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Estas são as 8 perguntas que todos os managers devem fazer aos colaboradores nas reuniões

Nas reuniões, os managers têm a oportunidade de promover conexões mais profundas com as pessoas que supervisionam, e os próprios colaboradores apreciam o facto de estarem a ser ouvidos.

Beatriz Cassona Por Beatriz Cassona
7 Dezembro, 2020
em GESTÃO DA CARREIRA RH, MERCADO RH
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Estas são as 8 perguntas que todos os managers devem fazer aos colaboradores nas reuniões
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É através de reuniões regulares que um gerente, manager ou líder tem a oportunidade de ajudar a equipa, para que esta faça o melhor trabalho possível. Nessas reuniões, os managers têm a possibilidade de promover conexões mais profundas com as pessoas que supervisionam, enquanto que os próprios colaboradores apreciam o facto de estarem a ser ouvidos e de poderem expressar as suas preocupações.

É cada vez mais importante que, enquanto líder, realize sessões ou reuniões individuais com os seus colaboradores, até para monitorizar o desempenho. De acordo com Julia Rock, proprietária da Rock Career Development, citada pelo The Muse, managers e colaboradores precisam de estar alinhados nas expectativas, e realizar uma sessão individual com um colaborador é uma oportunidade para contruir uma relação. Para que tal seja possível, é fundamental que faça a adequada gestão da reunião, para que esta decorra da forma mais produtiva possível. E, de acordo com Mary Pat Knight, CEO e fundadora da empresa de consultoria de liderança Leaders Inspired, o funcionário deve falar cerca de 80% do tempo nessas sessões. No entanto, para que os seus colaboradores partilhem o que pensam, é preciso fazer as perguntas certas. Eis algumas delas:

  • «Como está?»

Simples, mas mostra preocupação. Antes de começar a falar de trabalho, pergunte ao colaborador como ele está, seja em relação ao trabalho ou à vida em geral.

  • «Tem algum update desde a nossa última reunião?»

Antes de navegar por novos tópicos, não deixe pontas soltas da última reunião. Esclareça os assuntos pendentes, antes de iniciar o debate sobre o que for mais urgente.

  • «Em que se está a focar agora?»

Partilhar prioridades e projetos é uma forma de o manager e colaborador gerirem as expectativas em conjunto. Também pode usar esta questão como uma forma de verificar se o trabalho está alinhado com os objetivos e com as metas do colaborador.

  • «Como se sente quanto à carga de trabalho?»

Tudo o que possa fazer enquanto chefe/manager para demonstrar compaixão é valorizado e recomendado. Mesmo que o colaborar tenha uma boa performance, pode-se sentir sobrecarregado e precisar de apoio ou de uma atenuação da carga de trabalho.

  • «Como se sente no seu papel?»

Não guarde esta questão para avaliações anuais de performance. Ao fazer esta pergunta regularmente pode revelar áreas problemáticas e identificar oportunidades que possam ser boas em termos de desenvolvimento.

  • «Onde sente que a equipa possa estar a falhar?»

Os colaboradores podem ter uma melhor visão sobre como a equipa está realmente a funcionar. Além disso, questionar o colaborador sobre a sua perspetiva faz com que ele se sinta importante dentro da organização e possibilita o descobrimento de inputs valiosos.

  • «Tem alguma questão sobre [inserir tópico]?»

É uma oportunidade para perceber se o colaborador precisa de mais informação ou se está preocupado com algum tópico em específico dentro da organização, como benefícios, uma nova contratação ou layoffs.

  • «Este formato de reunião está a resultar para si?»

É importante perceber se a estrutura da reunião é mutuamente benéfica. Se não está a ser benéfico para o colaborador, peça ideias!

[Fonte: The Muse]


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