Competências em SEO e SEM encontram-se entre as mais procuradas no mercado, de acordo com a consultora de recrutamento Robert Walters.
Há três anos que as oportunidades de emprego em vendas e marketing têm aumentado em Portugal. Este ano, de acordo com o Salary Survey, desenvolvido pela Robert Walters, a procura por profissionais da área irá continuar. “E-commerce e marketing digital, correspondentes a perfis e competências com uma procura exponencial no nosso país, são a grande aposta para o sucesso de vários negócios em 2019”, avança a consultora de recrutamento, que acrescenta que “desde 2016 que as oportunidades nos setores de vendas e marketing em Portugal têm aumentado”.
“Em 2018, assistimos a um ligeiro aumento nos salários, em comparação com o ano anterior, com aumentos médios entre 5% e 8%, com maior incidência nas indústrias de FMCG e digital. E-commerce e marketing digital passam a ser os principais responsáveis pelo elevado recrutamento do setor”, afirma José Miguel Rosenbusch, manager da divisão de sales & marketing na Robert Walters.
Uma procura que conduz a escassez
De acordo com a consultora, entre as competências mais procuradas atualmente, “para além das que se relacionam com e-commerce e marketing digital”, encontram-se “SEO, SEM, pensamento analítico e capacidade de análise de mercado”. José Miguel Rosenbusch acrescenta que “as soft skills dos candidatos são muito importantes, em especial a proatividade, dinamismo, habilidades de gestão de pessoas, resiliência e pragmatismo – competências cada vez mais valorizadas por gestores e empresas contratantes”.
Considerando a “forte escassez de bons candidatos de nível sénior para cargos de comércio eletrónico – situação que continuará a afetar o mercado em 2019 – ”, “os responsáveis de contratação devem garantir um plano de carreira claro, progressão salarial e ambiente de trabalho positivo para conseguirem os melhores candidatos”, refere Ana Monteiro, consultora de marketing digital & e-commerce na Robert Walters.
Profissionais confiantes no mercado
Segundo um inquérito realizado pela Robert Walters, a 700 profissionais de diferentes setores, 82% dos profissionais de marketing e vendas consideram que não faltarão oportunidades no seu setor. A satisfação laboral destes profissionais depende do work-life balance proporcionado pelas organizações (81%), do salário e benefícios oferecidos (78%), da motivação e possibilidade de aprender com os superiores (56%), do grau de responsabilidade (47%) e do tipo de trabalho (44%).
Ainda segundo o mesmo estudo, 47% dos profissionais receberam um aumento de ordenado em 2018 e 61% tiveram direito a bónus. Este ano, 66% esperam receber um aumento salarial. Os dados indicam que 40% dos profissionais se encontram à procura de uma nova oportunidade de carreira de forma ativa, que proporcione um melhor desenvolvimento profissional. Diogo Mello, consultor de sales & marketing da Robert Walters, realça a “necessidade crescente de se ter em conta outros benefícios para além do salário, que deve ser competitivo, para atrair e manter os melhores candidatos, principalmente no caso dos perfis digitais e de e-commerce, que têm sempre mais do que uma oportunidade em cima da mesa”.