ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Outubro 30, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

«Remuneração e compensação: aspetos contabilísticos e impacto no employer branding e engagement» – Conclusões de mais um webinar do IIRH

IIRH Por IIRH
23 de Dezembro, 2021
em COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO, TENDÊNCIAS RH
0
«Remuneração e compensação: aspetos contabilísticos e impacto no employer branding e engagement» – Conclusões de mais um webinar do IIRH
72
Partilhas
801
Visualizações

No 27.º EncontRHo online promovido pelo IIRH, debatemos sobre a importância de abarcar flexibilidade na construção dos pacotes de remuneração dos colaboradores. Contudo, apesar do valor que a compensação flexível aporta à proposta de valor das empresas, há todo um enquadramento legal que importa considerar. Sobre a temática «Remuneração e compensação: aspetos contabilísticos e impacto no employer branding e engagement» falam Graça Rebôcho – DRH da Altice Portugal –, José Dionísio – Co-CEO da PRIMAVERA BSS –, e José Fernandes – Finance & International Expansion Manager da Coverflex.

O

s planos de remuneração flexível estão a tornar-se cada vez mais relevantes na atual conjuntura económica. Se um salário base competitivo é o ponto de partida para tornar uma oferta de trabalho atraente, um pacote de benefícios personalizado é o complemento decisivo para motivar, envolver e reter os colaboradores numa organização. Esta temática ganha cada vez mais relevância, e com ela começam a surgir soluções tecnológicas que permitem às empresas a gestão e otimização dos pacotes de remuneração flexível, a partir de uma só aplicação de telemóvel – como é o caso da Coverflex, presente no 27.º EncontRHo online organizado pelo IIRH – Instituto de Informação em Recursos Humanos. Contudo, o enquadramento legal em torno da compensação flexível levanta inúmeras questões no nosso país, já que, contrariamente a outros países como Espanha ou Reino Unido, em Portugal não existe legislação específica em matérias de tratamento fiscal, de segurança social e laboral dos pacotes de benefícios flexíveis, o que torna toda esta questão complexa.

Cristina Martins de Barros, managing director do IIRH, inicia o debate questionando os oradores quanto à importância de as empresas terem um pacote bem definido de remuneração com uma parte variável de acordo com as necessidades dos colaboradores.

Graça Rebôcho, DRH da Altice Portugal, começa por referir que o facto de a empresa contar com 6000 colaboradores, com uma média de idades alta (47 anos), acaba por ter influência na sua estrutura remunerativa, já que consoante a fase de vida as pessoas valorizam tipos de compensação diferentes. Enquanto os jovens valorizam a flexibilidade nos seus pacotes de remuneração, a possibilidade de escolha, e o benefício do work-life balance, por exemplo, as faixas etárias mais altas privilegiam uma remuneração fixa. A mesma variabilidade ocorre consoante os níveis salariais dos colaboradores: “Se falarmos numa pessoa com vencimento mais baixo, provavelmente, vai privilegiar mais 20€ no salário do que mensalidades pagas no ginásio; por sua vez, se se tratar de pessoas com vencimentos mais altos, os interesses variam”.

Na Altice Portugal ainda não existe a flexibilidade de os colaboradores poderem escolher os seus benefícios. Os benefícios são fixos e abarcam as necessidades das diferentes faixas etárias. Aos jovens são oferecidas bolsas de estudos, aos colaboradores com filhos é dada a possibilidade de os acompanhar no primeiro dia de aulas e são pagos ATLs e colónias de férias; quando os filhos dos trabalhadores concluem os estudos têm a possibilidade de estagiar na empresa –  “é um benefício quer para os jovens, que têm a sua primeira experiência de trabalho, quer para os pais que sentem orgulho de apresentar a sua empresa aos filhos, que acabam por ser embaixadores da marca”, refere Graça Rebôcho. “Damos alguma flexibilidade na escolha do telemóvel que oferecemos aos nossos colaboradores, por exemplo – permitimos a escolha entre dois ou três modelos e se quiserem um de gama superior, recebem um voucher, e complementam o valor do telemóvel, se assim o entenderem”, acrescenta.

Na multinacional tecnológica PRIMAVERA BSS, José Dionísio, Co-CEO da empresa, revela que são oferecidos benefícios nas áreas do work-life balance, saúde e bem-estar, aprendizagem e desenvolvimento, entre outras – e para cada uma, uma série de 10/12 benefícios, o que perfaz um total de cerca de 60 benefícios. Cheques-infância, seguro de saúde, dias adicionais oferecidos pela empresa, como os dias de aniversário…é variada a panóplia de benefícios. Contudo, do ponto de vista das ferramentas informáticas – importantes para uma boa gestão dos pacotes de remuneração flexível – a empresa nada possui especificamente para tratar este assunto – que tem um tratamento contabilístico que requer atenção.

“Esta questão tem tudo a ver com a transformação digital das empresas; conseguimos fazer mais se tivermos soluções digitais que nos ajudem”, diz.

Democratizar as soluções de gestão de benefícios e legislar

E o que falta para sensibilizar os contabilistas para esta temática?

“Os contabilistas são os profissionais que mais atualizados devem estar por força de uma legislação que é alterada muito frequentemente. Precisam de ter conhecimento das oportunidades que ferramentas, como a da Coverflex, podem trazer para as organizações. Mas, para isso, é preciso que a tecnologia as democratize, fazendo com que cheguem a cada organização, seja ela pequena ou grande”, defende ainda José Dionísio.

Neste sentido, José Fernandes, finance & international expansion manager da Coverflex, assume que a empresa está a tentar mitigar as dificuldades sentidas pelas PMEs em implementar soluções de gestão de benefícios flexíveis deste tipo. “Sempre pensámos nesta temática e sempre considerámos a dificuldade que as PMEs têm em implementar soluções deste tipo, essencialmente tendo em conta as ferramentas disponíveis anteriormente no mercado. Temos essa consciência e queremos que este tipo de soluções de benefícios flexíveis esteja disponível nessas empresas”, garante.

À falta de democratização deste tipo de ferramentas, apontada por José Dionísio, acresce o facto de a legislação portuguesa, a respeito da temática da compensação flexível, levantar inúmeras questões. “Tendo a concordar que, infelizmente, nesta área, há alguns pontos em específico que a legislação portuguesa não aborda, o que pode dificultar a implementação de pacotes flexíveis. Aquilo que a Coverflex faz é conversar abertamente com os contabilistas nossos clientes, para discutirmos a melhor forma de abordar alguns problemas específicos e ajudarmos todas as empresas neste processo”, diz José Fernandes. Por exemplo, a respeito do artigo 43.º do Código do IRC que, entre outros aspetos, estipula que os benefícios devem ser estabelecidos para a generalidade dos colaboradores permanentes da empresa e de acordo com critério objetivo e idêntico para todos os colaboradores (ainda que não pertencentes à mesma classe profissional), José Fernandes sugere que o ponto de partida essencial é que haja um valor de benefícios definido fixo para todos e que, posteriormente, estes possam escolher aqueles que preferem.

“Queremos ser parceiros das empresas para tornar esse processo eficiente, de forma que consigam gerir o dia a dia sem grandes preocupações a este nível, sem grande investimento, que trabalhamos para menorizar”, conclui.

Mais sobre Benefícios e CompensaçõesBenefícios flexíveiscompensação extrassalarialcoverflexgestão de benefíciosPrimaveraRemuneração
Notícia anterior

Ricardo Pires, Talenter™: “O trabalho temporário é o caminho para a estabilidade”

Notícia seguinte

Conheça as principais tendências de recrutamento para 2022

Recomendamos

Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Longevidade: há vida profissional depois dos 50. E as empresas, estão preparadas?

As empresas preocupam-se com o talento de amanhã. E quem prepara a reforma do talento de hoje?

28 de Outubro, 2026
Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

28 de Outubro, 2026
De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

27 de Outubro, 2026
Há dois tipos de profissionais a ganhar terreno nos RH. Em qual deles se encaixa?

Há dois tipos de profissionais a ganhar terreno nos RH. Em qual deles se encaixa?

23 de Outubro, 2026
Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Despedir hoje para poupar amanhã? A IA pode trocar as voltas às empresas

23 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Conheça as principais tendências de recrutamento para 2022

Conheça as principais tendências de recrutamento para 2022

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');