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Quer implementar a remuneração emocional na sua empresa? Descubra as 9 dicas da Adecco Training

IIRH Por IIRH
28 de Março, 2022
em COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO, TENDÊNCIAS RH
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Quer implementar a remuneração emocional na sua empresa? Descubra as 9 dicas da Adecco Training
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O salário financeiro é o que permite às empresas atrair talento e não restam dúvidas de que a justa retribuição financeira é que desperta a atenção de um candidato. Mas sem um bom ambiente de trabalho e componentes que facilitam a conciliação da vida profissional/pessoal, como a flexibilidade ou oportunidades de desenvolvimento pessoal, é expectável a rotatividade e os custos de produtividade para pessoas e empresas. Num cenário de escassez de recursos humanos, num contexto pós – pandemia que trouxe novos valores como a saúde mental, o salário emocional emerge como um extra que pode funcionar como uma verdadeira arma de retenção de talento. A Adecco Training dá nove dicas de remuneração emocional.

O salário emocional é uma retribuição não financeira que a empresa dá ao funcionário para o incentivar, potenciar a sua produtividade e melhorar o ambiente de trabalho. Permite também aos profissionais satisfazer as suas necessidades pessoais ou profissionais, melhora a sua qualidade de vida e incentiva a retenção de talentos na empresa.

É evidente que, sem retribuição financeira atrativa, nenhuma oferta de emprego é interessante e não há dúvidas que é o fator de atração de talento. No entanto, e perante um contexto de escassez de pessoas para trabalhar, o dinheiro não é tudo, em particular para os millennial: esta geração deixa funções de topo e abraça com facilidade novos desafios financeiramente menos relevantes se tiver uma oferta de salário emocional mais cativante.

Um bom ambiente de trabalho, a possibilidade de melhorar a carreira ou a facilidade de conciliar a vida profissional e familiar tende a fixar a pessoa na organização, e a oferecer todo o seu potencial no local de trabalho. Se a perceção do trabalho for negativa, o fator financeiro nunca compensará o profissional e a fatura a pagar pelas empresas é o turnover, com os custos inerentes e, para as pessoas, com custos de bem-estar, que passou a ser uma prioridade.

Esta foi uma das conclusões do webinar comemorativo de um ano de sessões do “Shall we talk about”, promovido pela Adecco Training, que reuniu um painel de especialistas para falar do contexto de trabalho atual, com um novo paradigma que se foca em empresas mais humanizadas que apostam na motivação, no desenvolvimento e na retenção de pessoas.

9 dicas para implementar a remuneração emocional

Manter o talento e fazer com que as suas pessoas se sintam à vontade para fazer o seu trabalho é essencial para que qualquer negócio seja sustentável. Se muitas empresas já recompensavam os seus funcionários com diferentes tipos de remuneração emocional, o contexto pós-pandemia evidenciou a necessidade de oferecer mais do que uma retribuição financeira. Há uma verdadeira alteração no mindset da força de trabalho disponível: no tabuleiro do mercado de trabalho, as peças do jogo são agora o bem-estar, flexibilidade, saúde mental, crescimento pessoal, valorização, confiança, participação.

Conheça as 9 dicas sintetizadas no último “Shall we talk about” promovido pela Adecco Training:

  1. Horário de trabalho flexível

O dia de trabalho de oito horas deve ser respeitado. No entanto, a hora de chegada e saída do trabalho pode ser flexível e nem sempre tem de ter lugar no escritório. Neste momento, todos os empregadores devem estar conscientes de que cumprir um calendário rigoroso não é sinónimo de produtividade.

  1. Teletrabalho

As novas gerações de profissionais estão a optar por empregos que incentivam o teletrabalho ou o trabalho a partir de casa. As novas tecnologias e a especialização das pessoas permitem o teletrabalho para aumentar a produtividade e melhorar o equilíbrio trabalho-vida pessoal. As empresas que encaram este contexto como a sua nova realidade adaptaram-se e criaram novas rotinas de gestão e acompanhamento das equipas por forma a promover a ligação e o engagement com a marca. As que ainda resistem vão encontrar muitas dificuldades no recrutamento e na retenção de talentos.

  1. Desenvolvimento profissional e pessoal

Incentivar o desenvolvimento dos funcionários, tanto a nível profissional como pessoal, irá potenciar a lealdade, ou seja: a retenção das suas pessoas. Se a empresa atrai talento, vai querer desejar que a pessoa continue a desenvolver o seu projeto profissional e a melhorar os seus contributos. Os profissionais ganham não só novas competências e serão, também, mais produtivos.

  1. Possibilidade de crescer na empresa

Juntar-se a uma equipa na qual se sabe à partida que, com o tempo e a aquisição de melhores competências, optará por um trabalho melhor, fará com que um profissional se sinta muito mais motivado. Além disso, saberá que os seus esforços serão recompensados, sentir-se-á mais estável e com vontade de melhorar dia após dia.

  1. Ambiente de trabalho sem toxicidade

Ninguém gosta de trabalhar num ambiente hostil. Um ambiente de trabalho sem conflitos, onde poderá partilhar opiniões e sugestões, onde o feedback positivo é a norma, potencia a lealdade de um profissional à empresa. O trabalho de equipa deve ser encorajado e deve ser desenvolvida uma cultura de empresa em que cada funcionário conheça o seu valor.

  1. Conciliar vida profissional e familiar

Neste aspeto, as empresas têm muitas opções para promover um bom equilíbrio trabalho-vida. Horário de trabalho flexível, dias de folga para tratar de assuntos pessoais, acolhimento de crianças dentro da empresa, possibilidade de ir trabalhar acompanhado pelo seu animal de estimação… Ao candidatar-se a um novo emprego, o salário emocional que vem com o emprego será um adicional com muito peso para reter a pessoa. A qualidade de vida que uma pessoa pode vivenciar numa organização pode ter precedência na aceitação de uma oferta depois da atração com o salário financeiro.

  1. Fazer parte das decisões empresariais

Qualquer empregador que tenha em conta a opinião das suas pessoas fá-los-á sentir-se parte dela, conscientes de que são fundamentais para o desenvolvimento da empresa. Caso contrário, o mais provável é o profissional sentir-se desvalorizado e com necessidade de procurar outro emprego onde o talento seja mais valorizado.

  1. Ofertas para ‘desligar’ do trabalho

Uma empresa que possa dispor de lounges, salas de jogos ou um ginásio é deveras atrativa. A possibilidade de desligar durante alguns minutos durante o dia de trabalho beneficia a melhoria do desempenho das suas pessoas.

  1. Garantir o bem-estar e saúde mental das pessoas

A organização deve compreender a carga de trabalho exigida aos seus colaboradores e se é viável a sua execução. Deve ainda refletir sobre a clareza na comunicação entre as pessoas e o quanto os colaboradores realmente entendem o que é esperado de si. É essencial perceber se há um alinhamento real entre a teoria e a prática dos valores da empresa no terreno. Em relação a aspetos culturais mais profundos, é importante diagnosticar o nível de segurança psicológica entre as equipas e instrumentalizar os líderes para que possam promover ambientes mais seguros e saudáveis, além de estimular uma identidade partilhada no grupo.

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