Num inquérito conduzido recentemente pela Salesforce, (NYSE: CRM), CRM de Inteligência Artificial (IA), a 1.000 americanos da Geração Z (pessoas nascidas entre 1997-2010), afirmou que olhar para os seus dados pessoais, como informações financeiras e de saúde, os deixa ansiosos.
Ao que tudo indica a Geração Z tem 36% mais probabilidade do que os baby boomers (pessoas nascidas entre 1945 e 1964) de ter dificuldade em compreender os seus dados pessoais. No entanto, apesar de sentirem maior angústia em relação aos dados, os elementos da Geração Z são também os mais dispostos a utilizar a IA para compreenderem melhor os seus dados. Desta forma, tomarão decisões mais informadas que tenham impacto no seu bem-estar e nas suas perspetivas financeiras.
Também de acordo com um estudo da EY, a Geração Z é a que mais sente ansiedade e stress substanciais em relação à estabilidade financeira, empregos e outras decisões importantes da vida. Sendo a primeira geração digitalmente nativa, esta geração cresceu com uma elevada quantidade de dados pessoais para gerir. Espera-se que a quantidade de dados criados, capturados e consumidos em todo o mundo cresça mais de 180 zettabytes até 2025 – o equivalente a 6,8 mil milhões de anos de streaming contínuo da Netflix. Com a crescente complexidade e volume de informação, este inquérito revela que as gerações mais jovens têm dificuldade em compreender e agir com base em dados no seu quotidiano.
“Cultivar uma mentalidade baseada em dados entre as gerações mais jovens é muito importante e a IA pode fornecer ferramentas e insights incríveis para ajudar a navegar no atual esmagador cenário de dados. Com insights confiáveis capacitados por IA, as pessoas podem preencher a lacuna entre a sobrecarga de dados e a ação de dados”, explica Ryan Aytay, presidente e CEO da Tableau.
A Salesforce conduziu uma pesquisa duplamente anónima através de uma parceria com a YouGov, entre 12 e 14 de março de 2024. O inquérito incluiu mais de 1.000 entrevistados da população em geral dos EUA. Os números foram ponderados e são representativos de todos os adultos dos EUA (com mais de 18 anos). O inquérito decorreu em formato online.
Na Tableau Conference no Salesforce+ poderá obter mais informações sobre como a Tableau está a capacitar equipas com IA e análises.