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Chegou ao fim a 3.ª edição do Global Talent Day – fazemos-lhe, agora, um balanço (com fotos)

Espreite a nossa galeria de fotos!

Ana Rita Maciel Por Ana Rita Maciel
6 de Dezembro, 2021
em AGENDA DE EVENTOS, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO & COACHING
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Chegou ao fim a 3.ª edição do Global Talent Day – fazemos-lhe, agora, um balanço (com fotos)
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Abriram-se as portas do auditório da LISPOLIS, no Lumiar (Lisboa), e teve início o Global Talent Day 2021, o evento do IIRH dedicado à formação e desenvolvimento de colaboradores. Sob o mote “HR Rebooted”, a 3.ª edição do Global Talent Day trouxe uma diversidade de temas: liderança, digitalização da aprendizagem, employee experience, diversidade e inclusão nas equipas, saúde mental, e muito mais! Veja tudo o que aconteceu!

 





Veja todas as fotografias do nosso evento, aqui!

O 

tão aguardado Global Talent Day – e o último grande evento do ano organizado pelo IIRH – chegou. Ao longo do dia, os participantes puderam contar com seis mesas redondas, quatro casos práticos, e a palestra de encerramento foi reservada à nossa keynote speaker Mafalda Ribeiro, autora e palestrante motivacional. Superação, resiliência, reinvenção, saúde mental, adaptabilidade, empatia, diversidade e inclusão foram palavras que ganharam ainda mais relevância no “novo normal”. É a partir delas que Mafalda Ribeiro escreve a sua história há 38 anos, partilhando-a com os demais e motivando. Será a motivação um dom ou um talento? É a motivação um recurso natural ou um instrumento adquirido para lidar com pessoas? A motivação é uma causa ou uma consequência da felicidade? Como é que nos auto-motivamos num ambiente desmotivador?

A 3.ª edição do Global Talent Day contou com o patrocínio da Cobee e da Talentia Software (patrocinadores premium) e com a presença dos seguintes expositores: ATEC – Academia de Formação, CECOA – Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins, Didaskalia, Holmes Place, InPar – In Partnership Business Consulting, ISEG – Executive Education, Learninghubz,  Lisbon Digital School e Vr2Work.

23 de novembro, 2021 | 09h00

Vanessa Henriques, diretora executiva da RHmagazine, IIRH – Instituto de Informação em Recursos Humanos faz as honras do evento, dando as boas vindas a todos os participantes e oradores.

23 de novembro, 2021 | 09h05

A inaugurar o dia, temos a mesa redonda “2020-2021: Que lições ficam de 2 anos que mudaram o mundo da formação, desenvolvimento e retenção dos colaboradores?”, na qual se irá refletir precisamente sobre os desafios da pandemia para o setor RH, nomeadamente no que à área da formação diz respeito. O que supôs esta crise para os RH? Que processos novos vieram para ficar? É a estas e a mais questões que os oradores Nuno Feijoca, head of talent management nos CTT, Bruno Nunes, wellness corporate manager na Holmes Place Health Clubs, e Nuno Martins, chefe da repartição de Carreiras e Promoções na Força Aérea Portuguesa, se propõem a responder. Um debate que conta com a moderação de Graça Quintas, head of employment law na SMFC – Sousa Machado, Ferreira da Costa & Associados.

Agilidade, empatia e adaptabilidade são os termos que ficam desta mesa redonda. Os oradores enfatizam uma comunicação interna focada em cuidados de saúde física e mental. Nuno Martins destaca que, no que ao wellbeing diz respeito, os militares começaram a fazer mais desporto ao ar livre e, nesse sentido, foi necessário adaptar os espaços desportivos. Bruno Nunes, por sua vez, revela-nos um número interessante: 40% das pessoas que não praticavam exercício físico, começaram a praticá-lo durante a pandemia. No caso dos CTT, a saúde assume ainda maior relevância se pensarmos que se trata de uma empresa com mais de um século de existência, com idades médias dos trabalhadores avançadas, – dinamizam vários projetos de wellbeing, como a disponibilização de sessões online de mindfulness, ioga, ou ginástica para corrigir posturas.

Ao nível da formação, Graça Quintas sublinha a relevância acrescida das soft skills, após a pandemia. Se antes deste novo contexto, as competências técnicas pareciam dominar as preocupações das empresas, agora soft skills como a resiliência ou a capacidade de adaptação, por exemplo, destacam-se em grande medida.

Uma boa experiência do colaborador, com foco no onboarding, é apresentada como forma de reter os colaboradores. Mais uma vez, neste sentido, a comunicação interna constante assume relevância (ex: comunicação via sms, newsletter, Microsoft Teams, Zoom etc.).

23 de novembro, 2021 | 09h40

Segue-se a temática “Novos tempos, novas formas de aprender. O que vai ficar da aprendizagem virtual usada durante o confinamento” a ser debatida por Alexandra Teixeira, training coordinator da Worten, Pedro Costa Santos, co-founder & CCO na Learninghubz, e Maximino Santos, responsável de formação & desenvolvimento da EPOS – Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas, com moderação de Sandra Pinheiro, playwriter na Didaskalia. Nesta mesa redonda, ficaremos a par das novas tendências de formação, com o incremento de modelos formativos baseados em tecnologia dos MOOC, o e-learning, o micro-learning e até podcasts e tutoriais personalizados.

Numa altura em que a formação se viu obrigada a passar para o mundo digital, a moderadora sublinhou a importância da capacidade criativa das empresas para prender as pessoas “do outro lado”.

Com a pandemia, as empresas procuram necessariamente soluções digitais, muitas pela primeira vez. Se antes não lhes era dada a atenção necessária, surge agora o sentido de urgência. Há um acelerar da digitalização da formação. Não podendo haver formação presencial, as interrogações surgem: “Que soluções existem?”, “Consoante as necessidades da minha empresa, que solução é eficaz?”.

A formação deve ir ao encontro das necessidades de cada empresa. Neste sentido, Pedro Costa Santos sublinha a importância da personalização da oferta.

23 de novembro, 2021 | 10h20

Agora, debater-se-á sobre “Employee Centricity: importância que os colaboradores têm na construção da notoriedade de uma marca e na amplificação dos seus conteúdos” com Paulo Rossas, chief innovation officer na Lisbon Digital School. Trabalhadores realizados e satisfeitos, mesmo após o fim do vínculo contratual, poderão ser os embaixadores da marca, fazendo reviews, recomendando a empresa aos amigos… é o que se chama de marketing de proximidade ou de micro influenciadores. Por isso, uma boa experiência do colaborador deve ir desde a fase inicial pré-recrutamento (apresentação da vaga num portal de emprego) e prolongar-se até ao fim, às ditas plataformas de alumni.

Paulo Rossas foca a sua intervenção na importância das redes sociais e em como os colaboradores podem ser os próprios embaixadores das suas empresas – “Pessoas seguem pessoas”: é a frase que ecoa pelo auditório da LISPOLIS.

“Aproveitem os vossos colaboradores, ensinem, formem. Somos todos nano influenciadores. E as pessoas procuram pessoas reais, únicas, por isso, aproveitem os vossos colaboradores para passar a mensagem”, defende o orador.

23 de novembro, 2021 | 10h45

Pausa para café e networking. Voltamos já! Volte connosco!

https://rhmagazine.pt/wp-content/uploads/2021/11/WhatsApp-Video-2021-11-23-at-11.12.58-1.mp4

23 de novembro, 2021 | 11h25

Depois do cofee break, retomamos as nossas mesas redondas. O tema em reflexão é “Employee Centricity: como colocar o colaborador no centro da estratégia”. As oradoras serão Cláudia Vieira, learning manager da Jerónimo Martins, e Margarida Calado, head of people da NTT Data Portugal, moderadas por Gonçalo Ribeiro, head of management consulting da LCG.

 Numa altura em que recrutar e reter o talento é um desafio diário, a estratégia de employer branding da empresa é crucial e os seus colaboradores são os melhores embaixadores da marca perante o potencial talento. Muitas empresas já consideram que garantir a sua felicidade é parte da sua estratégia empresarial. Vamos descobrir que projetos puseram em práticas estas empresas para unir as equipas e manter a motivação em tempos adversos.

O foco desta mesa redonda prende-se com a formação e plataformas de e-learning. Cláudia Vieira dá a audiência o exemplo da plataforma “Knowledge Share” da Jerónimo Martins – uma plataforma que permite chegar aos colaboradores a nível global, com conteúdos formativos, traduzidos para várias línguas. Recentemente, em setembro, a empresa lançou também uma outra plataforma global de formação, que permite “retirar muitas sinergias de conteúdos das várias geografias”, diz Cláudia Vieira. “Com isto, acreditamos que vamos conseguir ter uma mobilidade interna muito mais acrescida”.

Para além da formação, Margarida Calado destaca os benefícios flexíveis para assegurar employee centricity. “É fundamental que os colaboradores possam optar pelos benefícios que fazem mais sentido para si”, defende a head of people da NTT Data Portugal.

A ideia fundamental que as oradoras defendem passa por fazer com que o colaborador se sinta único e não apenas “só mais um”. Todos têm uma palavra a dar, as suas motivações, e devem sentir-se envolvidos.

23 de novembro, 2021 | 12h05

Nacho Travesí, co-founder e CSO da Cobee, empresa patrocinadora do evento, fala-nos um pouco desta solução de gestão de benefícios e retribuição flexível.

Os colaboradores procuram flexibilidade, autonomia, e é isso que a Cobee se compromete a dar-lhes. Uma plataforma de benefícios flexíveis que permite personalizar a compensação, de acordo com as necessidades e as vontades de cada colaborador. Neste momento, esta solução é já utilizada por cerca de 40.000 colaboradores de várias empresas (ex: Glovo, Booking.com, etc.).

À distância de uma aplicação de telemóvel, os colaboradores podem aceder a todos os benefícios oferecidos pela sua empresa, permitindo visualizar movimentos e consumos em tempo real.

Creche, refeições, seguro de saúde, formação… Todos os benefícios, num único lugar, sem formalidades ou papelada.

23 de novembro, 2021 | 12h20

Na última mesa redonda antes da pausa para almoço, o mote para o debate prende-se com “Employee Value Proposition: o que propor para conseguir atrair e reter talento?”. O painel de oradores é composto por Edgar Campos, senior account executive da Cobee (moderador), Erin Martinez, diretora de Recursos Humanos do Kuanto Kusta, Luís Antunes, diretor de Recursos Humanos da PHC, Teresa Mota, diretora de Recursos Humanos da Amorim Turismo, e Rita Soares, responsável de seleção, formação e desenvolvimento do El Corte Inglés.

Neste novo mundo do teletrabalho, não apresentar uma proposta de valor do colaborador personalizada, isto é, um conjunto de benefícios atraentes em troca do seu trabalho, leva à fuga de talentos. Há, portanto, que apostar numa employee value proposition eficaz para reter os colaboradores.

Mais do que a componente salarial, o salário emocional é cada vez mais importante – sendo tido em conta, tudo o resto dentro de uma empresa tem condições para funcionar.

Os oradores desta mesa redonda enfatizam a importância de se valorizarem, de se ouvirem os colaboradores e as suas preferências e vontades. A partir daí,  as organizações devem implementar modelos válidos que tenham, claro está, valor para as pessoas.

“A base é ouvir sempre as pessoas e adaptar a atuação da empresa, tendo isso em conta – a comunicação é fundamental”, defende Teresa Mota.

No caso concreto do setor do turismo, a realidade trazida pela pandemia foi muito dura, envolta em muitas incertezas. “Nestes contextos, é preciso perguntar ‘O que nós podemos fazer por vocês?’. É fulcral cuidar de quem cuida de nós – as pessoas entregam-se aos negócios uma vida inteira, portanto, é neste momento que as pessoas precisam de nós”, diz a diretora de Recursos Humanos da Amorim Turismo.

“Nenhum modelo é efetivo se não partir de uma necessidade real”, completa.

Plataformas como a Cobee permitem ter em conta aquilo que é valorizado pelos colaboradores. Oferece uma flexibilidade, que cada vez mais é valorizada. O que para determinada pessoa é importante, para outra pode não ser algo a ter em grande atenção – é aqui que entra a máxima “One size does not fit all”.

23 de novembro, 2021 | 13h00

Hora de almoço! Regressamos às 14h – volte connosco!

https://rhmagazine.pt/wp-content/uploads/2021/11/WhatsApp-Video-2021-11-23-at-13.27.50.mp4

23 de novembro, 2021 | 14h00

Depois da pausa para almoço e networking, iremos falar sobre liderança. “Desafios de liderança: um novo modelo de liderança e de gestão de pessoas” é o tema da primeira mesa redonda da tarde, com Rita Figueiredo, head of talent, learning and development na Galp, Carla Belo, human resources manager no Grupo Boticário Portugal, e Miguel Faro Viana, training and development director na Infraestruturas de Portugal.

Com a pandemia, revelou-se ainda mais necessária uma liderança empática – sobretudo, se as empresas não querem ter prejuízos em termos de retenção de talentos. Para além da empatia, a base das lideranças é, para Rita Figueiredo, a comunicação.

“E essa comunicação tem de ser transparente, clara e respeitar as diferenças – ir ao encontro das necessidades, dos valores dos colaboradores, respeitando as suas diferenças”, diz.

Nesta linha de pensamento, a multiculturalidade surge em reflexão. Como explica Carla Belo, as pessoas são de origens diferentes, têm culturas diferentes, e as lideranças têm de estar preparadas para essas diferenças. Rita Figueiredo corrobora: “Temos de trabalhar as nossas lideranças com a não vontade de normalizar a diferença – há que tirar o melhor proveito da diversidade”.

23 de novembro, 2021 | 14h40

Segue-se a apresentação do caso do projeto teatral de intervenção comunitária no Vale da Arregaça em Coimbra, que ilustrará o tema da relação entre a arte e o sentimento de pertença e do compromisso entre as pessoas. “Re(ligar) as pessoas através da arte” será conduzido por Sandra Pinheiro, playwriter na Didaskalia.

Sandra Pinheiro traz ao Global Talent Day este projeto, porque acredita que através de uma intervenção artística, comunitária, conseguimos tirar ilações para as nossas organizações.

O grande objetivo deste projeto, que nos apresenta, foi o engagement da comunidade do Vale da Arregaça – uma zona muito degradada, muito “mal amada” da cidade de Coimbra. Este projeto teatral esteve muito relacionado com as histórias destas pessoas (foram feitas dezenas de entrevistas); a partir destas histórias e com o contacto direto com o espaço, Sandra Pinheiro escreveu o texto que deu origem à peça de teatro, representada em setembro do ano passado. A playwriter na Didaskalia pretendeu que, através da peça, as pessoas da comunidade se revissem – revissem as suas histórias, as suas emoções, e sentissem uma valorização que não sentiam antes. Muitas destas pessoas foram atores da peça, que contou com 93 atores, sendo que apenas cinco eram atores profissionais.

“Neste processo, muitos dos participantes puderam criar o distanciamento e reenquadrar o ponto de vista com que olham para o espaço onde sempre viveram; sentiram uma ligação e conectividade ao espaço”, refere Sandra Pinheiro.  “A comunicação teve uma importância muito grande neste processo, pois sem comunicação não conseguiríamos ter a confiança necessária para trabalhar com estas pessoas”, acrescenta.

Sandra Pinheiro conclui a sua intervenção, sublinhado a importância da presença.

“É importante termos a capacidade de estarmos presentes, de arranjarmos momentos para irmos aos locais, falarmos com as pessoas. E quando falo em presença, não me refiro a reuniões online”, diz. “A juntar à presença, também é muito importante a escuta genuína – temos de estar predispostos a receber o ponto de vista do outro, porque empatia gera empatia.”

23 de novembro, 2021 | 15h00

Mais uma pausa para café. Até já!

23 de novembro, 2021 | 15h30

Será agora dinamizada a última mesa redonda do dia “Employee experience, engagement e wellbeing: como incorporar a formação na employee experience?”. Como aumentar o engagement e construir uma cultura de aprendizagem contínua dentro da sua organização? Como incorporar o wellbeing no dia a dia dos colaboradores? Felicidade e bem-estar também são parte da formação? Qual o impacto do teletrabalho? Se quer saber a resposta a estas questões então terá de ouvir Armanda Antunes, training & quality manager na Dashlane, Sónia Saraiva, CEO da Human Performance, João Estanqueiro, people experience manager na EDP, e Filipa Gaspar, assistente da Carla Rocha Comunicação.

No que ao wellbeing diz respeito, os oradores destacam um antes e um depois da pandemia. Se já era um tópico importante, agora assume especial relevância. “Depois da pandemia, os tabus relativamente à saúde mental simplesmente desapareceram  – e saúde mental não tem só a ver com doença, mas com o funcionamento saudável da nossa mente. A ideia que eu tenho é que as empresas começaram a trabalhar a prevenção”, expõe Sónia Saraiva, que convida a plateia do Global Talent Day a realizar um exercício de relaxamento, assente na respiração. A CEO da Human Performance enfatiza ainda a importância de os próprios líderes revelarem as suas vulnerabilidades, neste eixo, para que os colaboradores sintam que não estão sozinhos.

Agora é a vez de Armanda Antunes convidar a audiência a juntar-se a ela num exercício divertido, mas com uma mensagem subliminar importante – a automotivação – “toda esta questão do wellbeing passa por cuidarmos, primeiro, de nós próprios”, aponta. Então, por que não, darmos “palmadinhas” nas costas a nós próprios e repetir frases como “está tudo bem”, “estás a ser fantástico(a)”?!

23 de novembro, 2021 | 16h15

Estamos quase a chegar ao fim de mais uma edição do Global Talent Day. Mas, antes da palestra de encerramento, ainda há tempo para ouvir o caso prático da Auchan Retail Portugal – “Como a realidade virtual pode transformar a formação de colaboradores?” –, com apresentação de Inês Alvorão, HR manager training & development na empresa.

Um caso prático bastante interativo, onde os participantes tiveram a oportunidade de assistir à demonstração de um sistema de realidade virtual, aplicado à formação dos colaboradores do grupo de distribuição comercial – escolha de ingredientes para a confeção de croissants.

23 de novembro, 2021 | 16h40

Por fim, e para acabar com chave d’ouro, temos connosco Mafalda Ribeiro, autora e palestrante motivacional, e a keynote speaker do Global Talent Day 2021 – que nos vem falar de motivação, numa entrevista conduzida por Vanessa Henriques, diretora executiva da RHmagazine, IIRH – Instituto de Informação em Recursos Humanos.

A nossa keynote speaker Mafalda Ribeiro tem 38 anos e, desde sempre, vive com a doença rara congénita – Osteogénese Imperfeita (comumente designada por “doença dos ossos de vidro”). Esta doença faz com que Mafalda Ribeiro dependa permanentemente de uma cadeira de rodas para se deslocar.

A speaker começa por transmitir uma ideia bastante forte:

“Nunca somos apenas aquilo que parecemos – somos muito mais. Eu sei que chego a um palco e as pessoas vão-me julgar pela minha condição, pela minha forma estranha. Eu não posso controlar a doença, a minha imagem, a cadeira, mas posso controlar aquilo que eu quero”, assume. “Eu percebi que tenho um conteúdo que é muito mais do que a minha forma”, acrescenta.

Olhando para a pandemia e para as alterações que nos trouxe a vários níveis, Mafalda Ribeiro defende que devemos sempre manter-nos abertos ao desconhecido, ao inesperado, e olhar para estas mudanças como uma oportunidade. “Importa perceber que em tudo o que é diferente e inesperado pode haver uma adaptabilidade e uma ressignificação para algo muito melhor. As questões que nos devem logo passar pela cabeça são ‘O que posso aprender com isto?’ ‘Como posso agarrar no que está a acontecer e, quando a pandemia acabar, tornar a minha empresa melhor?’

Em jeito de conclusão, Mafalda Ribeiro deixa à plateia do Global Talent Day 2021 alguns conselhos: menos queixumes, mais descomplicação, mais intencionalidade em tudo o que fazemos – se durante a pandemia, batemos à porta do vizinho para saber se precisa de alguma coisa, quando ultrapassarmos esta fase, deixaremos de o fazer? Não. Pelo menos não é isso que deverá acontecer…

Terminada mais uma edição do Global Talent Day, tempo para recolher feedback junto dos participantes:

“É muito importante haver este tipo de eventos de RH, em que existe uma vasta partilha de experiências, que podemos adaptar para as nossas empresas. Como estamos dentro da mesma “casa”, não há crítica e podemos partilhar o que quisermos, porque somos compreendidos – não estamos sozinhos e isso motiva-nos a continuar este percurso. Retiro, muitas vezes, deste tipo de eventos, validações daquilo que penso e que me mostram que estou no caminho certo”, Rute Frade, Founder e COO da SOMA Services.

“Todos os anos inscrevo-me no Global Talent Day. É sempre bom, não só para o networking, mas também para ouvir novas ideias. Sobretudo, agora, pós-pandemia, é preciso ‘desbloquear’ e ouvir outros exemplos, outras realidades”, Sandra Silva, DRH da Bravery Advice Facility Services.

“Terminei há pouco tempo a licenciatura e estou a estagiar, por isso, inscrevi-me para aprender e perceber como está o panorama empresarial e para conhecer pessoas da área. O evento foi muito interessante.”, André Rebelo, estagiário da direção de RH na Tubos Vouga – Sistemas De Engenharia.

“O talento e a formação têm muito a ver com o meu dia a dia, por isso, decidi inscrever-me, para perceber o que os colegas da área estão a fazer, sobretudo, face a esta nova situação”, Stephanie Macedo, training specialist na BorgWarner.

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