Autor: Miguel Vergamota, Country Manager Portugal da Talentia Software
O contexto pandémico que vivemos impulsionou um processo que já estava em curso: a transformação digital das organizações. É certo que nem todas as funções podem ser desempenhadas remotamente; mas aquelas que podem caminham certamente para um futuro híbrido.
As funções com maior potencial para trabalho à distância – em áreas como a gestão financeira, a comunicação ou os recursos humanos – correspondem a 30% da população empregada em Portugal. Assim, mesmo que o teletrabalho possa ser apenas em formato parcial, a digitalização do país irá continuar a acelerar.
O «next normal» carrega, então, grandes desafios e incógnitas, mas também representa uma oportunidade para a modernização, reestruturação e otimização de processos. Este novo paradigma tem de ser sinónimo de evolução e a área de RH não é exceção, tendo-se deparado com desafios sem precedentes ao longo do último ano: numa primeira fase, a gestão da saúde e segurança no local de trabalho; e mais tarde (ainda agora) a manutenção da motivação e competitividade das equipas à distância, e a avaliação de desempenho de forma remota, entre outros.
Gestão de RH neste contexto
A nova realidade que vivemos obriga a que os diretores de RH tenham um papel proativo na adoção e adaptação a novos métodos de trabalho, cimentados no online; bem como na formação dos especialistas da área em ferramentas e softwares de gestão que auxiliem esta transição.
Já não há volta atrás: as organizações precisam, mais do que nunca, de centralizar informação e garantir o acesso a ela a partir de qualquer lugar e dispositivo – uma das grandes vantagens da digitalização, comparativamente às antigas fichas de colaboradores, arquivadas em papel. Softwares completos para a gestão do capital humano, como é o caso do HCM Suite da Talentia, permitem aceder a todos os dados atualizados sobre os colaboradores em tempo real, centralizando a informação numa plataforma única e muito útil para os gestores.
Este tipo de softwares pode também apoiar e simplificar a operacionalização de atividades como o processamento salarial, a avaliação de desempenho, o desenvolvimento de programas de formação, os processos de recrutamento, ou o onboarding de novos colaboradores. A capacidade de centralizar toda a atividade de RH da organização, desde a componente administrativa à estratégica, numa só plataforma segura, intuitiva e acessível a vários técnicos em simultâneo, permite que tracemos um novo caminho na gestão de pessoas. Com o progresso da digitalização dos RH, os profissionais da área poderão economizar os seus preciosos tempos e recursos ao que realmente interessa – as suas pessoas – e conseguirão fazê-lo de forma muito mais eficiente e eficaz.
Artigo publicado na RHmagazine de março/abril de 2021
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