Presente em Portugal há praticamente 25 anos, o propósito da Mary Kay é o mesmo desde o dia 1: empoderar as mulheres e ajudá-las a atingir os seus sonhos e a sua independência financeira.
Sandra Silva, diretora geral da empresa de venda direta de cosmética premium em Portugal, desde 2009, falá-nos da maneira como este propósito se reflete no dia a dia da empresa e das profissionais.
A Mary Kay é uma multinacional que promove o empoderamento feminino. Como é que esta realidade é percecionada atualmente no mercado português?
Sem dúvida que o empoderamento feminino faz parte do ADN da Mary Kay desde a sua fundação. Em 1963, Mary Kay Ash investiu as poupanças de uma vida e abriu a sua primeira loja em Dallas, no Texas, com o sonho e a visão de oferecer às mulheres uma oportunidade de negócio que as ajudasse a acreditar nos seus objetivos e a conquistar independência financeira.
Num mundo de homens, Mary Kay Ash alterou as regras do jogo e quebrou barreiras. O seu sonho cresceu e Mary Kay é hoje uma empresa de vários biliões de dólares que enriquece a vida de milhões de mulheres em quase 40 mercados a nível mundial.
Em Portugal, fazemos 25 anos em 2020, e desde a sua génese tem sido esse o nosso compromisso. Empoderar as mulheres portuguesas através da oportunidade de negócio e carreira Independente Mary Kay, permitindo-lhes com confiança e independência alcançar os seus sonhos e objetivos.
Na Mary Kay, as pessoas podem ser as suas próprias líderes. Como se conciliam as expetativas individuais com os objetivos da empresa?
Na Mary Kay, o primeiro e mais importante é o sucesso de cada uma das consultoras de beleza independentes Mary Kay. O sucesso delas é o nosso sucesso. E, é por e para elas que trabalhamos todos os dias. Sempre e, em primeiro lugar, com os objetivos individuais delas em mente!
Como se estabelecem desafios para pessoas que podem ter perfis e objetivos de vida bastante diferentes?
Não estabelecemos objetivos ou desafios para nenhuma das consultoras de beleza independentes Mary Kay. Uma das principais razões pelas quais elas abraçam a oportunidade Mary Kay é o poderem ser a sua própria chefe e assim ter a flexibilidade de definir os seus objetivos e sonhos!
O nosso papel enquanto companhia é apoiá-las com o lançamento de produtos irresistíveis, ferramentas de suporte e formação. Todas elas são independentes mas não estão sozinhas. A empresa apoia-as passo a passo na conquista dos seus objetivos.
Quais são os principais desafios de liderança quando falamos de gerir carreiras independentes?
Ter, genuinamente sempre presente, o interesse e sucesso de cada uma das consultoras de beleza independentes. Essa tem que ser a base para toda e qualquer tomada de decisão.
Se entendermos profundamente as suas necessidades, desafios e oportunidades, e, respondemos ou nos antecipamos a elas, a liderança será eficaz. E claro, em todo este processo, a comunicação é chave.
De que forma é que a Mary Kay apoia as pessoas a adquirir a formação de que necessitam para serem bem-sucedidas?
A Mary Kay aposta desde sempre na formação das consultoras de beleza independentes Mary Kay. Existe um plano anual de formações presenciais e agora, existe também vasta oferta de formação online que lhes permite aprender ao seu ritmo e de acordo com as suas necessidades, durante os 365 dias do ano.
Conte-nos quais são as vossas políticas para atrair e promover o talento?
Falando em particular da promoção e atração de talento para a equipa de staff da Mary Kay, a minha preocupação tem sido cada vez mais a de cuidar, desenvolver e empoderar a equipa Mary Kay. Acredito que não há melhor forma de atração de talento do que a promoção e desenvolvimento do talento atual.
Ser consultora é um trabalho muitas vezes tido como uma segunda fonte de rendimento. Tem noção da quantidade de colaboradores que conseguiu crescer e decidiu abraçar esta carreira a tempo inteiro?
As consultora de beleza independentes Mary Kay não são colaboradoras Mary Kay. Elas são independentes e têm o seu próprio negócio Independente Mary Kay.
Diria pela minha experiência de 10 anos à frente da Mary Kay Portugal, que a maioria inicia o seu negócio como segunda fonte de rendimento. E, à medida que vai progredindo e crescendo, toma a decisão de abraçar o negócio e carreira a tempo inteiro. Mas, não dispomos de dados em relação à percentagem que se dedica a tempo inteiro.