A GoodHabitz sublinha que as formações mais procuradas por parte do setor de retalho são os programas de liderança, competências comerciais e ainda cursos de línguas como inglês, espanhol e francês. A GoodHabitz indica que a escolha por estes revela, primeiramente, a necessidade do setor se adaptar aos diferentes públicos, tanto nacional como internacional, o que tem vindo a potenciar a cada vez maior importância das competências linguísticas.
Por outro lado, a empresa denota que face à necessidade de se adaptar às sucessivas mudanças do mercado, nomeadamente o online, surge a urgência por profissionais que possam direcionar as organizações nestes momentos de transformação, de forma a manterem a sua competitividade.
“Cada vez mais no país as empresas sentem necessidade de formar, para reter e motivar os colaboradores, e o setor do retalho não é exceção. Os programas formativos mais valorizados por este setor não nos surpreendem e notam que as empresas entendem a formação como forma de, não só dar resposta às necessidades atuais, como também de lhes conferir vantagem e diferenciação para o futuro”, explica Cláudia Cerqueira, Customer Success Manager e porta-voz da GoodHabitz em Portugal.
A nível nacional, de acordo com a GoodHabitz, as funções mais pedidas pelos colaboradores estão ligadas ao bem-estar, saúde mental e segurança psicológica. Em contraste, a GoodHabitz também indica que as empresas sentem cada vez mais necessidade de formar para temas como a criatividade e espírito crítico, trabalho em equipa – especialmente no caso do trabalho à distância – e comunicação.