O Grupo Proman é uma estrutura familiar, mas com dimensão internacional, que nasceu em 1990 na cidade de Manosque, em França, fundada pelo casal Evelyne e Roland Gomez – hoje, posiciona-se no 4.º lugar das empresas de recrutamento naquele país. O grupo encetou a sua expansão internacional em 2012, estando, atualmente, presente em 16 países, com uma rede global de mais de 660 agências. Em Portugal desde 2018, a Proman Search conta com uma equipa de 20 colaboradores, nas cidades de Valença do Minho, Braga, Porto, Coimbra, Leiria e Lisboa. Presentemente, exerce atividade em quatro áreas: trabalho temporário; permanent placement; consultoria em RH e mobilidade internacional. Foi precisamente a vertente de trabalho temporário que a Proman Search procurou desenvolver no arranque da sua atividade em território português e, para tal, recorreu aos serviços da People For People – empresa tecnológica de gestão RH.
Neste contexto mais precoce do seu estabelecimento em Portugal, o primeiro grande desafio da Proman Search relacionava-se com a necessidade de adquirir uma solução que desse resposta, de forma imediata, às necessidades e à realidade de uma empresa em fase de arranque e que lhe permitisse crescer de forma sustentada. Para tal, e nas palavras de Adélia Gomes, Diretora de Desenvolvimento da Proman Search, foi na People For People que a empresa de recrutamento encontrou uma “equipa de confiança, envolvida no projeto e muito disponível”.
Mas em que consistiu, concretamente, o projeto? Foi desenhado e implementado um módulo específico de trabalho temporário, como parte integrante do software de gestão RH da People For People – o Innergy RH –, para, assim, dar resposta às particularidades da atividade da empresa de recrutamento. Este módulo permite efetuar o registo de pedidos, a elaboração de propostas e de contratos, bem como o registo de folhas de horas, que, posteriormente, irão integrar no processamento salarial e na faturação. Mais do que oferecer toda a componente operacional e administrativa, este também oferece a capacidade de produzir informação de gestão, como por exemplo, a rentabilidade por colaborador, cliente e agência. “Quando conjugado com o nosso módulo de recrutamento, permite a qualquer empresa de trabalho temporário gerir de forma centralizada todo o seu negócio”, garante Carla Patronilho, CEO da People For People.
“A Proman Search pretendia um parceiro capaz de compreender as suas dificuldades e que construísse soluções customizadas, não só para as necessidades do setor do trabalho temporário, mas também para as especificidades do seu modelo de negócio”, diz ainda à RHmagazine Carla Patronilho.
O módulo de trabalho temporário permite efetuar o registo de pedidos, a elaboração de propostas e de contratos, bem como o registo de folhas de horas, que integram no processamento salarial
Funcionalidades
Atualmente, o sistema permite gerir o negócio, desde a proposta ao cliente até ao processamento salarial, através de múltiplas valências: criação das fichas de cliente e respetivas propostas, e o seguimento das mesmas; com a criação de processos de clientes, por sua vez, é possível associar candidatos e a respetiva contratação, quando selecionados; emissão de contratos de trabalho temporário e contratos de utilização de trabalho temporário, associados às propostas comerciais adjudicadas, e o controlo dos términos de contratos; processamento salarial, baseado num módulo específico de criação de folhas de horas por cliente/delegação, que efetua uma interface com o sistema de faturação para emissão de faturas e propicia uma análise cliente/centro de custo, permitindo uma visão integrada; cumprimento das obrigações legais inerentes a uma contratação.
Por se tratar de um arranque em que não foi necessário migrar dados, o projeto demorou menos de um mês. Contudo, por força do crescimento bastante significativo da Proman Search, e de outros parceiros, a People For People tem levado a cabo melhorias e desenvolvido novas funcionalidades ao longo dos últimos três anos. “É normal disponibilizarmos, em curtos espaços de tempo (cerca de três em três meses), novas funcionalidades identificadas pela nossa equipa de Gestão de Produto, em conjunto com os nossos parceiros – nos quais a Proman Search tem tido um papel muito importante”, aponta Carla Patronilho.
Como principal vantagem do sistema, Adélia Gomes não tem dúvidas: “A grande vantagem do projeto foi termos encontrado um parceiro de confiança, que auxiliou na implementação do projeto e colaborou no desenvolvimento da vertente de trabalho temporário, na sua aplicação de RH”.
Artigo publicado na edição n.º 142 da RHmagazine, referente aos meses de setembro/outubro de 2022.
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!