• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Segunda-feira, Março 20, 2023
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital – ÁREA PESSOAL
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Miguel Allen Lima, Arquiled: “Nada irá substituir o contacto presencial para fomentar o espírito de equipa e pertença a uma comunidade”

Com fotos.

Ana Rita Maciel Por Ana Rita Maciel
23 de Março, 2022
em DESTAQUES, PESSOAS
0
Miguel Allen Lima, Arquiled: “Nada irá substituir o contacto presencial para fomentar o espírito de equipa e pertença a uma comunidade”
29
Partilhas
317
Visualizações

A Arquiled é uma empresa industrial e de tecnologia portuguesa, que fabrica e desenvolve soluções de iluminação LED (Light Emiting Diode), com uma forte especialização em iluminação pública, sistemas e serviços com foco na eficiência energética. Atualmente, a empresa conta com cerca de 70 colaboradores, dos quais 65% estão empregados na fábrica sediada em Mora (Alentejo). A RHmagazine conversou com Miguel Allen Lima, CEO da Arquiled, para perceber, entre outros aspetos, como trabalham a atração e retenção de perfis, já por si, difíceis de recrutar – TI -, e como mantiveram a proximidade com os colaboradores durante a pandemia.

Apresente, sucintamente, o grupo Arquiled e as soluções que oferece.

A Arquiled é uma empresa portuguesa que se dedica ao desenvolvimento e fabrico de iluminação LED (Light Emiting Diode) inteligente e soluções para cidades inteligentes.

Atualmente, a Arquiled é um dos principais intervenientes na iluminação pública tendo, desde 2015, ajudado os municípios portugueses a poupar mais de 20 milhões de euros em energia elétrica e evitado mais de 30 mil toneladas de CO2 para a atmosfera.

Dentro do Grupo Arquiled, a Bright-Science dedica-se a soluções para cidades inteligentes, além de ser o nosso centro de pesquisa. A aposta na inovação e excelência foi a base da decisão para se fundar uma empresa exclusivamente dedicada à investigação e desenvolvimento.

Desde 2015, a Arquiled ajudou os municípios portugueses a poupar mais de 20 milhões de euros em energia elétrica e evitou mais de 30 mil toneladas de CO2 para a atmosfera

O que distingue a Arquiled da concorrência?

Desde sempre que a Arquiled se tem pautado pela inovação e por ser uma empresa 100% nacional com design, engenharia e produção nacional.

Quando apareceu em 2005, a Arquiled foi pioneira a nível europeu no desenvolvimento de soluções de iluminação usando tecnologia LED. Em 2011, desenvolvemos as primeiras luminárias inteligentes conectadas para o primeiro projeto nacional de smart city, o Évora InovCity.

Fomos também das primeiras empresas a usar modelos de iluminação baseados na poupança. Ou seja, a luz como um serviço (Light as a Service), assim como instalámos em Portugal as primeiras redes de iluminação pública totalmente inteligentes, como foi o caso de Valongo ou Tomar.

Luminárias da Arquiled em Valongo
Luminárias da Arquiled em Tomar

Já em 2020, em plena pandemia, desenvolvemos duas soluções distintas para apoiar no combate à COVID-19: um conjunto de produtos baseados em LED UV-C que permitem a desinfeção do ar e superfícies, com resultados superiores a 99.99% no caso do SARS-CoV-2; uma solução de monitorização de distanciamento social, acoplada a luminárias, com o intuito de apoiar os municípios a gerirem ajuntamentos e circulação de pessoas, em espaços exteriores.

No âmbito da pandemia, apostaram e continuam a apostar nos formatos de trabalho à distância e blended. Como mantêm a proximidade com os vossos colaboradores?

A nível da produção fabril, essa operação manteve-se sempre ativa. E, para tal, a empresa investiu fortemente em testagem regular e equipamentos de proteção individual. E os resultados foram muito positivos, não tendo havido qualquer surto ou interrupção da laboração fruto de infeções.

A nível do escritório, foi necessário alterar a forma de trabalho. Felizmente já tínhamos uma política e infraestrutura que permitia o teletrabalho. Todas as ferramentas encontram-se na cloud, já usávamos ferramentas de colaboração como o Teams e todos os colaboradores têm computadores portáteis, telemóveis e acessos remotos. Por isso, do lado tecnológico não foi necessário alterar nada.

Do ponto de vista emocional, já foi um desafio mais complexo. Fizemos várias ações de interação, para manter as equipas coesas e motivadas, assim como um acompanhamento de proximidade, em especial nos casos em que sentimos maior fragilidade. Mas, mesmo assim, ainda hoje acredito que nada irá substituir o contacto presencial, para fomentar o espírito de equipa e pertença a uma comunidade, que neste caso é uma empresa. É preciso ter e construir uma cultura de empresa forte, para que as pessoas se sintam envolvidas.

Uma das ferramentas que usamos é o “Yammer” que é uma rede social para empresas, em que a única regra é a de só poder ser usada para fins lúdicos – partilha de experiências pessoais, brincadeiras e alguns passatempos que organizamos.

É preciso ter e construir uma cultura de empresa forte, para que as pessoas se sintam envolvidas

Na fase do confinamento mais estrito, criámos uma happy hour às sextas-feiras, para ser um momento de convívio e de conversa livre. Apostámos, ainda, em reuniões de divulgação de informação, com uma componente lúdica associada, em que enviámos para casa dos colaboradores um lanche ou um desafio, para que pudéssemos conviver, mesmo que à distância.

A Arquiled é uma empresa industrial e de tecnologia portuguesa. Sendo os perfis de TI especialmente difíceis de recrutar, o que têm feito para atrair e reter estes profissionais?

Penso que um dos maiores atrativos é o projeto em si. Não são muitas as empresas que desenham, desenvolvem e montam os seus próprios produtos em Portugal.

Uma das nossas “deformações profissionais” é a de estarmos sempre a olhar para cima, para vermos se as luminárias na rua são da Arquiled. E, costumo dizer aos colaboradores, que aquela luminária só existe pelo seu trabalho.

Detêm uma população jovem com uma média de idades inferior a 40 anos. No que respeita à compensação e considerando que os trabalhadores mais jovens valorizam cada vez mais outro tipo de benefícios, têm apostado no chamado “salário emocional”?

Talvez por sempre ter trabalhado em empresas flexíveis, não vemos essa vertente como algo dedicado a um segmento de colaboradores mais jovens, mas sim uma forma de estar e de cultura empresarial.

A cultura deve ser de responsabilidade. E, por isso, cada um sabe o que tem de fazer e quando tem de o fazer. Por isso, não estamos muito preocupados com os horários, se estamos em teletrabalho ou noutro regime. Cada um tem a responsabilidade de articular a sua vida profissional e pessoal da melhor maneira.

Estamos também muito entusiasmados com a possibilidade de poder voltar a realizar os nossos eventos de convívio e team building de forma presencial. Nesse aspeto, a pandemia limitou o formato desses eventos, mas estamos convictos de que este ano já será possível voltarmos a realizá-los.

Cada um tem a responsabilidade de articular a sua vida profissional e pessoal da melhor maneira

Qual a relação da Arquiled com as temáticas de eficiência energética e sustentabilidade?

A Arquiled é, na sua génese, uma empresa que assenta o seu negócio na eficiência energética e na sustentabilidade. Como já referi, nós ajudamos os nossos clientes a pouparem cerca de 30GWh de energia por ano. Mas, além disso somos uma empresa certificada ISO50001 (eficiência energética) e ISO14001 (ambiental) pela TÜV. Como acreditamos que temos de dar o exemplo, obrigamo-nos também a seguir as normas mais exigentes nesses capítulos.

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre Atrair e reter talentoEmpresasEntrevistapandemiaPessoasTecnologia
Notícia anterior

Microsoft Portugal e Iscte Executive Education unidos para formar líderes em IA

Notícia seguinte

Quer acelerar a transformação digital na formação da sua empresa? A CEGOC tem a solução: Academia Digital Corporativa

Notícia seguinte
Quer acelerar a transformação digital na formação da sua empresa? A CEGOC tem a solução: Academia Digital Corporativa

Quer acelerar a transformação digital na formação da sua empresa? A CEGOC tem a solução: Academia Digital Corporativa

Leia aqui a ultima edição

Últimas entradas

Desemprego IEFP

Desemprego diminui 2% em fevereiro

Por Guilherme Lopes
20 de Março, 2023
0

Depois de um aumento consecutivo nos últimos...

Inteligência Artificial

Apenas 1 em 10 profissionais tem as competências de Inteligência Artificial mais procuradas

Por Eduardo Conde
16 de Março, 2023
0

A Salesforce, empresa tecnológica multinacional líder em...

Trabalho temporário

Trabalho temporário recuperou 7% em 2022

Por Eduardo Conde
16 de Março, 2023
0

A APESPE-RH - Associação Portuguesa das Empresas...

Joana Tavares

Joana Tavares reforça a área de Recursos Humanos da Aon Portugal

Por Eduardo Conde
16 de Março, 2023
0

A Aon, empresa de serviços profissionais nas...

Nuno Saramago é o novo Diretor-Geral da SAP Portugal

Nuno Saramago é o novo Diretor-Geral da SAP Portugal

Por Eduardo Conde
16 de Março, 2023
0

Com mais de 25 anos de experiência...

Ponto Zero a promover talento jovem nas empresas

Ponto Zero quer ajudar empresas a alavancarem o talento dos seus recursos humanos através de mentorias

Por Sara Moutinho Lopes
17 de Março, 2023
0

Fundada por Sara Aguiar e Mafalda Rebordão,...

VEJA MAIS

Compensação

Agenda de Eventos RH

Março 2023
Mar 21 2023

Happy Conference 2023

Teatro Tivoli BBVA Lisboa
Mar 29 - 30 2023

Expo RH

Centro de Congressos Estoril
Abril 2023
Abr 10 2023

Formação: Cálculo e processamento salarial – OE2023

Abr 12 - 18 2023

Formação: People Management

Abr 12 - 18 2023

Formação: Equipas de Alto Desempenho

Abr 19 - 20 2023

Formação: Gestão da remuneração e compensação

Abr 20 - 21 2023

Formação: Otimização fiscal das remunerações

Maio 2023
Mai 03 - 04 2023

Formação: Design Thinking e Agile na Gestão de RH

Mai 09 - 10 2023

Formação: Balanced Scorecards: conceber um quadro de indicadores de RH

Mai 11 - 12 2023

Formação: Como melhorar o seu Employer Branding para captar talento

Mai 23 2023

Fórum RH 2023

Estádio Sport Lisboa e Benfica
Mai 23 - 30 2023

Formação: Comunicação interna para RH

No event found!
Load More

Siga-nos nas Redes Socias

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital – ÁREA PESSOAL
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist