Chegou a Portugal em 2021 com o objetivo de promover a contratação de serviços domésticos, através de uma plataforma online que conecta clientes e profissionais.
A YourHero conta, hoje, com um leque de 420 profissionais que, através desta plataforma, têm a oportunidade de promover o seu trabalho. “O principal propósito da nossa plataforma é o desenvolvimento dos nossos parceiros profissionais a todos os níveis“, comenta Francisco Bernardes, country manager da YourHero para Portugal.
Para promoverem o seu trabalho na YourHero, os profissionais têm de passar por uma entrevista de pré-seleção. “A inscrição de cada profissional inclui uma espécie de entrevista de pré-seleção, onde ficamos a saber mais sobre a sua forma de trabalhar, os seus clientes, as suas ambições, entre outros dados relevantes”, comenta Francisco Bernardes.
Depois de estarem registados na plataforma, os profissionais serão então encaminhados para uma sessão de treino onde têm a oportunidade de ficar a conhecer os princípios e valores da empresa, assim como as obrigações que lhe são impostas através da cooperação com a YourHero.
Profissionais avaliados minuciosamente
Uma vez registados e prontos a colocar “mãos-à-obra”, o sistema da plataforma categoriza e prioriza os trabalhadores com base na avaliação dos clientes. “Quanto mais baixa for a classificação dos clientes, menor é a probabilidade de lhes atribuirmos um trabalho sendo que, para assegurar um elevado nível de serviço, acompanhamos o progresso de cada trabalho do princípio ao fim”, reforça o country manager.
Além da avaliação dos clientes, a YourHero tem implementado um conjunto de métricas com vista a melhorar continuamente o serviço prestado pelos seus parceiros. “É crucial aferir as métricas dos profissionais (tempo de resposta, número de orçamentos enviados, taxa de sucesso, etc.) e analisá-las. Cada profissional concentra-se em fazer o seu trabalho da melhor forma, pois essa é a sua especialidade. No entanto, aferir estes dados dá-nos mais conhecimento e compreensão do que pode ser melhorado“, explica Francisco Bernardes.
Estas métricas estão à disposição dos profissionais, que têm acesso a uma assistente pessoal virtual, chamada de “Mary”, que lhes faculta um resumo diário e semanal, de forma a ajudá-los a gerir melhor o seu tempo. No centro de estatísticas facultado pela YourHero, os parceiros da plataforma podem consultar várias informações, relacionadas com a receita total obtida até agora, com as categorias que lhes estão a trazer a maior receita, a sua taxa de sucesso (projetos adjudicados vs. projetos recebidos) e ainda lhes permite ficar a conhecer se os seus orçamentos estão dentro da média e qual o seu desempenho global.
Além de disponibilizar métricas, a YourHero ajuda os profissionais a compreender os dados que estes têm à sua disposição. “A nossa empresa dá grande importância à preservação de relações fortes com os nossos parceiros e, para garantir que estamos a ir ao encontro das suas necessidades, organizamos regularmente reuniões com eles para ouvir os seus feedbacks e sugestões. Ao ouvir as suas preocupações e ao compreender os seus desafios, somos capazes de criar soluções personalizadas que satisfazem as suas necessidades e reforçam a nossa parceria“, refere o country manager.
Além destas sessões, a plataforma organiza também um evento anual de parceiros, de forma a reconhecer as suas conquistas e celebrar o seu crescimento.
Serviço de limpeza tem sido o mais solicitado
O serviço mais solicitado em 2022 foi a limpeza doméstica, que registou mais de 3700 trabalhos realizados. Para o country manager da empresa, este crescimento pode ser explicado pelo facto de as famílias estarem cada vez mais preocupadas em garantir o equilíbrio da sua vida pessoal, preferindo delegar certas tarefas.
Esta procura, está a trazer frutos para a a YourHero, que tem vindo a registar, também, um aumento do número de profissionais a quererem estar presentes com este tipo de serviço. “Existe um número considerável e em constante aumento de profissionais de limpeza a quererem juntar-se a nós, relatando que a maior dificuldade para eles é conseguirem novos clientes – especialmente os que trabalham de forma independente. Essa barreira é exatamente o que a YourHero ajuda a combater”, comenta Francisco Bernardes.
A segunda categoria com maior expressão no marketplace é a de serviços de carpintaria. “Há uma considerável falta de profissionais nesta área, o que deixa os poucos carpinteiros disponíveis com muito trabalho em mãos. Na YourHero estamos a constatar isso desde que iniciámos as operações em Portugal e temos vários carpinteiros parceiros que já se tornaram casos de sucesso em termos de crescimento: contrataram mais funcionários, aumentaram o seu volume de negócios (até três vezes mais) e, consequentemente, viram o seu negócio crescer”, explica o country manager.
Dos 420 profissionais que compõem a plataforma, a grande fatia situa-se entre os 35 e 50 anos. A missão da YourHero para 2023 é continuar a contribuir para o crescimento destas profissões, que têm encontrado bastantes dificuldades em encontrar clientes e colaboradores nos últimos tempos e que, através da plataforma, têm conseguido colmatar estas dificuldades, sendo que alguns reportaram, numa sondagem conduzida pela plataforma aos seus parceiros, um crescimento anual de 300%.
“Com o objetivo de elevar os nossos profissionais ao próximo patamar, planeamos lançar a primeira Formação para Profissionais ainda este ano. Trata-se de um curso intensivo com cerca de 2 meses de duração em que se transmitem bases sobre finanças, vendas, serviço ao cliente, otimização de negócios e produto. Estará disponível para todos os parceiros YourHero, com um custo de participação justo e acessível”, remata Francisco Bernardes.