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Employer Branding: não pode ser apenas fachada!

IIRH Por IIRH
18 de Novembro, 2020
em ARTIGOS TÉCNICOS
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Employer Branding: não pode ser apenas fachada!
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Cláudia Dias
Consultora de Recursos Humanos na Frederico Mendes & Associados

Num ambiente organizacional que se assume cada vez mais competitivo, são várias as empresas que se preocupam em investir na definição e posterior divulgação do que aparenta ser uma imagem corporativa imaculada, negligenciando, frequentemente, a importância de a mesma ser visível e cristalina nos próprios colaboradores.

Não é à toa que a máxima “a voz da empresa informa e a voz do funcionário arrasta” seja referenciada com frequência, o que reforça a importância da satisfação dos colaboradores e de uma gestão correta e verídica das suas expectativas. O objetivo reside em que sem que os colaboradores sejam “programados” para transmitir uma mensagem, indiretamente o façam, porque realmente acreditam que a sua empresa é a melhor para se trabalhar.

É imperativo que as empresas passem a encarar o “elefante dourado” como algo mais ambicioso do que um simples aumento de salário ou promoção e que concentrem esforços em encontrar “a pessoa certa para o lugar certo”, estimulando o engagement com os colaboradores atuais para garantir que estes vestem, com orgulho, “a camisola”, ao invés de se limitarem a vestir o uniforme.

Seis dicas eficazes para ser, ao invés de parecer no Employer Branding

1. Realize reuniões regulares: dê voz aos colaboradores, a eventuais problemas e questões que pretendam abordar nas reuniões e mantenha-os a par da corrente. É crucial que os colaboradores sintam que para além de poderem ouvir, podem ser ouvidos.

2. Pense em tutores para novos colaborares: é imperativo que os colaboradores sintam que estão a ser acompanhados desde o primeiro dia, motivo pelo qual a figura de um tutor poderá ser útil para esclarecer as dúvidas que surjam nos primeiros meses de adaptação à nova realidade laboral.

3. Obtenha feedback constante e real: criar mecanismos de obtenção de feedback por parte dos colaboradores é uma prática que deverá ser constante e incorporada nos valores organizacionais. Perceba quais os aspetos que os colaboradores encaram com maior agrado e quais aqueles em que deve trabalhar para otimizar a sua satisfação.

4. Aposte na formação: os colaboradores tendem a sentir, cada vez mais, que a especialização em determinada área pode ser uma mais-valia diferenciadora na execução eficaz do seu trabalho e, simultaneamente, um trampolim para o alavancar de futuras oportunidades de carreira.

5. Pense fora da caixa: apostar em iniciativas disruptivas e “out of the box”, poderá ser encarado pelos colaboradores de forma positiva, uma vez que estes sentem que podem fazer parte de um movimento verdadeiramente inovador, “game changer” e que destoa da concorrência.

6. Premeie e reconheça: o reconhecimento de mérito dos colaboradores assume uma importância inegável na sua motivação. Afinal, quem não gosta de ver o seu trabalho reconhecido pela organização que integra? Quem não gosta de sentir que o seu desempenho contribuiu para o sucesso da empresa e para o seu próprio sucesso profissional?

Por último, cabe às empresas reconhecer que para a implementação de uma estratégia de employer branding efetiva, o marketing deve obrigatoriamente entrar em cena com as suas ferramentas e as suas valências, desempenhando um papel decisivo na compreensão da marca, na identificação das necessidades dos seus talentos e na capacidade em avaliar se o posicionamento real da empresa é efetivamente o posicionamento percecionado pelos colaboradores.

Gostava de desenvolver uma estratégia de employer branding assim como um programa de employee advocacy e ainda saber qual a sua importância na captação e retenção de talentos?

Inscreva-se na formação Employer Branding: uma estratégia para captação e retenção de talento, agendada para o dia 19 de março, em Lisboa, dinamizada por Miguel Luís.

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