Manter a cultura corporativa e a atração no mercado pode ser um verdadeiro desafio neste contexto, mas é, sem dúvida, essencial para uma boa gestão nas empresas. Maria Román, administradora de RH no Lidl Portugal, conta-nos como conseguiram manter os colaboradores comprometidos com a empresa, e como têm desenvolvido as suas políticas de comunicação, formação e atratividade.
ENTREVISTA A:Maria Román, administradora de RH no Lidl Portugal
O retalho é um setor especialmente exigente para os colaboradores, devido aos horários e outras particularidades. Só com uma cultura de empresa muito forte se consegue ter colaboradores comprometidos com a empresa. Como consegue o Lidl manter esta cultura ao longo dos anos?
No Lidl trabalhamos para que os nossos colaboradores tenham orgulho em fazer parte desta família. Somos Lidl e sabemos que ser Lidl é algo único. Ser Lidl é querer ser sempre melhor, é ser eficiente e é ser responsável. Ser melhor ao manter um alto desempenho, uma ação empreendedora e não desistindo de melhorar. Somos dinâmicos, adaptáveis e fazemos acontecer. É ser eficiente ao sermos conscientes dos custos em todas as nossas ações. A eficiência é tão importante quanto a eficácia, e através da nossa criatividade fazemos mais com menos. E ainda ser responsável pelo nosso trabalho, confiando e sendo um foco de confiança. Somos responsáveis, ambiental e socialmente. E somos responsáveis pelas nossas pessoas, sabendo que os nossos colaboradores são a nossa maior força, e dando boas oportunidades de carreira, baseadas na meritocracia, salários justos e promovendo a igualdade. Por tudo isto, a cultura Lidl é única e todos os nossos colaboradores a vivem intensamente.
Como conseguiram gerir a pandemia? Em particular, como comunicaram com as equipas para conseguir manter a atividade? Qual a importância que tem a comunicação interna no Lidl?
A gestão da pandemia foi extremamente desafiante para o nosso setor, mas a segurança de todos os nossos colaboradores das lojas, entrepostos e escritórios foi sempre uma prioridade. O investimento feito na sua segurança traduziu-se em diversas medidas, com vista a assegurar que os colaboradores estavam e se sentiam seguros, como a disponibilização regular de máscaras, colocação de acrílicos, entre outras. A comunicação interna foi muito importante nesta gestão, mas não só. Temos diversos canais de comunicação com todos os nossos colaboradores, como o nosso portal interno “Mais Lidl” e a app “We Are Lidl”.
Queremos que os nossos colaboradores estejam informados, para assim estarmos alinhados com a visão e cultura da empresa.
Nos últimos anos, mais do que informar, procurámos envolver. Assim, é importante para nós que a comunicação flua nos dois sentidos, garantindo que ouvimos os nossos colaboradores. Criámos diversas iniciativas que deram voz às nossas equipas, como os projetos “A Nossa Loja”, “O Nosso Entreposto” e “O Nosso Escritório”, implementando depois mudanças sugeridas pelas mesmas e indo ao encontro do que realmente eram as suas necessidades.
E a comunicação externa com os potenciais colaboradores? Como trabalham o vosso employer branding? Vi que têm um novo portal de carreiras, por exemplo.
O employer branding e o HR marketing são, cada vez mais, temas muito relevantes em todas as empresas. O talento é um recurso escasso que todas as empresas querem ter e, atualmente, qualquer empresa tem de o saber atrair. O Lidl é uma empresa atrativa, pelas suas condições e cultura, mas temos de o mostrar para que todos saibam isso. Só assim potenciais colaboradores conhecerão o Lidl e quererão fazer parte da nossa família.
Procuramos estudar a nossa marca empregadora e fazer uma gestão estratégica da mesma, posicionando-nos cada vez mais como a primeira escolha de todos os portugueses. O nosso novo site é um dos exemplos do investimento que tem vindo a ser feito nesta área, bem como a nossa página de LinkedIn e diversas campanhas de recrutamento. Para se ter uma ideia da importância do nosso site de carreiras, nos últimos dois anos, passaram pelo site mais de um milhão de utilizadores, sendo que mais de 175 mil efetuaram a sua candidatura. O objetivo passa por posicionar o Lidl como um empregador de referência e atrair os melhores talentos, utilizando de forma eficiente os meios à nossa disposição.
“O talento é um recurso escasso que todas as empresas querem ter e, atualmente, qualquer empresa tem de o saber atrair”
A formação é muitas vezes referida como um ponto muito forte no Lidl. Que projetos têm desenvolvido internamente nesta área?
Apostamos continuamente na formação dos nossos colaboradores. Ao longo dos últimos anos, criámos projetos de formação para diferentes grupos-alvo das nossas equipas. Sejam equipas das vendas, dos entrepostos ou dos escritórios, o objetivo passa sempre pelo mesmo: capacitar e desenvolver cada um dos nossos colaboradores para que eles possam dar o seu melhor. Apesar de todas as limitações impostas pela pandemia, continuámos a investir na formação, em formato digital, que acreditamos ser o futuro.
Temos vários projetos de formação implementados com sucesso nos últimos anos. Implementámos os projetos “Prepara.TE”, para o desenvolvimento de carreiras técnicas e de liderança, “Envolve.TE”, para a área das vendas, e “Aproxima.TE”, direcionado aos nossos entrepostos. Temos ainda o projeto “Qualifica” para a conclusão do 12.o ano, tendo já apoiado mais de 200 colaboradores.
Além disso, todos os colaboradores da empresa, mesmo os dos escritórios, têm formação em loja, para que tenham uma visão abrangente das diferentes componentes da empresa, que acreditamos ser fundamental para uma maior integração e entrosamento entre todos.
A progressão na carreira e os desafios que apresentam aos candidatos também são muito referenciados. O que pode esperar um novo colaborador nesse campo?
Para nós é importante desenvolver as nossas pessoas e procurar que as mesmas evoluam connosco. Procuramos que os nossos colaboradores evoluam não só através da formação, mas também através dos desafios que enfrentam no dia a dia. Com uma cultura de responsabilidade e autonomia, é possível para as nossas equipas superarem-se diariamente e evoluírem.
Damos primazia ao recrutamento interno na maioria das nossas oportunidades e procuramos ser transparentes no caminho de carreira que cada colaborador pode ter. Desde 2019, mais de 150 colaboradores foram promovidos, o que demonstra o nosso foco no seu desenvolvimento, mas também todas as possibilidades de crescimento que existem no Lidl. Recuperando o que disse inicialmente, penso que este ponto resume bem o que é ser Lidl: quem entra no Lidl pode ser o que quiser e contar com o apoio da empresa no seu desenvolvimento para lá chegar. São disso exemplo os inúmeros casos de diretores de venda que começaram o seu percurso como chefes de secção em loja, ou de consultores dos escritórios que vieram igualmente das lojas.
Entrevista publicada na edição n.º 134 da RHmagazine, referente aos meses de maio/junho de 2021.