DESTAQUES, PESSOAS
0
Emília Roseiro, DRH da Bel: “A geração Z traz consigo uma mentalidade de ciclos mais curtos que exige mais aos RH”
15
Partilhas
164
Visualizações

Como tem sido a evolução da automação, robotização e tecnologia no contexto industrial? Como têm enfrentado as mudanças na força de trabalho e a necessidade de requalificação?

O que mudou significativamente foi a digitalização das fábricas, com máquinas a comunicarem com computadores, resultando na definição dos KPI, otimização e implementação de melhorias contínuas. Foi nesta área que o progresso foi mais rápido e é aqui que enfrentamos maiores dificuldades em termos de recrutamento de talento, especialmente nas áreas de engenharia e manutenção, onde a competição é maior.

Por isso, temos adotado estratégias de recrutamento nas universidades, envolvemos os colaboradores em projetos internacionais, atraindo e retendo. Além disso, a questão do sentido de pertença é um fator importante, uma vez que procuramos promover carreiras longas e felizes para os colaboradores.

Queremos promover a autonomia, permitindo que os problemas sejam resolvidos no local onde surgem, o que requer um maior nível de formação e autonomia por parte dos colaboradores. Este é um desafio importante, que requer um constante desenvolvimento e adaptação das competências, conhecido como upskilling e reskilling. Portanto, nas fábricas, a digitalização é o foco principal, mais do que a robotização propriamente dita.

Existem muitos casos de colaboradores que estão no chão de fábrica há muitos anos e transitaram de um trabalho mais manual para um mais digital? Como tem sido esse processo de adaptação?

A adaptação ocorre por duas vias distintas: através das pessoas que demonstram maior aptidão e, por vezes, maior disposição para a mudança e, também, através das saídas que ocorrem na empresa. Considerando que possuímos marcas com até 60 anos de existência, temos colaboradores com períodos de serviço que variam entre os 20, 30 e 40 anos.

Neste contexto de renovação, é notório que, na fábrica, temos pessoas para quem esta transição é difícil (as pessoas que estão a chegar à idade da reforma), mas que ainda assim procuramos mobilizar para o mundo digital – já todos usam o portal do colaborador para o recibo de vencimento, por exemplo. No entanto, também temos uma geração jovem, representada por operadores de fábrica que possuem dispositivos móveis mais avançados do que os nossos e que estão imersos no mundo tecnológico.

“Na fábrica, temos pessoas para quem esta transição é difícil, mas que, ainda assim, procuramos mobilizar para o mundo digital”

É interessante observar como estas duas realidades se entrecruzam nas nossas instalações fabris. Por um lado, os colaboradores mais experientes trazem consigo um vasto conhecimento adquirido ao longo dos anos, visto que a produção de queijo é uma verdadeira ciência. Por outro lado, a produção artesanal requer uma vigilância constante, mesmo quando os dispositivos indicam que tudo está correto.

Existe momentos críticos durante o processo de produção do queijo que exigem uma intervenção imediata para garantir a qualidade do produto final. Esta dinâmica demonstra a importância do know-how acumulado ao longo do tempo. Um queijeiro experiente possui um vasto domínio sobre as etapas de produção e está habituado a lidar com os desafios que surgem durante o processo.

Qual é a antiguidade média dos colaboradores dentro da fábrica?

A idade média dos colaboradores na Bel, abrangendo todas as fábricas, é de 45 anos, com uma antiguidade média de 15 anos. Este dado reflete a realidade presente nas nossas instalações fabris, onde muitos colaboradores permanecem na empresa ao longo de várias décadas.

“A idade média dos colaboradores na Bel, abrangendo todas as fábricas, é de 45 anos, com uma antiguidade média de 15 anos.”

No que diz respeito às políticas internas, tradicionalmente concedemos prémios de antiguidade aos 10, 20, 30 e 40 anos de serviço. No entanto, estamos a reconsiderar estes prémios devido às expectativas e características da geração Z, que valoriza ciclos de reconhecimento mais curtos.

Enquanto, antigamente, os ciclos de trabalho podiam ser mais longos, com colaboradores a permanecerem na mesma função por 5, 7 ou 8 anos, a geração Z traz consigo uma mentalidade de ciclos mais curtos e uma procura constante por novos desafios e oportunidades de aprendizagem. Esta mudança de mentalidade desafia as empresas a adaptarem-se a uma realidade de ciclos de trabalho mais curtos e a promoverem uma cultura de agilidade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Como é que a Bel fomenta o sentido de pertença?

A Bel é uma empresa de família, com 150 anos de história, cujo capital permanece nas mãos dos descendentes dos fundadores. Este aspeto da família é uma parte intrínseca da empresa. As decisões importantes não são tomadas em reuniões de acionistas, mas sim em reuniões de família. Este aspeto de ser uma empresa familiarmente responsável faz toda a diferença.

Vemos os colaboradores como parte da família Bel e consideramos as famílias dos colaboradores como parte da nossa família desde o início. Por isso, quando implementamos medidas ou políticas, consideramo-las sempre sob essa perspetiva.

Outro ponto importante é que a Bel é uma empresa com uma missão clara. Desde sempre, temos o compromisso de fornecer produtos mais saudáveis e responsáveis a todos. Embora a sustentabilidade seja, hoje, um tema em voga, para nós é uma verdade que já existe há bastante tempo. Temos programas dedicados às boas-práticas agrícolas que já têm mais de dez anos. Em Portugal, temos dois compromissos principais: ser a empresa mais sustentável do prado ao prato e ser uma empresa inclusiva e colaborativa.

“Em Portugal, temos dois compromissos principais: ser a empresa mais sustentável do prado ao prato e ser uma empresa inclusiva e colaborativa.”

E fazemos questão de ser uma empresa acolhedora e inclusiva, um modelo de cultura colaborativa. Não se trata apenas de programas de diversidade e inclusão, mas de incluir e colaborar com todos os nossos stakeholders. Por exemplo, quando organizamos um congresso sobre agricultura regenerativa, convidamos não só os nossos produtores, mas também os produtores da concorrência. Acreditamos que a jornada pela sustentabilidade não é uma competição. Queremos que outros nos sigam e nos inspirem.

Artigo publicado na edição 152 da RHmagazine, referente aos meses de maio e junho de 2024


Mais sobre cruzadaDestaqueEmpresasEntrevistaPessoasrevistaRHmagazine
Notícia anterior

Opinião: Por detrás de um grande Gestor… estão grandes parcerias

Notícia seguinte

Nasce o maior grupo português de consultoria em sustentabilidade

Recomendamos

Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026
Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

28 de Outubro, 2026
Longevidade: há vida profissional depois dos 50. E as empresas, estão preparadas?

As empresas preocupam-se com o talento de amanhã. E quem prepara a reforma do talento de hoje?

28 de Outubro, 2026
Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

28 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Nasce o maior grupo português de consultoria em sustentabilidade

Nasce o maior grupo português de consultoria em sustentabilidade

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');