A ERA Imobiliária foi, este ano, considerada “Best Workplace” pelo Great Place to Work®, na categoria de mais de 1.000 colaboradores. Falámos com a Diretora de Recursos Humanos, Rosário Morgado, que fala dos pilares em que assenta o sucesso da empresa. A formação é peça-chave, com a Academia ERA – considerada “a universidade” da mediação imobiliária em Portugal – a apresentar resultados bastante motivadores.
O que faz desta empresa um lugar de excelência para trabalhar?
É com um enorme orgulho que fomos reconhecidos com o selo GPTW, pelo terceiro ano consecutivo. Este reconhecimento consecutivo é a prova de que, inequivocamente, a ERA é um Best Workplace.
O questionário Great Place to Work avalia em que medida os colaboradores consideram a sua empresa um excelente lugar para trabalhar. O facto de ser um instrumento de avaliação fidedigno, de resposta anónima, utilizado pelas melhores empresas, a nível mundial, suportou a nossa decisão de levar a marca ERA ao escrutínio dos nossos 2500 colaboradores.
Dos cerca de 2500 colaboradores da rede de Agências ERA, 79% respondeu ao questionário o que sendo uma taxa significativamente acima da média do que se verifica a nível nacional e internacional, revela um sentido de grupo e de compromisso para com a empresa extraordinariamente positivo. Se complementarmos esta elevada taxa de participação com um excelente resultado ao questionário, podemos realçar uma enorme disponibilidade em elogiar, valorizar e em reconhecer.
O Trust Índice alcançado pela rede ERA é de 89, o que quer dizer que 89% dos 1950 colaboradores que responderam ao questionário consideram a empresa ERA um excelente lugar para trabalhar.
Este nível de satisfação é idêntico ao registado nas cinco dimensões avaliadas: Credibilidade da empresa, Respeito pelas pessoas, Imparcialidade das decisões e políticas de gestão, Orgulho de pertença à empresa e Camaradagem que se vive nas equipas.
89% dos 1950 colaboradores que responderam ao questionário consideram a empresa ERA um excelente lugar para trabalhar
As pessoas que trabalham diariamente na ERA destacam a qualidade humana das suas equipas, reconhecendo a ética, seriedade e competência das suas lideranças na gestão do negócio.
Nas Equipas ERA, o colaborador encontra cultura organizacional que permite que as pessoas exigentes e ambiciosas encontrem a melhor versão de si mesmo.
Considera que este reconhecimento tem influência na atração e retenção de talentos?
Sem dúvida que sim. Já pudemos verificar um levado número de candidaturas à ERA pelo facto de ser uma marca certificada como Best Workplace pelo Great Place to Work, verbalizado pelos próprios candidatos durante as entrevistas.
Facilmente percebemos este crescimento. Os Recursos Humanos com talento são tendencialmente mais exigentes pelo que priorizam locais de trabalho de maior qualidade.
Têm apostado fortemente na profissionalização do consultor imobiliário e os dados relativos à Academia ERA são bastante positivos. O que nos pode dizer acerca da formação que prestam aos vossos colaboradores?
Desde o momento em que entra na empresa, o colaborador usufrui de um plano de integração e formação detalhado, organizado e que visa as diferentes competências inerentes ao exercício da função.
O plano de integração inicia-se com a formação na agência ERA e, de acordo com o cronograma definido, o colaborador participa nas ações de formação em sala, da responsabilidade da Academia ERA. Em sala, os grupos são constituídos por colaboradores de diferentes agências, diversas regiões, o que permite a partilha de experiências e conhecimentos tornando a formação ainda mais enriquecedora.
Os cursos da Academia ERA são elaboradores com elevado rigor conceptual e técnico, sendo ministrados por quem alia conhecimentos, formação pedagógica e experiência de terreno.
Desde cursos fundamentais a método e sistema de trabalho ERA, a cursos de conteúdos em áreas transversais, como gestão da comunicação, práticas de liderança, aspetos jurídicos, tecnologia e marketing, a Academia ERA disponibiliza um plano formativo capaz de desenvolver a um nível elevado as competências dos profissionais.
Os cursos da Academia ERA são elaboradores com elevado rigor conceptual e técnico, sendo ministrados por quem alia conhecimentos, formação pedagógica e experiência de terreno
Temos a preocupação constante de avaliar o nível de satisfação médio das nossas ações de formação, porque acreditamos que só desta forma podemos melhorar e fazer eventuais ajustes necessários. Até agora, a avaliação transversal a todos os cursos tem-se situado perto de 5, numa escala de 1 a 5. É um orgulho enorme sentir que fazemos a diferença no desenvolvimento profissional das nossas pessoas.
Referem que a Academia ERA é reconhecida como a melhor escola de mediação imobiliária em Portugal. Em que assenta este reconhecimento?
Quando entrou em Portugal, em 1998, a ERA elegeu a formação como um pilar absolutamente estruturante da sua agenda. O método e sistema de trabalho ERA revolucionou a forma como se começou a praticar a mediação imobiliária no nosso país, tendo sido verdadeiros pioneiros da profissionalização da mediação imobiliária. Na altura, a mediação imobiliária era uma atividade amadora, pouco conhecida, olhada com muita desconfiança. Dado que não havia profissionais da mediação imobiliária em Portugal, foi necessário recrutar pessoas de diversas atividades profissionais, assumindo a ERA a responsabilidade de as formar. Assim, a ERA iniciou a sua expansão a par da implementação de programas de formação capazes de desenvolver competências de gestão de negócio imobiliário, método e sistema de trabalho ERA, bem como em diversas áreas transversais à atividade imobiliária.
Tendo sido a 1.ª rede em Portugal, com esta forte orientação para a área da formação, formámos milhares de pessoas ao longo destes quase 25 anos. É uma dimensão difícil de percecionar para quem não assistiu a este percurso.
Desde início, a ERA sistematizou um plano formativo ambicioso, com cursos pensados a diferentes destinatários, consoante as funções na empresa, desde níveis mais iniciais a níveis mais avançados, tendo realizado sempre ações de formação de norte a sul do país.
Rapidamente, a excelência da formação ERA foi reconhecida no mercado o que levou a que muitos chamassem “a universidade” da mediação imobiliária em Portugal.
Quais as competências mais valorizadas no vosso setor e que mais focam nos vossos programas formativos?
Acima de tudo, valorizamos competências humanas transversais independentemente da atividade profissional especifica. Os valores e princípios humanos como a integridade e seriedade, respeito pelo outro, capacidade de assumir compromissos e dar valor ao trabalho e esforço coletivo, são absolutamente fundamentais.
Na ERA, as lideranças têm a capacidade de desenvolver competências especificas às diferentes funções. Para além de aprender o método e sistema de trabalho, os nossos programas de formação visam competências na área da gestão da comunicação, liderança, tecnologia e marketing.
Quais considera serem os maiores desafios de recrutamento no setor imobiliário?
O primeiro grande desafio é o de desmistificar a perceção associada à atividade imobiliária, com maior capacidade em atrair recursos humanos com talento. Há que alterar, melhorar, a perceção da atividade de mediação imobiliária, por parte do público em geral.
Os nossos programas de formação visam competências na área da gestão da comunicação, liderança, tecnologia e marketing
Neste sentido, a ERA lançou em 2022 uma campanha de recrutamento sob o mote “Abra a porta ao futuro” para partilhar as histórias de quem contraria este estigma. A ERA apresenta seis histórias reais de sucesso e superação de colaboradores da Rede ERA, que contam, na primeira pessoa, o seu testemunho sobre como é trabalhar na empresa e no mercado imobiliário, enquanto apresentam o seu percurso e as vantagens de trabalhar na ERA. As histórias têm como objetivo dar informação sobre a profissão e o setor para um público-alvo que desconhece a realidade profissional da mediação imobiliária, enquanto promovem o employer branding da empresa. Os resultados desta campanha originaram um record de candidaturas durante os meses da campanha, mas também um registo surpreendente de candidaturas mensais após a mesma (triplicando até) mostrando que o nosso employer branding saiu reforçado desta campanha, e que será ainda mais notório aquando do lançamento da 2.ª edição da mesma, que estará para breve.
A importância e irreverência desta campanha de recrutamento foi distinguida na XVIII Edição dos Prémios de Eficácia à Comunicação, arrecadando dois prémios de Bronze nas categorias “Brand Content & Entertainment” e “Restantes Serviços e Administração Pública”, concorrendo com marcas altamente prestigiadas como a EDP, Prio, Unilever, Bayer, Santander, entre outras.
Outro grande desafio, comum às grandes empresas nos dias de hoje, é reter o talento dentro da empresa. Também aqui, temos dados muito satisfatórios no que diz respeito à melhor capacidade de reter pessoas dentro das agências ERA, de norte a sul. Temos observado uma evolução positiva no ratio de entradas versus saídas.
Que tendências de RH prevê para o setor no próximo ano?
Uma das principais tendências que identifico diz respeito à mobilidade. A mobilidade das pessoas já não se observa apenas dentro da mesma atividade profissional, mas entre atividades profissionais. Começa a ser normal, as pessoas mudarem de profissão, iniciando percursos profissionais em áreas novas e diferentes das anteriores.
Vamos ter de ter cada vez mais a capacidade de criar espaços de reencontro de novas motivações individuas, equipas plurais de afirmação de competências diversas, dar resposta a aspirações de progressão e desenvolvimento pessoal e profissional, sem prejuízo algum da identidade da marca ERA. Isto só é possível com o desenvolvimento de lideranças ágeis, capazes de motivar, desenvolver e acompanhar colaboradores e equipas diversificadas e provenientes de diversos contextos profissionais e pessoais.
Dados Relevantes
Nº de Agências: 200
Nº de colaboradores: a rede ERA tem um total de 2.500 colaboradores
Idade Média dos Colaboradores: a dispersão de idades é enorme. Temos nas nossas equipas, jovens em início da sua carreira profissional, com 25 anos e, por outro lado, temos muitos profissionais com idades mais avançadas e que integram os quadros da empresa há uns anos. Acreditamos que a diversidade e diferença de gerações, quando bem gerida, é um fator muito positivo para a empresa.
Áreas/Ramos de Trabalho: a ERA Portugal integra colaboradores de várias áreas de atividade nomeadamente Marketing, Tecnologia, Financeiro, Recursos Humanos e Operações.
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