• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Quinta-feira, Agosto 18, 2022
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

OPINIÃO: Novos modelos de trabalho – Como gerir e organizar equipas?

IIRH Por IIRH
6 de Dezembro, 2021
em CRÓNICAS & OPINIÃO
0
OPINIÃO: Novos modelos de trabalho – Como gerir e organizar equipas?
14
Partilhas
154
Visualizações


Autora
:
Catarina Rodrigues, Consultant na RAY Human Capital

 

A

pandemia Covid-19 e o consequente shift para o trabalho remoto veio demonstrar que os modelos de trabalho 100% presenciais deixaram de ser globalmente desejados. Estudos recentes comprovam que a maioria dos colaboradores, quando lhes é dada escolha, prefere não voltar ao escritório ou voltar através de um modelo de trabalho híbrido. De facto, a maioria das organizações estão a reavaliar e definir novos regimes de trabalho e a caminhar a passos largos para a adoção de modelos de trabalho híbridos. No entanto, a pandemia veio comprovar que a passagem de regimes presenciais para remotos não é linear e que diferentes regimes de trabalho exigem diferentes abordagens à gestão de equipas.

Assim, como podem os Líderes garantir a eficácia e motivação das suas equipas perante novos modelos de trabalho?

Independentemente do regime em que as equipas atuam e do local onde exercem as suas funções, após as alterações sofridas pela pandemia e perante a estabilização dos modelos de trabalho, é essencial que os Líderes garantam que as suas equipas estão alinhadas e que trabalham para um objetivo comum. É essencial que os Líderes definam e comuniquem às equipas qual a sua razão de existência/o seu propósito e quais as suas principais responsabilidades. De forma a criarem um caminho comum, é fundamental que se estabeleçam objetivos de equipa desafiantes que funcionem como azimute e que fomentem o seu bom desempenho. Estas práticas irão contribuir para a definição do “porquê” da equipa e, só depois de garantir este alinhamento, é que o Líder se deverá debruçar sobre o “como”.

A definição do “como” é particularmente relevante agora que os regimes de trabalho são distintos daquilo que a maioria dos profissionais conhecia até aqui. Assim, torna-se essencial (re)definir o modo de funcionamento da equipa (do’s & dont’s), clarificando os seus processos e as responsabilidades de cada um, de forma que todos compreendam exatamente qual o seu papel e o que é esperado de si.  Adicionalmente, é também importante potenciar a comunicação e a colaboração entre os membros da equipa, fornecendo-lhes as ferramentas e o espaço necessário. Em modelos remotos ou híbridos existe sempre um conjunto de pessoas que estão a trabalhar à distância e, consequentemente, os momentos de “conversa de corredor” ou durante o café não acontecem, havendo menos oportunidades para momentos de partilha. Assim, e sendo importante garantir que os colaboradores remotos estão tão integrados quanto os que se encontram no escritório e que a subcultura da equipa não se desvanece com a distância, torna-se essencial criar fóruns específicos para momentos de (re)conexão entre os colaboradores. Por exemplo, poderão ser criadas reuniões “do not be a stranger”, em que se alocam 15 minutos por semana das agendas de cada membro da equipa para uma reunião com outro elemento aleatório, com o objetivo de partilharem alguns temas que poderão, ou não, ser de índole profissional.

Por fim, independentemente do regime de trabalho, é importante não só efetuar um acompanhamento regular dos resultados e das tarefas da equipa de forma a garantir a produtividade da mesma, mas também garantir que os colaboradores têm espaço para se desenvolverem. É importante fomentar uma cultura de aprendizagem, onde o feedback transparente é uma peça fundamental para a execução.

Assim, de forma a colocar todos estes aspetos em prática e garantir o acompanhamento da equipa, é importante definir fóruns específicos e com objetivos claros:
  • Informar – Estabelecer momentos de equipa para passagem de informação e atualização dos colaboradores (e.g. comunicações institucionais). Tal poderá acontecer, por exemplo, numa reunião mensal;
  • Contribuir – Criação de momentos de equipa, cujo objetivo se foca na discussão de ideias e partilha de perspetivas de cada membro. Estes momentos potenciam o envolvimento dos colaboradores em processos em que os seus inputs possam ser valiosos, reforçando o seu empowerment. Por exemplo, estabelecer reuniões de equipa semanais, onde se possa discutir o que aprenderam nessa semana, quais os compromissos, como se podem ajudar uns aos outros, o que podem melhorar, etc.;
  • Decidir – Momentos de equipa para tomada de decisão, devendo estes momentos apenas incluir as pessoas necessárias para o efeito, de forma a garantir a agilidade do processo. Por exemplo, criar reuniões de projeto regulares.
  • Desenvolver – Estabelecer momentos formais de partilha de feedback e feedforward. É também importante que o Líder efetue um acompanhamento regular e individual dos membros da equipa, por exemplo, através de touchpoints semanais ou mensais com cada um dos membros da equipa, onde o Líder poderá não só partilharfeedback, mas também perceber o nível de motivação dos seus colaboradores, quais os desafios específicos que estes estejam a enfrentar e como os pode ajudar e orientar.

Por fim, é importante reforçar que, particularmente em modelos híbridos, todos os momentos de grupo devem ser adaptados de modo que todos os membros da equipa se sintam incluídos e ouvidos. Assim, caso parte da equipa esteja em regime presencial e outra parte à distância, as reuniões deverão ser feitas em modo remoto (e.g. por Zoom ou Teams), de forma a garantir que todos são ouvidos e que conseguem compreender as mensagens que são partilhadas.

Mais sobre Acompanhamento da equipaCatarina RodriguesEficácia e MotivaçãoGestão de equipasModelos híbridosRay Human Capital
Notícia anterior

eDreams implementa política de trabalho inteligente

Notícia seguinte

Fórum Portugal Qatar: Promove sinergias entre os dois países

Notícia seguinte
Fórum Portugal Qatar: Promove sinergias entre os dois países

Fórum Portugal Qatar: Promove sinergias entre os dois países

Assine aqui

Últimas entradas

Passaporte (de) liderança: Como preparar as chefias operacionais para a era digital

Passaporte (de) liderança: Como preparar as chefias operacionais para a era digital

Por IIRH
17 de Agosto, 2022
0

  Autora: Elisabete Silvestre, Gestora de Projetos de...

PME portuguesas empenhadas no investimento em novas tecnologias no local de trabalho

Economizar, aproximar e otimizar: Saiba qual o papel dos HRIS na gestão de RH

Por IIRH
17 de Agosto, 2022
0

A Talentia Software, fornecedor especializado em soluções...

Isabel Roseiro é a nova Diretora de Marketing e Comunicação da Randstad Portugal

Isabel Roseiro é a nova Diretora de Marketing e Comunicação da Randstad Portugal

Por IIRH
17 de Agosto, 2022
0

A Randstad Portugal reforçou a sua liderança...

O que é que os processos automatizados (RPA) podem fazer pelos RH?

Cargos de programação estão entre as profissões mais bem pagas em Portugal. Saiba quais as soft skills essenciais nesta área

Por IIRH
17 de Agosto, 2022
0

Segundo um recente levantamento realizado pelo ManpowerGroup,...

É possível planear o futuro com base em pausas e períodos de descanso

Está ou irá brevemente de férias? Conheça algumas regras e direitos

Por IIRH
17 de Agosto, 2022
0

Para que as férias possam ser aproveitadas...

VEJA MAIS

Compensação

Siga-nos

Setembro 2022
Set 23 - 27 2022

Conferência eXperience Agile Week

Outubro 2022
Out 18 - 19 2022

Formação: Como implementar as obrigações impostas pelo RGPC?

Out 20 - 21 2022

Formação: Design Thinking e Agile na Gestão de RH

Out 25 2022

Global Talent Day 2022

Auditório da Lispolis - Lisboa
Out 26 - 27 2022

Formação: Recrutamento e Seleção de Talento

Novembro 2022
Nov 07 - 08 2022

Formação: Gestão Administrativa dos RH

Nov 09 - 10 2022

Formação: 007. Missão Teletrabalho (Im)possível

Nov 10 - 11 2022

Formação: Otimização Fiscal das Remunerações

Nov 14 - 15 2022

Formação: Gestão da Remuneração e Compensação

Nov 14 - 16 2022

Formação: RGPD, Código do Trabalho e Gestão de Pessoas

Nov 16 - 17 2022

Formação: Balanced Scorecard na Gestão de RH

Nov 17 - 18 2022

Formação: Como melhorar o seu Employer Branding para captar talento

No event found!
Load More

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist