Por: António Loureiro – CEO e Founder da Conquest One,
OMetaverso irá tomar conta do mercado e mudar a forma como vendemos produtos e fazemos negócios. Desde a Meta, Nike, Google, até a Microsoft, são várias as internacionais que estão a investir em força. Como qualquer nova tecnologia, o Metaverso traz os seus desafios. É uma tecnologia que pode ser pouco inclusiva, os custos elevados dos equipamentos não são acessíveis a qualquer empresa, existe uma crescente preocupação de segurança e no acesso a dados privados. No entanto, acredito que com o desenvolvimento da tecnologia, estas adversidades certamente serão ultrapassadas e transformadas em oportunidades.
Porque o Metaverso é mesmo isso: uma oportunidade para estarmos (mais) conectados. Esta tecnologia irá mudar a forma como nos relacionamos e interagimos com os outros. No mundo dos negócios, pode mesmo tornar-se um serviço que aumenta a produtividade e a colaboração entre organizações. São várias as suas áreas de atuação, mas o setor de recursos humanos poderá sair especialmente beneficiado.
Com a pandemia, as empresas tiveram de se adaptar a um mundo mais digital e a modelos de interação à distância. O Metaverso tem potencial para mudar a forma como recrutamos e trabalhamos. A utilização do Metaverso é mais uma ferramenta que permite às equipas e a candidatos uma experiência mais imersiva.
As novas gerações interessam-se por marcas que fazem a diferença. A utilização do Metaverso pode ser um fator diferenciador na contratação. As empresas e profissionais devem estar “abertos” para conhecer e ser educados.
Embora numa fase inicial, esta tecnologia já é utilizada para recrutamento. As entrevistas virtuais através da plataforma, permitem uma avaliação menos subjetiva dos candidatos.
Na gestão de equipas remotas, o Metaverso possibilita um relacionamento mais próximo e atrativo com os colaboradores. Facilita a interação e socialização de equipas que podem estar distribuídas em qualquer parte do mundo. Esta tecnologia ainda auxilia a gestão do trabalho colaborativo. Através das salas virtuais, torna-se possível fazer ações de team building e até eventos.
Após a contratação, o Metaverso também pode facilitar a integração, formação e os processos de onboarding. Vai fazer mais do que apoiar o trabalho remoto e a colaboração entre barreiras geográficas, irá permitir formar pessoas de uma forma mais eficiente e imersiva. Através de simulações de realidade virtual, os colaboradores podem aprender como operar uma máquina ou praticar uma apresentação. No onboarding, torna-se possível os novos colaboradores visitarem o seu local de trabalho, sem nunca saírem de casa.
Este mundo virtual também pode transformar as relações com os clientes e parceiros. As reuniões distanciadas por vários kms, serão “transportadas” para o mesmo ambiente. Isto são apenas pequenos exemplos de como os mundos virtuais transformarão o mercado de trabalho. Se o Metaverso conseguir ajudar as empresas a ultrapassar a crise de recrutamento, a contratar mão-de-obra mais qualificada, a permitir adaptar os perfis ideais ao cargo e a criar uma experiência de proximidade entre equipas, então é uma solução que veio para ficar.
O potencial do Metaverso ultrapassa as empresas de tecnologias e plataformas de jogos. As empresas devem utilizar esta tecnologia para conectar, envolver e interagir com clientes, colaboradores, candidatos, consumidores e qualquer parte interessada. Cabe às empesas saber como explorar a natureza do seu sector neste ambiente digital muito mais imersivo do que os as ferramentas tradicionais de reuniões online que já utilizamos atualmente.
Com o crescente desenvolvimento da tecnologia e do interesse das pessoas pelo Metaverso, as empresas devem fazer um esforço para participar. Para os mais receosos, temos de ter em conta que não estamos (ainda) a investir para um mercado nacional, mas global. A maturidade tecnológica das empresas é diferente. Há que comunicar onde os nossos clientes e recursos estão, e se eles estão na linha da frente da tecnologia e da inovação, nós não podemos ficar para trás.