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Jorge Filipe, Auchan Retail Portugal: “As tendências de formação apontam para uma valorização das soft skills”

Ana Rita Maciel Por Ana Rita Maciel
13 de Abril, 2022
em APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO & COACHING, DESTAQUES, PESSOAS
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Jorge Filipe, Auchan Retail Portugal: “As tendências de formação apontam para uma valorização das soft skills”
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A Auchan Retail Portugal tem na inovação o mote para os seus processos formativos. Desde o início de 2020 que a cadeia de hipermercados aposta em soluções de Realidade Virtual para formar os seus quase 9.000 colaboradores. A RHmagazine falou com Jorge Filipe, Diretor de Recursos Humanos da Auchan Retail Portugal, para saber como a empresa recorre a este e outros tipos de tecnologia na sua formação. Sem esquecer as políticas de recrutamento, retenção e progressão de carreira da organização.

A Auchan Retail Portugal utiliza a Realidade Virtual como ferramenta potenciadora da formação à distância. Que benefícios tem trazido?

A constante preocupação em inovarmos nos nossos processos e recursos levou-nos, no início de 2020, a apostar na Realidade Virtual e em todos os benefícios que a mesma oferece ao mundo da formação.

Em 2021 lançámos seis módulos de formação em Realidade Virtual, nas áreas dos produtos frescos – processos de fabrico, como por exemplo, os croissants –, da segurança – combate a incêndios na restauração –, para além das visitas virtuais de alguns produtores.

O teste inicial envolveu todo o Comité de Direção, Diretores, RRH e líderes da área de Produtos Frescos, que conheceram toda a metodologia de formação.

O dia imersivo foi composto por uma apresentação do projeto, com visitas virtuais à academia alimentar de Alfragide, à “Plataforma do Peixe” em Peniche e aos produtores Carnalentejana e Laranja do Algarve.

Em 2022 vamos realizar a desmultiplicação pelas lojas desta metodologia de formação e chegar a todos os colaboradores, lançando ainda no 1.º semestre mais quatro novos módulos.

No 2.º semestre vamos lançar módulos que impactam a área comportamental – por exemplo, o líder interage com diferentes avatares que representam os elementos da sua equipa e as suas diferentes personalidades, que o treinam para enfrentar as questões do dia a dia.

Para além da Realidade Virtual, que outras soluções oferece a empresa na formação?

Utilizamos outras metodologias em formato presencial, e-learning, “escape room” e tentamos sempre encontrar soluções inovadoras que levem os nossos colaboradores a ter uma vontade contínua de desenvolver as suas competências.

Hoje incentivamos os nossos colaboradores a serem corresponsáveis na aquisição de competências, a irem para além do plano de formação definido, permitindo, no futuro, candidatarem-se a áreas ou funções mais valorizadas.

Como têm trabalhado concretamente a formação das lideranças?

Os diferentes programas internos de desenvolvimento de liderança – AIM (programa internacional para futuros quadros dirigentes), Leading in a Digital Era (NovaSBE), G2Lead, G2gheter, Auchan Executive Graduate Program, e Futuro em Alta Frequência – abrangem anualmente cerca de 50 líderes.

Simultaneamente, a Auchan potencia a participação dos líderes em formações externas (pós-graduações e formação de executivos), disponibilizando tempo de trabalho para o efeito, quando necessário, bem como permitindo que o colaborador usufrua de uma redução entre 30% e 40% do valor da formação.

Em 2021 disponibilizámos um conjunto de licenças no LinkedIn Learning e Coursera, proporcionando aos nossos líderes uma oferta de mais de 7.000 cursos.

Na sua opinião, quais serão as tendências de formação para o futuro?

As tendências de formação apontam para uma valorização de todas as competências comportamentais – as soft skills, como um fator de diferenciação das equipas.

Em 2021 proporcionámos aos nossos líderes uma oferta de mais de 7.000 cursos

A necessidade urgente de melhorar a nossa agilidade vai impactar decisivamente na valorização de funções que aportam valor e na redução gradual de funções rotineiras de pouco valor acrescentado. Implica, deste modo, uma aprendizagem constante ao longo da vida, redirecionando e afetando os recursos de acordo com a evolução da organização e da diversificação das áreas de negócio. Em suma, um upskilling e um reskilling constante.

Sob o ponto de vista de metodologias, a formação digital vai continuar a ganhar preponderância, quer seja por via de e-learning, Realidade Virtual ou Realidade Aumentada.

Relativamente ao recrutamento e retenção, tratando-se de lojas, imaginamos que seja extremamente difícil recrutar e reter talentos. Como trabalham estes processos?

Sendo a nossa atividade em loja exigente do ponto de vista dos horários, a nossa política aposta em três grandes vetores. A formação, tendo cada colaborador, desde o dia em que entra, um percurso formativo definido para que possa desempenhar da melhor forma a sua missão. Esse percurso formativo abrange formações de ordem transversal e formações de ordem mais específica, como por exemplo, na área dos produtos frescos, onde temos um género de “Universidade Alimentar Auchan”, com “faculdades” específicas por área (talho, padaria, peixaria, etc.), em que todos os colaboradores têm um percurso formativo associado em função do seu nível de expertise (aprendiz, artesão ou artista). É este ganho de competências que tem permitido crescer na empresa!

A remuneração e benefícios é outra forma de valorizar as nossas equipas. Além da remuneração base, todos os colaboradores têm acesso a remuneração variável em função dos resultados (em média, distribuímos 2,2 salários adicionais por colaborador, nos últimos anos), um seguro de saúde que abrange familiares diretos (igual para todos os colaboradores da empresa, desde o CEO ao colaborador base), seguro de vida e de acidentes pessoais, desconto de 5% em compras, que acumulam com todas as campanhas existentes.

Por fim, o terceiro vetor é a forte aposta no desenvolvimento da liderança das equipas, procurando estimular uma liderança próxima, positiva e empática, permitindo que todos os colaboradores sejam atores envolvidos nas tomadas de decisão.

“A nossa política [de recrutamento e retenção] aposta em três grandes vetores: formação, remuneração e benefícios e desenvolvimento da liderança das equipas”

O que pode esperar um jovem que entre na Auchan Retail Portugal na progressão de carreira?

A Auchan tem um conjunto de metodologias com vista a identificar os colaboradores com potencial para que possam assumir outro tipo de desafios e de responsabilidades.

Cada colaborador tem a oportunidade de identificar os seus interesses, cargos que gostaria de ocupar, skills que possui. Desta forma, estamos em condições de poder casar o talento das pessoas com aquelas que são as suas motivações, suportando estas decisões de evolução de carreira com assessments de validação.

Em média, distribuímos 2,2 salários adicionais por colaborador, nos últimos anos

Temos, para os colaboradores base, uma iniciativa designada “Projeto Licenciados”, onde qualquer colaborador, com formação académica superior e que tenha ambição de crescer dentro da organização, se pode candidatar.

Hoje, a progressão de carreira nem sempre é vista sob o ponto de vista vertical. Há muitos colaboradores, principalmente os mais jovens, que procuram novas áreas de interesse e de especialização e, para esse efeito, temos o programa “Move-te cá dentro”, onde cada colaborador se pode candidatar a uma necessidade existente. Este programa foi desenvolvido em 2017 e desde então já potenciou a mudança de posto de trabalho de mais de 1500 colaboradores.


Nº de colaboradores: 8464 (a 31-12-2021)
Nº de lojas: 65 lojas (31 hipermercados, 4 supermercados, 30 “My Auchan”)
Funções a recrutar: Responsável de Mercado, Responsável Ótica, Retail Manager Trainee, Técnico de Farmácia


Entrevista publicada na edição n.º 138 da RHmagazine, referente aos meses de janeiro/fevereiro de 2022.

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