• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Quinta-feira, Agosto 18, 2022
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Já se sabe quais as marcas portuguesas mais valiosas em 2022. EDP ocupa o 1.º lugar

IIRH Por IIRH
24 de Junho, 2022
em MERCADO RH, TENDÊNCIAS RH
0
EDP distinguida como empresa familiarmente responsável

Fotografia: EDP

12
Partilhas
133
Visualizações

A Consultora OnStrategy apresenta os resultados do estudo das Marcas Portuguesas Mais Valiosas 2022, reportando aos resultados financeiros de 2021.

O cálculo do Valor Financeiro de Marca é desenvolvido em conformidade com as normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira) através da metodologia de Royalty Relief, cujo processo obedece às seguintes fases: determinação de estimativas de vendas e prestação de serviços, determinação do índice de força de marca (relação emocional e comportamental, reputação, experiência, presença e atividade no mercado, força da equipa de colaboradores e saúde financeira), determinação da taxa de royalty, determinação da taxa de desconto e determinação do valor económico da marca.

Entre mais de 200 marcas portuguesas que publicam as suas contas, destaca-se a EDP como a marca com maior valor financeiro (2.876 M€) e o CONTINENTE como a marca que regista maior crescimento (+46,7%).

As 25 marcas portuguesas mais valiosas são:

  1. EDP 2.876 M€ (+0,9%).
  2. GALP ENERGIA 1.702 M€ (+9,0%).
  3. JERONIMO MARTINS 1.018 M€ (+11,6%).
  4. PINGO DOCE 816 M€ (+6,7%).
  5. CONTINENTE 663 M€ (+46,7%).
  6. MEO 642 M€ (+1,4%).
  7. MILLENNIUM BCP 637 M€ (-2,3%).
  8. CGD – CAIXA GERAL DEPOSITOS 619 M€ (-2,7%).
  9. EDP RENOVAVEIS 615 M€ (+2,7%).
  10. BANCO BPI 509 M€ (+5,2%).
  11. NOS 438 M€ (+1,4%).
  12. MOTA ENGIL 349 M€ (+5,1%).
  13. SUPER BOCK 326 M€ (+27,3%).
  14. FIDELIDADE 322 M€ (+17,1%).
  15. SONAE 302 M€ (-9,9%).
  16. THE NAVIGATOR COMPANY 250 M€ (+3,3%).
  17. DELTA 206 M€ (+44,1%).
  18. CTT 197 M€ (+8,8%).
  19. TAP 196 M€ (+7,7%).
  20. CUF 176 M€ (+3,5%).
  21. WORTEN 168 M€ (+10,5%).
  22. NOVOBANCO 162 M€ (+30,6%).
  23. LUZ SAUDE 152 M€ (+5,6%).
  24. PESTANA 148 M€ (+15,6%).
  25. SAGRES 144 M€ (+18,0%).

Já entre as marcas que registam o maior crescimento de valor financeiro destacam-se, acima de 25%:

  1. CONTINENTE (+46,7%).
  2. DELTA (+44,1%).
  3. LUSO (+42,1%).
  4. NOVOBANCO (+30,6%).
  5. VISTA ALEGRE (+29,2%).
  6. SUPER BOCK (+27,3%).
  7. SUMOL (+26,3%).
  8. COMPAL (+25,8%).

“De uma forma geral, assistimos a uma recuperação dos valores das marcas mais expostas ao efeito da pandemia, motivados essencialmente por melhores projeções de volume de negócios, bem como melhores desempenhos que o esperado para o ano de 2021. Tendo por base o ano 2020, as 25 marcas portuguesas mais valiosas cresceram 6,6% entre 2021 e 2020 e 13,5% entre 2022 e 2020”, refere João Baluarte, Partner da OnStrategy.

“Não obstante o bom desempenho das marcas, existe um clima de incerteza sobre a evolução dos fatores macroeconómicos, nomeadamente a inflação, a subida das taxas de juros e o espectro de recessão que se anuncia a curto prazo. O desfecho da guerra na Ucrânia, a sua manutenção durante um período longo no tempo, a incerteza sobre a manutenção do contexto de globalização são outros fatores que podem vir a impactar no futuro a recuperação atual. Já no que diz respeito ao índice de Força de Marca, assistimos a pequenas variações, que demonstram a resiliência das principais marcas portuguesas, independentemente do contexto de crise e recuperação que temos assistido nos últimos anos”, acrescenta ainda.

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre ContinenteEDPMarcasOnstrategyrankingRanking das marcas
Notícia anterior

Portugal está entre os países da UE com rendimentos e produtividade mais baixos. Estarão estes dois indicadores correlacionados?

Notícia seguinte

Saiba o que representa na Segurança Social cada benefício extrassalarial

Notícia seguinte
Saiba o que representa na Segurança Social cada benefício extrassalarial

Saiba o que representa na Segurança Social cada benefício extrassalarial

Assine aqui

Últimas entradas

Passaporte (de) liderança: Como preparar as chefias operacionais para a era digital

Passaporte (de) liderança: Como preparar as chefias operacionais para a era digital

Por IIRH
17 de Agosto, 2022
0

  Autora: Elisabete Silvestre, Gestora de Projetos de...

PME portuguesas empenhadas no investimento em novas tecnologias no local de trabalho

Economizar, aproximar e otimizar: Saiba qual o papel dos HRIS na gestão de RH

Por IIRH
17 de Agosto, 2022
0

A Talentia Software, fornecedor especializado em soluções...

Isabel Roseiro é a nova Diretora de Marketing e Comunicação da Randstad Portugal

Isabel Roseiro é a nova Diretora de Marketing e Comunicação da Randstad Portugal

Por IIRH
17 de Agosto, 2022
0

A Randstad Portugal reforçou a sua liderança...

O que é que os processos automatizados (RPA) podem fazer pelos RH?

Cargos de programação estão entre as profissões mais bem pagas em Portugal. Saiba quais as soft skills essenciais nesta área

Por IIRH
17 de Agosto, 2022
0

Segundo um recente levantamento realizado pelo ManpowerGroup,...

É possível planear o futuro com base em pausas e períodos de descanso

Está ou irá brevemente de férias? Conheça algumas regras e direitos

Por IIRH
17 de Agosto, 2022
0

Para que as férias possam ser aproveitadas...

VEJA MAIS

Compensação

Siga-nos

Setembro 2022
Set 23 - 27 2022

Conferência eXperience Agile Week

Outubro 2022
Out 18 - 19 2022

Formação: Como implementar as obrigações impostas pelo RGPC?

Out 20 - 21 2022

Formação: Design Thinking e Agile na Gestão de RH

Out 25 2022

Global Talent Day 2022

Auditório da Lispolis - Lisboa
Out 26 - 27 2022

Formação: Recrutamento e Seleção de Talento

Novembro 2022
Nov 07 - 08 2022

Formação: Gestão Administrativa dos RH

Nov 09 - 10 2022

Formação: 007. Missão Teletrabalho (Im)possível

Nov 10 - 11 2022

Formação: Otimização Fiscal das Remunerações

Nov 14 - 15 2022

Formação: Gestão da Remuneração e Compensação

Nov 14 - 16 2022

Formação: RGPD, Código do Trabalho e Gestão de Pessoas

Nov 16 - 17 2022

Formação: Balanced Scorecard na Gestão de RH

Nov 17 - 18 2022

Formação: Como melhorar o seu Employer Branding para captar talento

No event found!
Load More

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist