Explique-nos em que consiste a estratégia Lean Six Sigma?
A estratégia de negócio Lean Six Sigma tem como objetivo a melhoria e especialização de áreas de atividade de forma a optimizar o nível de competitividade das empresas. Com forte enfoque na redução de problemas de qualidade, redução de custos, enquanto se mantém ou melhora a qualidade de produtos e serviços muito focados na melhoria da estratégia da organização.
Qual a mais valia em aplicar esta tendência?
A grande mais valia desta estratégia é a optimização de processos, nas mais diversas áreas. Hoje em dia, já não é só a indústria automóvel que é pioneira nestas metodologias. As organizações estão a alargar horizontes e a tomar consciência de que a competitividade está em todo o Mundo e não só localizada numa região. Desta forma, verificam que é importante uma melhoria constante de processos e metodologias de forma a acompanhar as organizações e as cada vez mais frequentes, atualizações do mercado mundial.
De que forma o Lean Six Sigma aumenta sustentabilidade das empresas?
As empresas vão beneficiar desta nova visão pois esta cria metodologias de melhoria e eficiência que visam a maximização da performance de áreas e métodos, de forma a atingir metas e objetivos com a máxima produtividade. Vão conseguir ser mais eficientes, dinâmicas e capacitadas de melhor know how, com mais foco no que é a exigência do mercado atual.
Qual o papel dos recursos humanos perante esta tendência?
O papel dos recursos humanos é fundamental neste processo, apoiando e recrutando talentos que tenham uma forte visão estratégica e de optimização de processos nas organizações. As empresas têm consciência de que existe um ambiente altamente competitivo e dinâmico, pelo que necessitam de profissionais com habilidades para executar melhorias de processos, de produtos e serviços. Indo ao encontro desses objetivos, o Lean Six Sigma começa a ter muito boa aceitação por parte das organizações tornando-se numa mais valia para os profissionais.