A Global Partner atua há 25 anos no mercado de executive search e cujos destinos estão nas mãos de Paulo Santos e Ricardo Alves.
Em 2019, a Global Partner celebrou 25 anos de história e, pela primeira vez, os seus sócios, Paulo Santos e Ricardo Alves, decidiram partilhar alguns insights sobre o seu percurso e como a capitalização de conhecimento e experiência ajudaram a empresa em mais de duas décadas.
Como era a Global Partner há 25 anos?
Completar 25 anos de história, sobretudo num segmento de mercado tão competitivo e dinâmico, deixa-nos orgulhosos, mas adverte-nos também para um sentido acrescido de responsabilidade e brio profissional neste marco e no que ele representa. A empresa tem o seu início através da Nicholson International, que se posicionava ao nível do executive search e numa metodologia de recrutamento assente em boas práticas muito específicas, que ainda hoje seguimos com rigor. Em 2006, fizemos o primeiro rebranding, adotando o nome de Global Partner Consulting. Fomos acompanhando a evolução do mercado, nomeadamente na separação clara entre a Executive Search e a HR Solutions, marcas com as quais nos posicionamos hoje.
Passados 25 anos, o que mudou?
A Global Partner atual é o resultado de mais de duas décadas consecutivas a desenvolver projetos de consultoria de recrutamento executivo e permanente especializado e, portanto, ao longo dos anos tivemos de ser hábeis em acompanhar a própria evolução do mercado, sem perder de vista a metodologia e as boas práticas subjacentes, que nos guiam diariamente e que acreditamos serem diferenciadoras na gestão dos projetos, quer na perspetiva dos nossos clientes, quer na perspetiva dos nossos candidatos. Acreditamos que a mais-valia alcançada foi termos sido capazes de desenvolver uma metodologia de recrutamento mista entre o executive search e o recrutamento permanente, com a introdução das boas práticas do executive search mais tradicional e específico no recrutamento de posições middle management.
Que características vos distinguem?
O que verdadeiramente nos diferencia de outros players de mercado é não apenas uma metodologia de recrutamento assente em boas práticas e guidelines específicas, mas, também, o facto de a Global Partner oferecer um conjunto de serviços 360º, isto é, através dos nossos serviços de recrutamento, de outplacement e gestão de carreira, conseguimos ter um posicionamento estratégico perante clientes, mas também perante profissionais que procuram um acompanhamento especializado de carreira. Por outro lado, e não menos importante, é o facto de termos um ADN organizacional informal e de entreajuda e isso tem marcado a diferença perante os parceiros. Compreendemos, acima de tudo, que hoje o sucesso do nosso negócio, e contrariamente à realidade de há 25 anos, reside na competência para servir clientes e profissionais ao mesmo nível.
Acreditamos que a mais-valia alcançada foi termos sido capazes de desenvolver uma metodologia de recrutamento mista entre o executive search e o recrutamento permanente
Como é que se estruturam internamente?
Sendo o nosso propósito garantir a eficácia, qualidade do projeto e resultado final, através da apresentação de soluções ajustadas às necessidades dos parceiros, a Global Partner não se posiciona segundo especializações funcionais ou de mercado e, portanto, internamente apenas fazemos a diferenciação entre o que diz respeito ao segmento das tecnologias de informação e o que não diz respeito a este segmento. Nesse sentido, é nossa preocupação manter a qualidade do nosso ADN interno, selecionando profissionais que evidenciem apetência individual por projetos complexos, que demonstrem um profundo conhecimento transversal do mercado, o que é notoriamente difícil encontrar num consultor de recursos humanos nos dias de hoje, e, principalmente, que sejam capazes de manter uma filosofia de hard placement ou o tal rácio elevado de delivery.
Como se encontra o mercado do recrutamento atualmente?
O mercado de trabalho é profundamente diferente daquele em que começámos e não foi por acaso que nos fomos adaptando ao longo dos anos. Essas mudanças permitiram-nos coexistir com crises sistémicas e económicas, mas também, e por consequência, aprimorar o serviço prestado e a metodologia usada em todos os projetos que conduzimos. Atualmente, o mercado de trabalho não deve estar centrado em clientes, mas sim em parceiros, no desenvolvimento de verdadeiras parcerias com empresas e candidatos. Estas relações de parceria são cruciais para o nosso sucesso, sendo crucial o foco na confiança, disponibilidade, confidencialidade, flexibilidade, persistência e acima de tudo compromisso.
O que será a Global Partner daqui a 25 anos?
Acreditamos que, independentemente das mudanças que viermos a implementar e das dinâmicas subjacentes ao próprio negócio do recrutamento especializado, a Global Partner, representada através dos seus serviços, cá estará para mostrar que o ADN organizacional pode fazer a diferença no serviço que se presta a parceiros.