A Euronext, que engloba várias bolsas de valores, incluindo a portuguesa, tornou recentemente pública a sua estratégia para os próximos três anos. Por entre objetivos financeiros e de negócio, destaca-se o papel das pessoas, das dezasseis localizações onde o grupo está presente, e que inclusivamente participaram no desenho desta mesma estratégia, que será agora também por elas implementada.
A Euronext está neste momento presente em dezasseis países. O grupo gere as bolsas de valores de Portugal, França, Holanda, Bélgica, Noruega e Irlanda. Tem presença comercial também no Reino Unido, Itália, Espanha, Alemanha e Suíça, e mantém ainda atividades nos Estados Unidos, Índia, China, Singapura e Suécia.
A RHmagazine foi falar com Amaury Houdart, Chief Talent Officer do Grupo Euronext que nos revelou a importância do centro tecnológico do Porto para a companhia e nos avançou que os recursos humanos são um dos seis pilares em que assenta a estratégia do Grupo para os próximos três anos.
“Continuar a estar na vanguarda da tecnologia é a chave para o sucesso das soluções exclusivas que gerimos e podemos esperar projetos muito estimulantes no
futuro desta equipa.”
Amaury Houdart, Chief Talent Officer do Grupo Euronext
Com a missão de conectar as economias locais com os mercados globais, para acelerar a inovação e o crescimento sustentável, o grupo criou o plano estratégico “Let’s Grow Together 2022” (“Vamos crescer juntos 2022”). “«Juntos» significa junto dos nossos clientes, das nossas pessoas, dos nossos investidores, dos nossos reguladores e de todos os nossos stakeholders”, afirma Amaury Houdart, Chief Talent Officer do Grupo Euronext, que reforça que as pessoas daquela organização têm um papel fundamental no ecossistema dos mercados de capitais como elo de ligação entre todos os participantes. Esse é o motivo pelo qual o grupo ambiciona “entregar” inovação e crescimento sustentável não só aos seus clientes, mas também aos seus colaboradores. “É por essa razão que colocámos a agenda das pessoas no coração do nosso plano estratégico. Sabemos que são as pessoas que vão “entregar” este plano estratégico e queremos que elas sintam que têm a autonomia e a responsabilidade para fazê-lo”, explica.
O novo Centro Tecnológico no Porto está para já, no coração da estratégia do Grupo Euronext, pois é onde se localiza o Centro de Segurança, as equipas que gerem as Infraestruturas-Chave e a área de Desenvolvimento. Todas contribuem ativamente para a tecnologia altamente eficiente e fiável do Grupo Euronext. Segundo Amaury Houdart, “É ainda para o Centro Tecnológico no Porto que atraímos os melhores talentos de Portugal. Este é um local onde as pessoas podem crescer enquanto especialistas e enquanto líderes. Uma equipa cheia de energia para dar forma ao futuro.”
O envolvimento dos colaboradores começou desde logo no desenho do plano. Utilizando uma abordagem inovadora, que começou a ser aplicada em dezembro de 2018, todos os profissionais do grupo tiveram a oportunidade de responder a um questionário, onde referiram as suas ambições para a Euronext, para eles próprios e para os clientes e ainda o que gostariam de mudar na empresa. Através de uma parceria com um fornecedor independente, e com recurso à Inteligência Artificial, foram analisadas todas as respostas e organizados os conteúdos, possibilitando à administração ter uma visão abrangente das ideias vindas de todos.
“Esta abordagem permitiu-nos uma definição das ambições de negócio e dos pilares transformacionais que aplicámos à nova estratégia. Depois de definidos, organizamos sessões de trabalho com cada uma das áreas de negócio e funções, em cada localização, para refinar as iniciativas potenciais e prioridades antes do verão”, refere o responsável.
O contacto com as pessoas é crítico para o bom funcionamento desta organização global. “Num contexto internacional, se queremos evitar mal-entendidos e se queremos possibilitar o desenvolvimento das pessoas, temos de nos manter em contacto com elas frequentemente”, nota Amaury Houdart. Nesse sentido, a prática check-In ganha relevância: ouvir de forma autêntica, comunicar de forma explícita e dar feedback. O profissional aponta que este é, no entanto, um “desafio contínuo para todos os líderes neste mundo que se move cada vez mais depressa”. É crítico para os profissionais que assumem funções de liderança questionarem-se se estão a dar feedback de forma eficaz.
Na Euronext, os colaboradores estão “unidos pela diversidade”, trabalhando com equipas internacionais em cada uma das linhas de negócio, mas também nas operações, tecnologias de informação e funções de suporte. “Quando falamos de cultura não falamos apenas de geografia. Por exemplo, as equipas de tecnologias
de informação operam de forma muito diferente das equipas de mercados ou de liquidação e compensação – todas localizadas em Portugal”, esclarece Amaury Houdart. Os profissionais trabalham diariamente com profissionais de outros países. “Estas equipas multiculturais criam desafios, mas são também uma oportunidade para os colaboradores fazerem parte de uma verdadeira equipa mais que pan-europeia”, acrescenta.
Com o objetivo de aproximar culturas, o grupo realiza a “Learning Week”, uma semana inteiramente dedicada à formação, onde os colaboradores têm a oportunidade de participar em ações de cariz cultural. “O que fazemos é trabalhar para criar uma cultura e linguagem comuns para permitir que todas as nossas pessoas tenham uma visão clara das prioridades e da direção para onde nos dirigimos coletivamente”, conclui.
Reportagem publicada na RHmagazine – Edição nº 12 (2019)