Maria Varela Marques
CEO e COO da HumanSkills-HR
Hoje, para o sucesso das organizações, já não chega fazer, é fundamental ter um fator que nos diferencie da concorrência! A única forma de o conseguir é apostar nas pessoas certas. Serão esses colaboradores os responsáveis pelo sucesso das empresas ao lado da administração.
A gestão de pessoas deve fazer sempre parte da estratégia das empresas, e esta deve ter início na contratação! O recrutamento e a seleção de colaboradores têm vindo a sofrer algumas alterações significativas. As empresas especializadas utilizam novos métodos e ferramentas que permitem otimizar o processo e conseguir o candidato certo, ou o mais aproximado possível. Todos sabemos que a qualidade da seleção de colaboradores tem ligação direta com as contas da empresa. Já pensou no custo de uma má seleção? E as vantagens de uma equipa eficiente e eficaz?
Na HumanSkills-HR acompanhamos as novidades, os métodos e as ferramentas, validamos as que consideramos adequadas e desenvolvemos novas metodologias dentro da nossa organização de forma a garantir o sucesso nos processos de recrutamento e seleção. Para nós é fundamental o conhecimento total do posto de trabalho, a cultura da empresa cliente e, por fim, o perfil do candidato.
Como ferramentas, o networking assume grande destaque quando falamos de recrutamento de cargos de topo bem como no recrutamento de perfis específicos que por vezes não encontramos disponíveis no mercado. Hoje podemos olhar para o networking como uma das melhores ferramentas de recrutamento e seleção. Saber
gerir de forma avançada as redes sociais, como o Linkedin, bem como os sites de emprego, é fundamental como fonte dos melhores perfis.
Para nós o processo de entrevista é muito importante porque, para que a mesma tenha o resultado esperado, é necessário conseguir “ler” o candidato. Falamos evidentemente das Soft-Skills, não das Hard-Skills que podem ser facilmente testadas e validadas. Competências como a atitude positiva, autoconfiança, competências comunicacionais, capacidade de trabalho em equipa, entre outras, são competências que fazem toda a diferença no local de trabalho. Para que se consiga “ler” estas competências durante a entrevista é muito importante que o candidato se sinta confortável e desinibido, e para que isto aconteça o profissional que o está a entrevistar tem que conseguir criar uma relação de confiança. Este sim é o grande desafio do técnico de recrutamento e seleção. As provas de conhecimento, os testes psicotécnicos, bem como o controle de referências junto dos antigos empregadores, servem para reforçar a informação recolhida na entrevista.
Para nós é fundamental o conhecimento total do posto de trabalho, a cultura da empresa cliente e, por fim, o perfil do candidato
Levamos bem a sério a nossa missão, e para que a possamos cumprir é fundamental conseguir e garantir as melhores opções. As empresas competem pelas melhores competências que lhes garantam realizar o sonho do amanhã! E porque trabalhadores felizes fazem uma empresa feliz, a nossa missão é apoiar as organizações na gestão dos seus recursos mais importantes – as pessoas.