ASSINAR NEWSLETTER
Terça-feira, Novembro 3, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Seis tendências de Big Data, tecnologia self-service e outsourcing para a Gestão de Recursos Humanos

Ana Silva Por Ana Silva
22 de Fevereiro, 2018
em TECNOLOGIA RH
0
55
Partilhas
535
Visualizações

A gestão adequada dos dados, o uso de plataformas tecnológicas de self-service e o outsourcing são algumas das seis grandes tendências para a gestão de Recursos Humanos e de Salários identificadas pela Seresco, empresa especializada em outsourcing de salários e desenvolvimento de soluções tecnológicas para Recursos Humanos.

1.º – Tecnologia ao serviço de equipas profissionais
Num mercado cada vez mais digital, a maioria dos processos de gestão, como autorizações, arquivo de documentos ou distribuição de salários podem ser automatizados. Para além de não ser uma ameaça para os Recursos Humanos, possibilita uma vantagem competitiva: ao delegar a gestão de tarefas necessárias, mas não estratégicas, os profissionais podem dedicar-se ao desenvolvimento e implementação de iniciativas fundamentais para o benefício da empresa e do seu talento. Existem várias opções de software disponíveis, quase tantas como necessidades diferentes. Por esse motivo, é importante recorrer ao testemunho dos clientes e à história e percurso das empresas que desenvolvem as ferramentas.

É importante optar por aplicações modulares, que permitem implementações progressivas de soluções em função das necessidades da empresa. Além disso, é importante poder contar com níveis de segurança diferentes, de forma a preservar a integridade dos dados tratados (controlo de acessos, perfil de clientes, etc).

Quem compreende melhor as necessidades de um departamento de Recursos Humanos é quem faz parte dele. Contudo, os profissionais devem ter em conta tudo o que as ferramentas do software de gestão lhe podem proporcionar, demonstrado no quadro seguinte:

2.º – Tecnologia de gestão e outsourcing de Salários: mais tempo para a gestão estratégica dos Recursos Humanos
Confiar a gestão de salários a um parceiro especializado pode aliviar o excesso de trabalho da equipa de RH de uma empresa, que poderá assim dedicar-se com mais atenção à componente estratégica do seu trabalho. A gestão de salários é uma tarefa intensiva que, de acordo com as estimativas da Seresco, pode representar uma parte importante do tempo das equipas.

Além disso, um parceiro pode proporcionar experiência e investimento em I&D focado em soluções tecnológicas de gestão de salários. Estas soluções podem oferecer ambientes cloud, através dos quais é mais simples e rápido partilhar informação, aprovar pedidos, verificar documentos, e a partir de qualquer dispositivo ou lugar. Além disso, os fornecedores de soluções de gestão de salários estão a dedicar cada vez mais recursos à inteligência do negócio ou ao Business Intelligence, entre outros, para oferecer valor acrescentado aos seus clientes.


3.º – Gestão dos dados corporativos na era do Big Data
De acordo com a Gartner, em 2017 mais de 8.400 milhões de objetos irão estar conectados. Cada vez gerimos maiores volumes de informação, pelo que é importante conhecer a linguagem dos dados: saber lê-los, analisá-los e partilhá-los para poder transmitir mensagens argumentadas e baseadas em evidências é hoje em dia tão importante como ler e contar era há 100 anos atrás. A analítica está a deixar de ser uma área limitada a especialistas, como os Data Scientists, para ser uma competência transversal a todas as equipas, independentemente do seu perfil e conhecimento técnico.

Por isso, as soluções de self-service de fácil utilização e os quadros de controlo são uma excelente maneira de organizar a informação e apresentá-la de forma intuitiva e visual, para tomar melhores decisões de negócio.

Representar visualmente informação sobre variáveis como o absentismo, a rotação ou formação é uma forma de ajudar os responsáveis de Recursos Humanos a transformar as suas intuições em conhecimento comprovado.

4.º –  Self-service: gestão autónoma por parte dos colaboradores
Existem determinadas tarefas que são essenciais para o funcionamento correto das empresas, mas, se forem geridas exclusivamente pelo departamento de RH podem limitar o potencial de competitividade da empresa. Certas micro tarefas tão simples, mas tão importantes, como alterar o número de conta, podem representar uma diminuição da produtividade da equipa quando acumuladas em excesso. Através do portal do colaborador, os próprios trabalhadores possuem o controlo dos seus dados e da sua informação, permitindo maior agilidade na resolução das suas necessidades e maior eficiência na gestão de tempo e quantidade de trabalho da equipa de Recursos Humanos.

A seguinte lista mostra as funcionalidades básicas que um portal do colaborador deve possuir:

  • Início: Um quadro de notificações para o colaborador. Geralmente apresenta informação corporativa, com novidades internas ou notícias atualizadas da empresa.
  • Organograma: Apresenta o quem é quem da empresa. Particularmente útil em empresas com muitos colaboradores e diferentes escritórios.
  • Dados pessoais: Dados básicos. Modificáveis pelo próprio colaborador.
  • Salários e pagamentos extra: Permite a revisão, download e impressão dos vencimentos. O colaborador acede quando quer e pode ver o seu histórico de documentação desde a data de entrada na empresa.
  • Pedido de férias e licenças: O colaborador solicita através de um calendário os dias de férias e o motivo do pedido. O mesmo segue um workflow, para a chefia selecionada, com o objetivo de aprovação ou não do pedido. Um contador mostra em tempo real os dias usufruídos e os dias pendentes.
  • Notificações: Todas as interações com os supervisores ficam registadas nesta página.
  • Remuneração flexível: Possibilidade de escolha dos produtos disponíveis, gestão da avaliação de desempenho, gestão das despesas, etc.
  • Por sua vez, o Portal do Colaborador deve possuir ainda mais informação a um supervisor ou diretor através de um “Painel de Controlo”

 

5.º – Sistemas modulares: evolução e gestão da mudança
As tecnologias de informação e comunicação estão a alterar rapidamente a forma como trabalhamos e nos relacionamos. Um processo normalizado hoje, amanhã já pode estar desatualizado, pelo que é importante que o fornecedor de soluções de RH e Salários proporcione ferramentas modulares capazes de se adaptarem às necessidades específicas que cada momento exige.

Porém, o fornecedor deve ir mais longe: deve ser o impulsionador da mudança dos seus clientes, antecipar-se às suas necessidades e propor soluções inovadoras. Ao ter informação atualizada sobre o mercado, possui o conhecimento necessário para fazer estas propostas de valor.

6.º – Suporte Técnico
Embora as ferramentas self-service que proporcionam autonomia ao colaborador sejam essenciais hoje em dia para o responsável de RH, é importante contar com uma equipa técnica que possibilite segurança e apoio nos momentos críticos. Apesar dos vários avanços tecnológicos do mercado, os especialistas de Recursos Humanos necessitam de contar com uma equipa especializada presente, que lhes garanta segurança e confiança.

 

 

[posts title=’Mais notícias de interesse:’ layout=’small-grid’][/posts]

Mais sobre big dataRH
Notícia anterior

RHconferência’17: o futuro dos RH em debate

Notícia seguinte

Crioestaminal entre as 50 empresas mais atrativas de Portugal

Recomendamos

Portugal acelera e entra no top 5 das contratações tecnológicas. A corrida agora é pelo talento

Portugal tem um desafio até 2030: formar 71% da força de trabalho

25 de Setembro, 2026
Menos dispersão, mais decisão: a aposta da Wospee em HR Analytics

Menos dispersão, mais decisão: a aposta da Wospee em HR Analytics

24 de Agosto, 2026
Portugal acelera e entra no top 5 das contratações tecnológicas. A corrida agora é pelo talento

Aumentar autonomia sem depender de software com Google AI Studio

18 de Agosto, 2026
IA. OpenAI alerta para “riscos potencialmente catastróficos” e apela a maior regulação

A nova IA não espera por instruções. Quem vai controlar o que fazem?

12 de Agosto, 2026
O caminho para a igualdade far-se-á através da inteligência artificial?

Equipas híbridas. De ferramenta a colega, IA ganha autonomia e força novas regras

11 de Agosto, 2026
O Conselho Editorial responde: que novas competências exige a gestão de equipas multigeracionais?

O Conselho Editorial responde: que limites éticos devem ser inegociáveis na digitalização dos RH com IA?

15 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Crioestaminal entre as 50 empresas mais atrativas de Portugal

Crioestaminal entre as 50 empresas mais atrativas de Portugal

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
O maior desafio da transparência salarial pode não estar nos números, mas nas justificações a dar. Três responsáveis de RH explicam porquê

O maior desafio da transparência salarial pode não estar nos números, mas nas justificações a dar. Três responsáveis de RH explicam porquê

3 de Novembro, 2026
Entrevista a Maria-Teresa Moreira e Marcela Uribe, ADP. Entre dados e pessoas, o que sobra para os RH?

Entrevista a Maria-Teresa Moreira e Marcela Uribe, ADP. Entre dados e pessoas, o que sobra para os RH?

2 de Novembro, 2026
A fasquia subiu! O que as empresas exigem aos juniores está a mudar, avisa a PwC

Geração Z procura motivos para não emigrar. O que podem os RH fazer antes que seja tarde?

2 de Novembro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Seminários: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Teresa Beleza chega aos RH da NOVA Medical School. Descubra o percurso que a levou até aqui

Teresa Beleza chega aos RH da NOVA Medical School. Descubra o percurso que a levou até aqui

2 de Novembro, 2026
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');