Os números comprovam a eficácia das metodologias adotadas pelo Wall Street English Business, que conjugam o ensino da língua inglesa, as plataformas digitais, as aulas presenciais e o sucesso empresarial.
ENTREVISTA: Mário Xavier – Corporate Sales Director do WSE Business
O Wall Street English Business (WSE) tem sido um aliado das organizações, nomeadamente na formação e desenvolvimento das suas pessoas? Que características diferenciadoras apresenta o vosso método de ensino?
Mais do que um método, o Wall Street English Business coloca no mercado soluções de formação e desenvolvimento da língua inglesa com foco no que é realmente importante para as empresas – aumentar a sua faturação, quota de mercado e rentabilidade da sua operação. A nossa orientação de negócio é incrementar, de forma eficaz e mensurável, as competências de inglês dos colaboradores, com vista à concretização destes mesmos objetivos. Estamos muito focados no retorno do investimento dos nossos clientes e nos impactos diretos que essas mesmas competências têm na “performance” dos colaboradores e consequentemente nos resultados da sua atividade. O que nos diferencia na realidade é esta orientação para resultados, que é suportada por serviços e sistemas de “reporting” exclusivos e muito detalhados e o acompanhamento especializado e personalizado para empresas. Os resultados são garantidos e materializados por diversas soluções de formação de inglês, das quais não posso deixar de destacar, a nossa metodologia B-learning System, mundialmente reconhecida pela sua interatividade digital, muito alinhada com as atuais tendências de formação, assim como os nossos programas de formação especializados em linguagem de negócios.
Os resultados têm sido positivos?
Sim, têm sido claramente positivos. Orgulhamo-nos de apresentar, em média, taxas de progressão dos nossos alunos muito interessantes, na ordem dos 85%, assim como taxas de assiduidade de 80% – rácios que comprovam a eficiência das nossas metodologias de ensino. O que é facto é que aulas práticas presenciais, com recurso à nossa plataforma interativa, aumentam a motivação para estudar, assim como a retenção dos conteúdos programáticos. Após as formações, observamos que os nossos alunos estão aptos a desempenhar as suas funções em inglês de forma proficiente e profissional. É com muita satisfação que verificamos uma confiança crescente por parte dos nossos clientes em investir nesta ferramenta tão essencial ao desenvolvimento do seu capital humano.
Como é que o WSE consegue, através das suas soluções para empresas, contribuir para o sucesso dos seus clientes?
Eu diria que se baseia em três pilares fundamentais metodologias diferenciadas, sistema integrado de “reporting” e uma equipa excecional, que conhece bem as necessidades reais das empresas. Esta combinação configura a nossa proposta de valor, que se traduz na obtenção de resultados práticos ao nível do desempenho profissional e “outputs”, que permitem aos nossos interlocutores nas empresas (DRHs e responsáveis de formação) aferirem de facto quais as competências adquiridas pelos formandos e quais as tarefas que estarão aptos a realizar no dia-a-dia. Estes “outputs” são essenciais para gestão dos planos de formação, assim como para racionalização dos investimentos realizados.
Que ofertas lhes propõem?
A nossa oferta está estruturada para que possamos dar resposta a várias necessidades recorrentes no mundo empresarial, das quais destaco os serviços de consultoria de avaliação e aferição de conhecimentos da língua inglesa, formação e desenvolvimento de competências ao nível do Inglês geral, desenvolvimento de competências em Inglês técnico para negócios, preparação para exames de certificação como BULLATS, FIRST, IELTS, entre outros. Transversalmente a todas estas ofertas, incorporamos os nossos modelos e sistema de “reporting”. É relevante referir que estas ofertas podem ser implementadas “in-company”, ou seja nos escritórios dos nossos clientes, ou “in-school” num dos nossos 35 centros distribuídos por todo o país, o que nos dá uma capacidade de entrega e distribuição das nossas informações de forma inigualável.
Adicionalmente às soluções de formação em formato presencial, a componente tecnológica e digital assumem um papel central na vossa oferta. Consideram que o ensino de um idioma deve ser uma extensão da vida dos alunos?
Diria que as componentes tecnológica e digital assumem já hoje um papel central na vida das pessoas e, consequentemente, no universo da formação em geral. Não podemos negar que atualmente a interação digital faz parte da interação social, pelo que as metodologias de formação devem obrigatoriamente modelar-se a esta realidade sob pena de ficarem obsoletas e ineficazes. Ao nível do marketing e da publicidade, ouvimos frequentemente dizer que as marcas devem “estar” onde os consumidores estão. Na formação não é diferente. As metodologias para o desenvolvimento de competências devem apresentar-se como uma extensão da vida dos alunos quer na metodologia, quer no conteúdo didático.
Como é que o método “b-learning” se enquadra nesta realidade?
Enquadra-se em todos os sentidos. O “b-learning” é uma solução de formação mista em ambiente digital e em sala com aulas presenciais, onde os conteúdos didáticos são apresentados através de uma história muito divertida ao estilo “sitcom”, com dezenas de personagens e atores. Nela são inevitavelmente retradas situações da vida real, com recurso a linguagem corrente e situações do dia-a-dia. Para ter uma ideia mais concreta, o “b-learning” apresenta hoje 300 horas de estudo, divididas em mais de 40 vídeos e dezenas de exercícios multimédia, complementados com manuais de exercícios para estudo em sala.
Os cursos Market Leader e Inteligent Business destinam-se a um público específico?
Atuando especificamente no segmento empresarial, é essencial apresentarmos soluções que ajudem os nossos clientes com necessidades específicas no universo empresarial. O Market Leader é um curso destinado ao desenvolvimento da oralidade, consolidação de estruturas gramaticais e incremento de vocabulário “business”. Os seus conteúdos recorrem a temas inerentes ao contexto organizacional, que incluem “case studies” e simulação de situações reais. Por outro lado, o Inteligent Business apresenta-se como um curso de “workshops” e aulas de conversação com tópicos diversificados, retirados dos meios Financial Times, The Economist, Ted Talks, entre outros.
Quais são as principais tendências no que concerne às metodologias de formação e desenvolvimento nas empresas?
Estou bastante otimista com a atual emergência tecnológica à volta das soluções de formação digitais, automatizadas e de capacidade analítica. Temos verificado que, cada vez mais, as empresas optam pelas metodologias que mais se adaptam às suas dinâmicas e estruturas organizacionais. Hoje sabemos que a flexibilidade em torno dos horários e locais de formação está no topo das preocupações dos nossos clientes. Por outro lado, estou também a ver uma tendência que caminha na direção da formação “on-demand”, onde os colaboradores preferem estudar ao seu ritmo, por vídeo, plataformas digitais interativas e de “feedback” instantâneo. Neste campo, e enquadrando esta tendência no Wall Street English Business, a nossa metodologia B-Learning System tem-se afirmado como um caso de sucesso em várias empresas, pois possibilita formações por via de aulas presenciais e em ambiente digital a qualquer hora, em qualquer lado e em ambiente controlado.