A eDreams ODIGEO, a maior companhia de viagens online da Europa e uma das maiores empresas europeias de e-commerce, decidiu implementar uma política de trabalho inteligente e avançada. Uma solução que assenta, por um lado, na autonomia dos colaboradores – que têm a liberdade de organizar o seu próprio horário, combinando o trabalho remoto e presencial –, e por outro, no impulsionamento dos resultados.
A RHmagazine falou com Lindsey Auty, chief people officer da empresa, que nos explica ao pormenor em que consiste esta medida, inicialmente prevista para setembro, mas que, por precaução, foi adiada para dia 1 de novembro. Lindsey Auty revelou-nos, ainda, outras medidas implementadas pela eDreams ODIGEO para assegurar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores, e de que forma este tipo de ações tem impacto na produtividade.
Após 16 meses a trabalharem num modelo 100% remoto, devido à pandemia, decidiram implementar permanentemente uma política de trabalho inteligente e avançada baseada na autonomia dos colaboradores. Em que consiste?
Efetivamente, desde o início da pandemia estávamos a trabalhar num ambiente 100% remoto, uma solução que inicialmente considerávamos provisória. Contudo, com a evolução da situação e as marcas indeléveis que deixou nas nossas vidas a todos os níveis, decidimos que era o momento ideal para darmos um passo em frente na nossa estratégia global de gestão de talento e operações. A nossa nova política avançada de trabalho inteligente está centrada na autonomia dos colaboradores e no impulso dos resultados. Pretende, por um lado, consolidar a inovação e colaboração que marcam a cultura da nossa empresa, e ao mesmo tempo aumentar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos nossos colaboradores. Este novo modelo permite que cada elemento organize o seu horário para trabalhar numa combinação da forma remota e presencial, o que oferece autonomia e flexibilidade e garante também coesão de equipa. Os dias de trabalho no escritório devem ser acordados entre os colaboradores e os seus managers diretos, de forma a que todos possam ajustar-se às necessidades da empresa e vice-versa.
Estas medidas assentam numa premissa de transparência, flexibilidade e confiança mútua.
Inicialmente, a implementação desta nova política de trabalho estava prevista para setembro. Conseguiram avançar nessa altura?
A implementação desta nova política de gestão de talento está, naturalmente, dependente da evolução da situação de pandemia. Por precaução, optámos por manter o sistema de trabalho remoto a 100% durante os meses de setembro e outubro; e adiámos a implementação deste novo sistema para o próximo dia 1 de novembro. No entanto, os nossos escritórios já estiveram abertos durante estes dois meses e os colaboradores podem lá trabalhar, se assim o desejarem, uma vez que implementámos todas as medidas necessárias para garantir a higiene e segurança dos espaços.
O que pretende a eDreams ODIGEO alcançar com o novo modelo de trabalho?
Como já pude referir, este novo modelo de trabalho ajuda-nos a promover a inovação e a dar mais autonomia e liberdade aos nossos colaboradores, para que organizem o trabalho da forma que mais lhes convier nas suas vidas pessoal e profissional. Acreditamos que desta forma conseguimos assegurar, simultaneamente, a consecução dos nossos objetivos de negócio e o cumprimento dos objetivos específicos de cada equipa e de cada pessoa. Nesse sentido, incluímos neste novo sistema algumas jornadas pontuais de trabalho presencial, para fomentar o trabalho de equipa in loco e a criatividade que só a colaboração consegue proporcionar.
Para além do trabalho híbrido, que outras medidas preveem para aumentar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores?
Para além de permitirmos uma maior flexibilidade e uma organização do trabalho que vá ao encontro das necessidades de cada equipa – sempre em estreita colaboração entre cada pessoa e o seu manager –, também dispomos de uma plataforma de aprendizagem e desenvolvimento que oferece programas de formação para que os colaboradores tirem o máximo partido dos seus dias de trabalho, do seu contributo para a nossa organização e que possam ainda promover o seu desenvolvimento pessoal. Entre outras coisas, esta plataforma oferece programas de aprendizagem em tópicos como a priorização de tarefas, dicas de produtividade e auto organização, contribuindo para melhores resultados no quotidiano e para o desenvolvimento pessoal e profissional.
De que forma é que estas medidas podem impactar a produtividade dos colaboradores?
Antes da pandemia já tínhamos testado um programa de trabalho remoto com diferentes equipas, pelo que felizmente já contávamos com as ferramentas e a experiência de que necessitávamos quando tivemos de ampliar o modelo a todos os colaboradores, o que facilitou todo o processo.
Apesar de todos os desafios que vivemos, o período de pandemia demonstrou-nos que o modelo de trabalho flexível não tem realmente efeitos negativos na produtividade, antes pelo contrário.
No nosso caso, ao longo deste período, conseguimos aumentar a quota de mercado, expandir a nossa base de clientes e até ultrapassar os níveis de reservas de voos registados antes da pandemia. Estamos muito satisfeitos com a forma como pudemos enfrentar este desafio, e sabemos que não teria sido possível sem o empenho dos nossos colaboradores. É também por isso que acreditamos que o novo modelo de gestão de talento e operações tem tudo para ser um sucesso.
A eDreams ODIGEO é a maior companhia de viagens online da Europa e uma das maiores empresas europeias de e-commerce. Como pretendem assegurar que os colaboradores têm ao seu dispor, a partir de casa, todas as condições para continuar a operar com sucesso?
Já o pude referir acima, mas mesmo antes da pandemia já dispúnhamos de todas as ferramentas necessárias para operar num ambiente remoto. Creio que nem poderia ser de outra forma, sendo a eDreams ODIGEO uma empresa nativa digital a 100%! A experiência da pandemia apenas veio provar que temos total capacidade para trabalhar à distância, e de assegurar resultados e prosperar sem depender da nossa localização. Dotamos as nossas equipas de todas as ferramentas necessárias para que possam desempenhar as suas tarefas em qualquer lugar – sejam estas, material e hardware, como cadeiras e monitores, ou também formação e desenvolvimento adicionais. O nosso departamento de RH trabalha diariamente para que os colaboradores adotem os melhores hábitos de trabalho, partilhando dicas e conselhos relacionados com o trabalho remoto.
Queremos que todos se sintam produtivos, conectados às suas equipas e satisfeitos ao longo de cada semana de trabalho.