Num ambiente cada vez mais global e digital, a SAP SuccessFactors constitui-se como uma das principais soluções de digitalização das funções de RH, contando, em termos mundiais, com mais de 7.400 clientes e perto de 70 milhões de utilizadores registados. Em Portugal, conquistou mais de uma centena de clientes diretos, cuja dimensão varia de poucas centenas até mais de 40 mil colaboradores. Rui Duarte, Solution Sales Specialist for SAP SuccessFactors HXM da SAP Portugal, fala-nos deste crescimento e das condições que o impulsionam.
A digitalização acentuada que temos sentido nos últimos anos tem ajudado ao crescimento da SAP SuccessFactors?
Uma adaptação rápida, comunicação, promoção da cultura e visão da organização são necessidades fundamentais, e a digitalização das funções de RH vem dar resposta a estes desafios. Os decisores podem tomar melhores decisões, com visibilidade total sobre a estrutura, baseados em dados de qualidade e atualizados. As organizações percebem que a eficiência e competitividade advêm da sua capacidade – e da dos colaboradores – de adaptação rápida às condições de mercado. Acreditamos que estes são os fatores que levam as organizações a decidir pela digitalização, no sentido de evoluírem e de estarem melhor preparadas. A redução de custos, as questões de risco e conformidade, a eficiência e o reporting são também elementos que levam as organizações a tomar a decisão de avançar com projetos de digitalização.
O que distingue a SAP SuccessFactors da concorrência?
A SAP SuccessFactors disponibiliza uma série de soluções que permitem evoluir e transformar as funções de RH para o que designamos de HXM, Human Experience Management, visando elevar, a um novo patamar, as tradicionais soluções de HCM (Human Capital Management). A evolução para um conceito de HXM permite endereçar e potenciar a unicidade de cada pessoa para que possa dar o melhor de si. A plataforma endereça as necessidades dos diferentes perfis – seja candidato, colaborador, elemento da equipa de RH ou executivo –, disponibilizando funcionalidades que os apoiam em momentos cruciais, como a contratação, a avaliação de desempenho, formação e gestão de carreira, entre outros.
Ao ser uma solução de cloud, permite implementações rápidas baseadas em modelos de metodologia Agile. Outro diferenciador é a localização da solução; não se trata somente de estar disponível em 101 países e em 43 línguas, mas de incorporar os regulamentos legais de cada país, nomeadamente na componente de processamento de salários.
A evolução para um conceito de HXM – Human Experience Management – permite endereçar e potenciar a unicidade de cada pessoa
A SAP comprou várias empresas ultimamente para completar a oferta de soluções. Quais são e como podem contribuir para uma melhor gestão de RH dos vossos clientes?
A SAP adquiriu a solução Concur para o planeamento e registo de despesas de viagem. A Qualtrics, empresa adquirida em 2018, líder na área de soluções de customer experience, inclui na sua plataforma uma componente de RH que pode integrar uma solução global. No início da pandemia, a SAP Qualtrics disponibilizou, sem custos adicionais para qualquer empresa, processos de avaliação junto dos colaboradores, sobre o impacto que este novo contexto teria a nível pessoal, apoiando na definição e desenho dos planos de contingência que foram necessários implementar. Mais recentemente, adquiriu a Litmos, uma solução de gestão de aprendizagem que incorpora conteúdos e a capacidade de os criar, incluindo, de raiz, modernas funcionalidades, como por exemplo, a gamificação do processo formativo.
Como especialista do setor dos RH, que desafios acredita que os profissionais do setor vão ter de enfrentar?
A boa qualificação e os baixos custos, comparativamente a outras geografias, nomeadamente do centro e norte da Europa, associadas à facilidade e abertura para a possibilidade do trabalho remoto, colocam novos desafios no modo como as organizações valorizam os seus recursos. Mais difícil será adequar ou ajustar a cultura da organização, de forma a manter os seus valores e princípios sem colidir com estas novas necessidades.
Outro aspeto que os RH enfrentam hoje prende-se com o trabalho mais flexível e o crescente apoio aos colaboradores sem local físico de trabalho. As empresas têm de fornecer as ferramentas e a tecnologia para ajudar os seus colaboradores a permanecerem empenhados, produtivos e ligados à organização. A oferta contínua de oportunidades de desenvolvimento e crescimento para reter o talento e manter a agilidade organizacional é igualmente um desafio. O trabalho remoto e a complexidade de negócios cada vez mais globais aumentam a exposição a temas legais e de conformidade, sendo que se multiplicam as regras e normas a cumprir.
Quais os vossos objetivos de crescimento nos próximos anos?
A ambição passa por sermos os líderes de mercado no apoio às organizações no seu caminho de evolução, pela transformação digital das funções de RH. Temos a ambição de continuar a crescer ao ritmo de dois dígitos ao ano, inovando e adicionando novas funcionalidades, que permitam mais opções aos clientes existentes e endereçar novos clientes, contribuindo para uma maior quota de mercado da SAP.
Entrevista publicada na edição n.º 137 da RHmagazine, referente aos meses de novembro/dezembro de 2021.
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!