Vera Medronho
Expert em marca pessoal e consultora de marketing (www.veramedronho.pt)
Qual é a sua carreira de sonho? Onde gostaria de estar daqui a um, cinco ou dez anos? O que está a fazer para lá chegar? Muitos profissionais ainda actuam de uma forma passiva no que diz respeito à gestão da sua carreira e deixam a sua vida profissional ser conduzida quase de uma forma “automática”.
Quando decidem que chegou a hora de abraçar um novo desafio, mudar de carreira ou ganhar mais destaque na sua indústria começam a entender a importância de serem e estarem activos. E se tivessem vindo a construir um posicionamento, uma imagem e uma reputação há mais tempo? Iria ajudá-los a atrair boas oportunidades para a sua carreira? A resposta é sim, o reconhecimento da sua expertise, a valorização do seu trabalho e uma boa imagem são factores-chave para construir uma reputação forte e credível. A isto chama-se gestão da marca pessoal.
De um lado, assisto a vários exemplos de profissionais a demonstrarem a sua indignação, sentido de injustiça e até falta de crença por não conseguirem a oportunidade que anseiam após um conjunto de diversas tentativas: conexão com os departamentos de recursos humanos, envio de curriculum e criação do seu perfil no LinkedIn, são alguns dos exemplos mais referidos. Serão estas acções suficientes nos dias de hoje? Bastará um e-mail de apresentação, um CV bonito ou uma fotografia e a criação de um perfil profissional numa rede social para o tornarem atractivo e o escolherem a si? Você tem um valor enorme. Prove-o e comunique-o muito para além destas ferramentas. Você tem uma experiência, uma formação, um talento, um valor, não os subestime.
Por outro lado, existem profissionais com uma ambição grande, de chegarem mais longe e de forma cada vez mais rápida. A sorte dá muito trabalho. Se já conquistou este lugar, agradeça mas não fique sentado a pensar que conseguiu um espaço eterno. Hoje nada é certo, não tome nada como garantido e continue o seu caminho afirmando-se como essencial para a sua empresa e para quem o rodeia. Se ainda não atingiu o nível que tanto deseja, não se preocupe, você dispõe da ferramenta mais importante para lá chegar: você próprio.
Vivemos na era da informação, da tecnologia, da volatilidade e somos cada vez mais absorvidos por um conjunto de rotinas que nos deixam pouco tempo para reflectir. Reflectir naquilo que realmente estamos a fazer, no que queremos, na nossa missão seja na empresa, na vida pessoal ou no mundo, na nossa diferenciação e em como isso contribui para a nossa realização. O processo de gestão da sua marca dá-lhe precisamente esta perspectiva. E não só. Além da visão mais clara com que fica sobre si, permite-lhe a partir daí traçar um plano alinhado com o seu propósito, valores e objectivos, criando valor para a sua carreira, para a sua empresa e para o seu mercado.
No processo de construção de uma marca pessoal forte, saliento quatro pontos essenciais em que deve apostar:
Você
Descubra mais sobre si, o que você é, o que tem para oferecer e onde quer chegar. Identifique as competências que já possui e as que precisa de desenvolver e que o mercado valorizará. Reflicta o que o diferencia dos outros players e como poderá usar isso a seu favor e criar destaque. Valorize o seu passado, as suas experiências e utilize os seus pontos fortes. Foque-se nos seus objectivos e invista no seu desenvolvimento e crescimento.
Networking
Conecte-se, relacione-se, interaja. Apresente-se a pessoas da sua indústria e outras, exponha-se a opiniões de diferentes pessoas e ganhe novas e amplas perspectivas. Esta é uma óptima forma de desenvolver as suas competências sociais e relacionais, ao mesmo tempo que vai construindo a sua rede. Seja activo e prepare-se para dar e receber. Rodeie-se de pessoas que o inspiram, que o motivam, que precisem de si e também de influenciadores que o podem ajudar neste caminho.
Conteúdos
A criação e partilha de conteúdos são passos fundamentais para se mostrar ao mundo, ser encontrado e demonstrar os seus conhecimentos. O que diz sobre si e as mensagens que tem para partilhar devem ser claras, coerentes e verdadeiras. O seu discurso deve ser original e transmitir a pessoa que é, o seu ponto de vista e as suas mais-valias. Os conteúdos devem estar alinhados com os seus objectivos e com a imagem que pretende transmitir para o mercado.
Presença online e offline
Quem não é visto não é lembrado. Mas queira ser lembrado de uma forma positiva e relevante. Hoje temos ao nosso dispor um conjunto diversificado de plataformas para comunicarmos. Aposte nos canais online e offline adequados à sua marca e onde está o público que quer impactar. Exponha-se de forma estratégica e planeada, procurando garantir que a sua mensagem chega da forma correcta e que o percepcionarão como realmente deseja. Veja estes meios de comunicação como uma forma de se relacionar activamente com os outros e mostrar porque você e o que você faz são importantes.