A Gamelearn é uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos para treino corporativo que faz este ano 15 anos de existência. A plataforma cria videogames que ajudam as empresas e os colaboradores a crescer e a aprender, de uma forma mais divertida.
A Gamelearn lançou recentemente uma novidade: o Editor, um programa que permite às empresas desenvolver os seus próprios jogos de aprendizagem. Para ficar a conhecer melhor o projeto e para dar a conhecer às empresas as vantagens deste tipo de formação e de como podem aceder a este método de aprendizagem, a RHmagazine foi falar com Joana Vanez, Business Development Manager na Gamelearn, Iberia Market.
Conte-nos resumidamente como nasceu a Gamelearn.
A Gamelearn está este ano de parabéns, completando 15 anos de existência! O background como empresa de formação presencial antecipou a necessidade de tornar a aprendizagem acessível a equipas geograficamente dispersas, reduzir custos de deslocação e iniciar um processo de digitalização global. A ideia foi criar experiências de aprendizagem igualmente interativas e dinâmicas mas com a flexibilidade do formato online.
Em 2007 foi lançado o primeiro videojogo para o desenvolvimento de competências de negociação e resolução de conflitos – MERCHANTS. «Um investimento demasiado avultado para alguém de bom senso» disseram muitos, mas foi uma aposta ganha! Hoje a Gamelearn é a plataforma de game-based learning mais premiada do mercado, e um dos players de referência neste setor em crescimento, com mais de 3000 clientes corporativos distribuídos por todo o mundo.
Esta pandemia obrigou, de uma forma forçada e repentina, a adoção de metodologias de formação à distância. Acha que os gestores estavam preparados? Como ajudaram os vossos clientes?
A pandemia foi sem dúvida um push para a transformação digital que já era uma necessidade evidente, também no setor dos RH e da formação. Com o imposto trabalho remoto, a necessidade de uniformizar conhecimentos, competências e processos à distância ganhou outra dimensão e houve uma urgência de alternativas para a formação presencial programada.
A Gamelearn apresenta uma plataforma que oferece uma solução global suportada na cloud e que inclui: 1) um CAMPUS com um potente catálogo de serious-games para o desenvolvimento de competências, de fácil acesso online para todos os colaboradores e sem necessidade de fazer download de nenhum software; 2) uma LMS que permite a gestão de todas as ações de formação, monitorizar os alunos, analisar resultados, avaliar o retorno do investimento; e 3) a possibilidade de integração com a LMS do cliente. A facilidade de implementação, a longa experiência no mercado e os resultados demonstrados têm sido chave para os clientes mais reticentes darem este passo.
Na sua opinião, quais são as vantagens do game-based learning relativamente à formação tradicional?
O game-based learning responde à nossa necessidade natural de aprender através da experiência ou «learning by doing». É uma ferramenta de ensino baseada em 3 pilares fundamentais: 1) a relevância dos conteúdos, aplicáveis a via pessoal e profissional; 2) a gamificação, que potencia o engagement; 3) a simulação que permite a experiência num entorno seguro e com feedback personalizado. O e-learning tradicional, com a mera digitalização de conteúdos muitas vezes estáticos, não responde aos estímulos das novas gerações e apresenta uma taxa de adesão que ronda os 25%, traduzindo-se num fraco retorno do investimento.
O game-based learning permite aprender de uma forma divertida e amena, através de uma aventura de jogo que simula situações reais às quais temos de dar resposta.
Os cursos da Gamelearn permitem ainda uma competição saudável entre os alunos através da visualização de rankings dentro dos grupos. As vantagens mostram-se nos resultados conseguidos: 93% dos nossos alunos recomendam os nossos cursos, 97% dos alunos dizem que os conteúdos são aplicáveis ao seu trabalho e à vida pessoal, e 98% afirmam ter melhorado competências depois da experiência de jogo. Segundo alguns estudos, o NPS (net promoter score) do e-learning tradicional é de -25 enquanto o NPS da Gamelearn é superior a 45.
Como podem estes jogos aprimorar a tomada de decisão?
Qualquer tomada de decisão é mais aprimorada se baseada em mais conhecimento ou informação. O desenvolvimento de competências comportamentais é uma necessidade claramente identificada no âmbito empresarial e nas novas gerações.
Os nossos cursos trabalham competências core como a liderança e gestão de equipas, a negociação e resolução de conflitos, coaching, gestão de tempo, mas também soft skills como a comunicação assertiva, persuasão e influência, feedback eficaz ou pensamento criativo. E o catálogo está em constante atualização. Estas competências são essenciais em qualquer processo de tomada de decisão.
Recentemente lançaram o Editor. Que objetivo tem esta ferramenta e em que consiste?
O Editor é a nova ferramenta de autoria da Gamelearn, que permite a criação de videojogos sem escrever uma linha de código. É uma nova revolução no mercado que vem democratizar o game-based learning e abrir novas possibilidades para aquelas empresas que tem capacidade e experiência na criação de conteúdos e guiões didáticos, e podem agora criar os seus próprios videojogos.
Dê-nos um exemplo de um tipo de jogo e de um tipo de formação que as empresas possam iniciar com o Editor.
Com o editor, bem como com os jogos customizáveis disponíveis no nosso campus, as empresas podem criar experiências de formação e comunicação para qualquer tema: formação de produto, novos procedimentos, atenção a cliente, processos de transformação cultural, normativas ou comunicação interna, ações de marketing para clientes… o limite será imposto pela criatividade de cada um.
Está comprovado que este tipo de learning experience é melhor e mais útil no formato de videogame? Consegue-nos explicar porquê?
«Competir e jogar faz-nos dar o melhor de nós» (CaixaBank).
Os resultados obtidos pelos nossos clientes são a melhor prova de êxito que podemos apresentar: +2pontos na avaliação de managers por parte das suas equipas (Coca-cola Femsa), equipa legal mais eficiente com -10% reclamações acumuladas (Maersk), inovação da formação com 19% aumento no nível de engagement (LG), 60% redução nos custos de formação/pessoa (Man), aumento do NPS nas lojas que fizeram programa de serviço ao cliente (PhoneHouse),… Os nossos clientes são os maiores embaixadores da Gamelearn e também a eles devemos estes resultados.
Conheça um pouco mais!
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