O estudo “Retenção de Talentos na Era Digital” da Factorial, anunciado no âmbito da 1ª edição do “People Facts”, indica que 4 em cada 10 pessoas afirmam só recorrer ao departamento de Recursos Humanos para esclarecimento de dúvidas administrativas.
O relatório divulgado esta terça-feira teve como ponto de partida a análise de recrutamento de colaboradores. “41% dos gestores de RH afirmam utilizar folhas em Excel para gerir o recrutamento das suas empresas, enquanto apenas 17% aderiram a processos digitais, como softwares ATS para fazer a gestão de talentos”, esclarece a organização.
No que respeita a fase de retenção de talento, o mesmo estudo indica que mais de metade dos inquiridos (57%) acreditam que as empresas estão a fazer um bom trabalho neste domínio. Quando questionados sobre as ações que retêm os colaboradores, cerca de 56% aponta como melhor ação o salário competitivo e justo, seguido do desenvolvimento de competências (48,9%) e do feedback honesto e construtivo (46,7%).
O relatório dá-nos ainda a conhecer quais as estratégias prioritárias para reter talento, tanto na ótica dos Managers e Diretores como do departamento de Recursos Humanos. Ambos os grupos, mencionam que a principal estratégia é a atualização do pacote salarial. Entrega de bonificações por desempenho, desenvolvimento e formação de competências, implementação de avaliações de desempenho e programas de valorização foram algumas das outras estratégias mencionadas.
As conclusões deste estudo foram apresentadas na 1º edição do “People Facts” — o valor dos Recursos Humanos em Portugal, desafios enfrentados pelos profissionais da área, ferramentas tecnológicas e a felicidade no local de trabalho foram alguns dos tópicos em discussão.

“A ideia é criar um nicho para abordarmos o tema de Recursos Humanos e trazer mudanças às empresas e aos colaboradores”, sublinha Ana Brazão, Country Sales Manager da Factorial.
Em relação ao painel de speakers, contámos com os testemunhos de Bernardo Martinho, HR Diretor da Plateform, João Lince, Human Resources Manager do Sublime Hotels, Sofia Gonçalves, Accounting & HR Manager da Despomar, entre outros.
Para o inquérito e estudo ““Retenção de Talentos na Era Digital”, conduzido pela Catarina Valente ,Marketing Specialist da Factorial, participaram 728 profissionais portugueses, dos quais 204 ocupam um cargo de gestão, 175 fazem parte do departamento de Recursos Humanos e, por último, 439 são colaboradores de uma empresa.