• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Quinta-feira, Agosto 18, 2022
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

OPINIÃO: Colaboradores, engagement e bem-estar em tempos de pandemia

IIRH Por IIRH
22 de Dezembro, 2020
em CRÓNICAS & OPINIÃO, SAÚDE E BEM-ESTAR, TENDÊNCIAS RH
0
OPINIÃO: Colaboradores, engagement e bem-estar em tempos de pandemia
31
Partilhas
346
Visualizações

 

Autor: Nuno Finisterra, BrightBe.e

 


Encontramo-nos a viver uma situação pessoal, profissional e social muito desafiante. A incerteza é a palavra do dia. O que me acontece se adoecer? Quais serão os números de hoje? Quando aparece o primeiro caso de Covid-19 na escola do meu filho? Vai tudo fechar? Como fica a economia? Vou ser despedido? Estas são algumas questões que assolam um vasto número de pessoas diariamente.

Este é, sem sombra de dúvida, um tempo de incertezas que nos provoca níveis de stress e ansiedade aos quais não estávamos habituados. O impacto do acréscimo de stress na saúde mental dos colaboradores é elevado. Estudos recentes indicam que o consumo de antidepressivos subiu – 14%, segundo a ENSP. E este não será, certamente, o melhor caminho para uma verdadeira saúde mental.

Não é difícil perceber o efeito devastador que a atual situação tem na produtividade e na criatividade no local de trabalho, seja ele qual for: na empresa, em casa ou misto. Não se consegue criatividade sem estabilidade mental. Não se consegue produtividade vivendo permanentemente em níveis máximos de ansiedade e stress. E tudo isto traz avultados custos às empresas.

Nem todos lidamos com a incerteza da mesma forma e para algumas pessoas torna-se particularmente penoso. Adaptabilidade, flexibilidade e resiliência são competências necessárias a cada um de nós para ultrapassar situações difíceis mas, em muitos casos, estas competências têm de ser trabalhadas.

As organizações têm um papel social de apoio aos seus colaboradores, ajudando-os com ferramentas para a gestão da incerteza de cada dia. Os programas corporativos de bem-estar tradicionais não se adaptam à realidade de hoje. O apoio psicológico torna-se cada vez mais imprescindível na ajuda aos colaboradores, seja ele através de sessões individuais ou de workshops dedicados.

Uma oportunidade na formação e engagement para as organizações

Em muitos casos, os programas de engagement e bem-estar que até agora eram postos em prática nas empresas não resultam. Por exemplo, como substituir o tradicional pequeno almoço em equipa quando cada um está em sua casa?

Os programas devem tendencialmente evoluir de uma situação presencial para o online. A criatividade é necessária para a adoção de novas ações envolventes. O envolvimento dos colaboradores na definição destas ações é um fator de sucesso. Afinal são eles que sabem o que querem, o que necessitam e como.

É também a oportunidade das empresas apostarem no desenvolvimento dos seus colaboradores em áreas até aqui pouco trabalhadas. Falo de áreas como a Inteligência Emocional, Cognitive Bias, Esquemas Mentais, Stress, Flexibilidade e Adaptabilidade, entre outras. Workshops como Gestão do Tempo e Gestão de Equipas, por exemplo, poderão ser complementados com workshops que nos ajudam a conhecermo-nos melhor e a desenvolver competências de resiliência. Não digo que não são importantes, porque o são, mas podem e devem ser completados com ferramentas que ajudam os colaboradores a alargar o seu leque de capacidades individuais.

Estas são áreas de desenvolvimento pessoal de interesse dos colaboradores e demonstram o quanto a organização se preocupa com eles. Ao apostarmos no “eu” de cada colaborador estamos a promover a sua fidelização e engagement com a organização. Todos nós sabemos que a motivação leva à criatividade. A criatividade ao empenho e o empenho à produtividade.

Qual é o papel dos RH nos dias de hoje?

Tenho participado em múltiplos webinares e lido variados artigos sobre a alteração do papel dos RH nas empresas. Não posso estar mais de acordo com a necessidade da sua evolução. O seu papel tem de ser cada vez mais ativo e próximo dos colaboradores. A aferição do índice de bem-estar dos colaboradores deve ser contínua e deve dar lugar a ações de engagement e motivação.

A proximidade entre RH e colaboradores é necessária e, em muitos casos, a forma como atualmente é tratada deve ser revista. Não nos esqueçamos que, com o trabalho remoto, a dispersão é uma realidade, criando maior dificuldade na comunicação e consequentemente no engagement dos colaboradores. A criatividade deve substituir a rotina. Ser inovador na forma como nos relacionamos e como garantimos o engagement é o maior desafio atual dos RH.

Sem dúvida, as chefias diretas são também responsáveis por manter as suas equipas motivadas e ligadas com a empresa. Mas pergunto: não necessitam de apoio? Não deverão existir programas transversais? Sim, devem. E é aqui que o papel dos RH é relevante. Uma visão transversal do índice de bem-estar e a consequente implementação de ações coordenadas produzem resultados mais eficazes do que ações isoladas.

E como podemos aumentar esta ligação com os colaboradores? Sabemos que, por exemplo, a criação de um espaço próprio de comunicação com os RH permitirá ao colaborador abordar temas que são relevantes para si, num espaço neutro. Mas isto pode não ser suficiente, principalmente quando entramos em aspetos da saúde mental dos colaboradores.

Se acompanharmos estas ações com sessões de aconselhamento psicológico, estamos a apoiar os colaboradores no seu desenvolvimento pessoal e no desenvolvimento de ferramentas que lhes possibilitarão lidar com situações de ansiedade e frustração no dia a dia, promovendo a estabilidade na sua saúde mental.

Não nos esqueçamos que o maior ativo que uma organização tem é o seu Capital Humano. São os colaboradores que alimentam o negócio e o ambiente empresarial, com a sua motivação, dedicação, criatividade e produtividade.


ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!
Mais sobre bem estarcolaboradoresCriatividadeEngagementformacaomotivaçãoprodutividaderecursos humanosRHSaúde mental
Notícia anterior

Teletrabalho: Portugueses revelam que empresas foram capazes de responder ao desafio

Notícia seguinte

É manager ou líder? Ferramentas e estratégias para liderar uma equipa vencedora

Notícia seguinte
É manager ou líder? Ferramentas e estratégias para liderar uma equipa vencedora

É manager ou líder? Ferramentas e estratégias para liderar uma equipa vencedora

Assine aqui

Últimas entradas

Passaporte (de) liderança: Como preparar as chefias operacionais para a era digital

Passaporte (de) liderança: Como preparar as chefias operacionais para a era digital

Por IIRH
17 de Agosto, 2022
0

  Autora: Elisabete Silvestre, Gestora de Projetos de...

PME portuguesas empenhadas no investimento em novas tecnologias no local de trabalho

Economizar, aproximar e otimizar: Saiba qual o papel dos HRIS na gestão de RH

Por IIRH
17 de Agosto, 2022
0

A Talentia Software, fornecedor especializado em soluções...

Isabel Roseiro é a nova Diretora de Marketing e Comunicação da Randstad Portugal

Isabel Roseiro é a nova Diretora de Marketing e Comunicação da Randstad Portugal

Por IIRH
17 de Agosto, 2022
0

A Randstad Portugal reforçou a sua liderança...

O que é que os processos automatizados (RPA) podem fazer pelos RH?

Cargos de programação estão entre as profissões mais bem pagas em Portugal. Saiba quais as soft skills essenciais nesta área

Por IIRH
17 de Agosto, 2022
0

Segundo um recente levantamento realizado pelo ManpowerGroup,...

É possível planear o futuro com base em pausas e períodos de descanso

Está ou irá brevemente de férias? Conheça algumas regras e direitos

Por IIRH
17 de Agosto, 2022
0

Para que as férias possam ser aproveitadas...

VEJA MAIS

Compensação

Siga-nos

Setembro 2022
Set 23 - 27 2022

Conferência eXperience Agile Week

Outubro 2022
Out 18 - 19 2022

Formação: Como implementar as obrigações impostas pelo RGPC?

Out 20 - 21 2022

Formação: Design Thinking e Agile na Gestão de RH

Out 25 2022

Global Talent Day 2022

Auditório da Lispolis - Lisboa
Out 26 - 27 2022

Formação: Recrutamento e Seleção de Talento

Novembro 2022
Nov 07 - 08 2022

Formação: Gestão Administrativa dos RH

Nov 09 - 10 2022

Formação: 007. Missão Teletrabalho (Im)possível

Nov 10 - 11 2022

Formação: Otimização Fiscal das Remunerações

Nov 14 - 15 2022

Formação: Gestão da Remuneração e Compensação

Nov 14 - 16 2022

Formação: RGPD, Código do Trabalho e Gestão de Pessoas

Nov 16 - 17 2022

Formação: Balanced Scorecard na Gestão de RH

Nov 17 - 18 2022

Formação: Como melhorar o seu Employer Branding para captar talento

No event found!
Load More

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist