Ricardo Carneiro assumiu recentemente o cargo de diretor na MSearch, empresa de recrutamento e seleção especializado do Grupo Multipessoal, onde até então exerceu funções como director comercial e operacional da zona Norte na área de trabalho temporário e outsourcing.
O InfoRH foi falar com o novo diretor…
Ricardo conte-nos resumidamente o seu percurso profissional.
Desde 1999 tenho dividido a minha experiência profissional entre a Consultoria e projetos dentro de empresas privadas nos mais variados setores. Para além da direção do Grupo Multipessoal, assumi também funções na Euroespuma, no IKEA Group, na Randstad e na Michael Page. Ao longo destes 21 anos de experiência, e à medida que as responsabilidades assumidas foram crescendo, fui complementando a minha formação base em Psicologia com uma pós-graduação em Direito, formação avançada em Gestão de Recursos Humanos, um MBA em Marketing e Direção Comercial e, mais recentemente, um programa intensivo em gestão.
Recentemente assumiu a direção da MSearch. Que planos tem para este ano na empresa?
A Msearch atua essencialmente na área de recrutamento e seleção de quadros especializados e adicionalmente desenvolvemos assessments, career management, executive search e outplacement. O nosso plano estratégico tem como pilar principal tornar mais abrangente a notoriedade do Grupo Multipessoal, uma vez que com os perfis de quadros médios e superiores, devemos considerar um desafio, e possibilidade de posicionamento, acrescidos: a necessidade de aportar valor e outro ângulo de abordagem porque os candidatos são, pela senioridade que já apresentam e áreas em que atuam, potenciais clientes.
A grande dimensão desta abordagem permite-nos não massificar o conceito de recrutamento especializado. Queremos inverter a tendência de competir num país de pequena dimensão por jobs que são simultaneamente realizados por três, quatro ou mais empresas. Esta competitividade resulta numa experiência pouco cativante para candidatos, clientes e até para as próprias consultoras.
Trabalhamos em sucess, temos as melhores pessoas e ferramentas para o fazer, mas preferimos priorizar a seleção dos processos onde sabemos que efetivamente podemos acrescer valor.
A nova década, e o ano 2020, será essencial para assumirmos este tipo de consultoria, centrada no respeito pelos candidatos e clientes e na qualidade dos processos de recrutamento. Sentimos nas nossas abordagens comerciais que o mercado entende e pede este tipo mais cuidado de serviço.
É desafiante acompanhar e fazer parte do processo de transformação pelo qual o Grupo Multipessoal está a atravessar?
É sobretudo um privilégio tremendo! Entrei no grupo em 2009 e hoje, com o investimento em Pessoas, Sistemas e Processos, Tecnologia e Marketing e Comunicação, sinto que estamos a trabalhar numa empresa que tem a experiência de 26 anos no mercado aliada à capacidade para inovar. O próprio rejuvenescimento do nosso Executive Board trouxe um grande dinamismo e proximidade às equipas. Com 26 anos de atividade em Portugal esta transformação era essencial para garantir o futuro da nossa empresa e sobretudo a construção de propostas diferenciadas, e de valor, para o mercado.
O setor do recrutamento tem sido um dos mais impactados por novas tendências. Como têm acompanhado essas mudanças no mercado de trabalho?
O ciclo económico provocou um desajuste no mercado de recursos humanos e, curiosamente, a evolução mais evidente foi do lado da oferta, onde o employer branding passou a ser parte dos básicos das empresas.
Na equipa que lidero, como consultores especializados, mantemos o foco na procura dos melhores recursos nas áreas de Finance & Banking, Engineering, Sales & Marketing e IT, mas crescemos na relação com as empresas como advisers de boas práticas na atração de talentos.
O profissional de RH tem agora um novo papel nas organizações …
Sim, um papel mais amplo e desafiante! Além das áreas tradicionais, agora os temas do Marketing Digital devem ser-nos próximos para que trabalhemos também a criatividade inerente à captação de talento, à construção de uma proposta de valor para candidatos, a capacidade de retenção e o desenvolvimento de uma estratégia de longo prazo em employer branding. São competências, atividades e partes da estratégia de RH que ampliaram a importância dos profissionais da área nas organizações.
Fale-nos do processo que a MSearch desenvolveu para que exista um cruzamento perfeito entre o cliente e o candidato.
Acredito que a melhor forma de ajudar uma empresa é desde logo assumirmos onde e em que áreas somos especializados e nos distinguimos. Analisamos muito bem a necessidade apresentada e sugerimos ao cliente o nível de serviço em função da confiança que sentimos para cada missão de recrutamento. A rapidez e a digitalização dos processos não podem comprometer a qualidade.
É fundamental investir no conhecimento da organização, da cultura e valores da empresa, do enquadramento do job que vamos trabalhar, para que o desenho de atração de candidatos, e a abordagem dos mesmos seja orientada para aquele cliente e para aquela necessidade.
Acresce que após uma primeira experiência bem sucedida com um candidato, ganhamos um potencial cliente. Aqui, temos o complemento dos nossos novos sistemas que possuem algoritmos potentes que adaptam a nossa base de dados e networking, em função de cada cliente. São talent pools personalizáveis que agilizam em muito a abrangência deste processo.