• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Domingo, Junho 26, 2022
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

41% dos empregadores portugueses esperam aumentar as suas equipas no 3.º trimestre de 2022

Conheça as conclusões do ManpowerGroup Employment Outlook Survey para o 3.º trimestre de 2022.

IIRH Por IIRH
20 de Maio, 2022
em MERCADO RH, TENDÊNCIAS RH
0
ManpowerGroup: Planos de contratação mais fortes no último trimestre do ano
8
Partilhas
90
Visualizações

Os empregadores nacionais avançam com perspetivas muito positivas de criação de emprego para o período entre julho e setembro do presente ano, com 41% a esperarem aumentar as suas equipas, apenas 10% a planearem diminuir a sua força de trabalho e 46% a pretenderem manter o número de trabalhadores que têm atualmente. Os dados do ManpowerGroup Employment Outlook Survey traduzem assim uma Projeção para a Criação Líquida de Emprego de +37%, já ajustada sazonalmente para o terceiro trimestre de 2022.

Este valor representa um crescimento considerável de nove pontos percentuais, face ao segundo trimestre do ano, e uma evolução positiva ainda mais acentuada, se comparada com o período homólogo de 2021, ao registar-se uma subida de 23 pontos percentuais.

As conclusões do ManpowerGroup Employment Outlook Survey para o terceiro trimestre de 2022 resultam das entrevistas realizadas a 518 empregadores durante o mês de abril, com os valores a refletirem já o impacto da guerra na Ucrânia nas empresas nacionais.

“Apesar do conflito na Ucrânia e do consequente acentuar dos desequilíbrios nas cadeias de abastecimento, nos mercados e preços das matérias-primas e combustíveis, a economia portuguesa mantém o crescimento pós-pandemia, tendo o próprio FMI revisto em alta as previsões do PIB português para 5,8%. Uma estimativa explicada pelo aumento nas atividades de turismo e de serviços, mas também pela procura interna, promovida, entre outros fatores, pelos previsíveis investimentos no PRR. Alia-se ainda o dinamismo de setores em grande crescimento, como o tecnológico, impulsionado pela digitalização. Acentuam-se assim as necessidades de talento, o que explica o reforço nas intenções de contratação dos empregadores portugueses, com uma Projeção para a Criação Líquida de Emprego de 37%”, afirma Rui Teixeira, Country Manager do ManpowerGroup Portugal.

“Este sentimento otimista não está isento de riscos, já que o aumento da inflação – estimada agora a 4,4% pelo FMI – e o impacto do aumento das taxas de juro no endividamento de empresa e particulares poderá traduzir-se em quebras de investimento e aumento das insolvências, com o consequente impacto no emprego. Teremos, por isso, de continuar a acompanhar a evolução do conflito e também da gestão da pandemia, para perceber os reais impactos a longo prazo na economia e no mercado de trabalho português”, acrescenta.

Setores com as projeções de contratação mais positivas

Acompanhando a digitalização do mercado e posicionando-se como um dos setores com níveis de escassez de talento mais elevados, a área das Tecnologias de Informação, Telecomunicações, Comunicação e Media é a que apresenta, segundo o estudo, as previsões de contratação mais positivas, com uma Projeção de +46%, o que revela um crescimento moderado de seis pontos percentuais face ao trimestre anterior.

Também o setor da Banca, Finanças, Seguros e Imobiliário avança com uma projeção muito otimista de +43%, com uma subida considerável de 18 pontos percentuais face ao trimestre anterior e de 24 pontos percentuais, quando comparada ao terceiro trimestre do ano passado. O setor da Restauração e Hotelaria segue a mesma tendência, no entanto, apresentando uma projeção de +40%, demonstra um ligeiro abrandamento nas contratações de dois pontos percentuais, face ao trimestre anterior, mas uma subida muito acentuada de 31 pontos percentuais, se comparada ao período homólogo de 2021, altura em que o setor sofria o impacto das restrições impostas pela pandemia.

Setores das Tecnologias de Informação, Telecomunicações, Comunicação e Media; Banca, Finanças, Seguros e Imobiliário e Restauração e Hotelaria são os que avançam com projeções de contratação mais otimistas

Por outro lado, o setor da Produção Primária, que reúne as atividades agrícola, mineira ou de recolha de resíduos, o setor da Educação, Saúde, Trabalho Social e Governamental, bem como o setor da Construção, embora otimistas, são os que avançam com ritmos de contratação mais lentos, com uma Projeção para a Criação Líquida de Emprego de +10%, +21% e +22%, respetivamente. As previsões seguem uma tendência de abrandamento face ao trimestre anterior, ao decrescerem oito pontos percentuais no caso da Produção Primária e da Construção e de dois pontos percentuais no setor da Educação, Saúde, Trabalho Social e Governamental. Já face ao período homólogo do ano passado, a Construção é a que mais evolui com uma subida de 15 pontos percentuais.

O setor Industrial e o Comércio Grossista e Retalhistas apresentam perspetivas mais otimistas, ambos com uma Projeção para a Criação Líquida de Empresa de 28%. Este valor traduz um crescimento de 14 pontos percentuais face ao trimestre anterior, no caso da Indústria, e uma situação de manutenção no caso do Comércio Grossista e Retalhista.

Desta forma, na generalidade, independentemente do setor analisado, os empregadores portugueses esperam reforçar as suas equipas durante os próximos três meses, tendência que evolui positivamente em todos os setores se comparada com o período homólogo de 2021. Já face ao segundo trimestre de 2022, apenas cincos dos onze setores têm previsões mais fortes do que as anteriormente registadas, o que revela um ligeiro abrandamento de trimestre para trimestre.

Regiões com maiores previsões de contratação

As cinco regiões de Portugal analisadas no estudo avançam com previsões de contratação positivas para o período de julho a setembro de 2022, apesar de duas não evoluírem positivamente face ao trimestre anterior. É a região Sul a que indica a Projeção para a Criação Líquida de Emprego mais animadora, com um valor +36%, 10 pontos percentuais acima das projeções do trimestre anterior e 27 pontos percentuais superior ao mesmo período do ano passado.

Seguidamente, a Grande Lisboa regista uma Projeção de +35%, o que traduz uma subida moderada face ao trimestre anterior, de sete pontos percentuais, mas acentuada se comparada com o terceiro trimestre de 2021, com uma diferença de 29 pontos percentuais. Uma tendência diferente identifica-se no Grande Porto, que, apesar de avançar com uma Projeção próspera de +32% para o próximo trimestre, surge com previsões que descem três pontos percentuais, quando comparadas com o trimestre anterior. Estas representam, porém, um crescimento elevado comparativamente ao mesmo período do ano passado, evoluindo positivamente em 20 pontos percentuais.

Região Sul e Grande Lisboa com as maiores previsões de contratação

Por fim, surgem as regiões Norte e Centro, que, embora avancem com Projeções mais baixas, mantêm-se com ritmos de contratação saudáveis, ambas com um valor de +24%, mas que refletem tendências de evolução diferentes. Assim, no caso da região Norte dá-se uma subida de cinco pontos percentuais em comparação com o segundo trimestre do ano e de 17 pontos percentuais, quando comparada com o mesmo trimestre do ano passado. Já na região Centro, a Projeção para o próximo trimestre representa uma descida considerável de 13 pontos percentuais face ao segundo trimestre do ano, mas consolida a tendência positiva face ao ano passado, com um crescimento de 17 pontos percentuais perante o período homólogo.

Pequenas, Médias e Grandes Empresas… Quais as que preveem contratar mais?

As empresas de todas as dimensões preveem aumentar as suas equipas no próximo trimestre. No entanto, são as Médias e Grandes Empresas as que anunciam um ritmo de contratação mais próspero, com uma Projeção para a Criação Líquida de Emprego de +33%, o que traduz ainda uma subida de sete e dois pontos percentuais face ao trimestre passado, respetivamente. Se comparada com o período homólogo do ano passado, a subida é ainda mais acentuada, com um crescimento de 16 pontos percentuais nas Médias Empresas e de 23 pontos percentuais nas Grandes Empresas.

São as empresas de maior dimensão as que mais pretendem contratar

Seguidamente, surgem as Pequenas Empresas, cujos empregadores avançam com uma Projeção sólida de +32%, mas que se assume num crescimento de apenas um ponto percentual face ao trimestre anterior, continuando, no entanto, a ser a dimensão de empresa que mais cresce comparativamente com o mesmo período de 2021, com um aumento de 24 pontos percentuais.

Entre os quatro tipos de empresas, são as Microempresas as que avançam com a Projeção para a Criação Líquida de Emprego mais baixa, mas ainda assim forte, com +27%, o que se traduz num crescimento de 13 pontos percentuais face ao último trimestre e de 21 pontos percentuais perante o terceiro trimestre do ano passado.

Perspetivas globais otimistas

Globalmente, observam-se perspetivas de contratação otimistas, com 39 do total de 40 países e territórios analisados no estudo a anunciarem planos de contratação positivos para os meses de julho a setembro, embora 12 deles demonstrem uma diminuição ou estagnação face ao segundo trimestre do ano.

Dos países com as previsões mais positivas destacam-se o México, o Brasil e a Índia, com Projeções de +59%, +54% e +51%, respetivamente. Em oposição, a Grécia apresenta uma Projeção para a Criação Líquida de Emprego negativa, de -1%, seguida de Taiwan e do Japão, com valores de +3% e +4%, respetivamente.

Na Europa, o país com a Projeção mais otimista é a Irlanda, de +42%, logo seguido de Portugal. No polo oposto, depois da Grécia, encontra-se a Polónia, que apresenta uma Projeção de +11%.

O estudo trimestral do ManpowerGroup entrevistou mais de 40.000 empregadores em 40 países e territórios. Os resultados completos do ManpowerGroup Employment Outlook Survey para o terceiro trimestre de 2022 podem ser consultados na página oficial de internet do grupo.

O próximo estudo será divulgado em setembro de 2022 e comunicará as expectativas de contratação para o último trimestre do ano. Com o MEOS a começar em 1962, os resultados deste ano marcam o 60.º ano consecutivo deste estudo.

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre ContrataçãoestudoManpowerGroupManpowerGroup Employment Outlook Surveytendência de contrataçãoTendências 2022
Notícia anterior

Sem planos para o verão? O Lidl abriu candidaturas pera estágios remunerados – e há vagas para RH

Notícia seguinte

A RHmagazine e a Universidade Europeia comemoram juntas o Dia Internacional dos Recursos Humanos

Notícia seguinte
A RHmagazine e a Universidade Europeia comemoram juntas o Dia Internacional dos Recursos Humanos

A RHmagazine e a Universidade Europeia comemoram juntas o Dia Internacional dos Recursos Humanos

Assine aqui

Últimas entradas

EDP distinguida como empresa familiarmente responsável

Já se sabe quais as marcas portuguesas mais valiosas em 2022. EDP ocupa o 1.º lugar

Por IIRH
24 de Junho, 2022
0

A Consultora OnStrategy apresenta os resultados do...

OPINIÃO: Da Produtividade para a UltraProdutividade

Portugal está entre os países da UE com rendimentos e produtividade mais baixos. Estarão estes dois indicadores correlacionados?

Por Ana Rita Maciel
24 de Junho, 2022
0

Este ano, a nova edição do “Estado da...

OPINIÃO: Formação: missão, solução ou objeção?

Saiba como tirar o maior partido do investimento em programas de reskilling e/ou upskilling

Por IIRH
24 de Junho, 2022
0

​Mais do que viabilizar a aprendizagem de...

Sente a sua produtividade a decrescer? Fique a par destas 5 estratégias para fazer uma melhor gestão do tempo

Sente a sua produtividade a decrescer? Fique a par destas 5 estratégias para fazer uma melhor gestão do tempo

Por IIRH
24 de Junho, 2022
0

A GoodHabitz, plataforma de e-learning, sugere cinco...

Escritórios não fazem parte dos planos desta tecnológica – que quer duplicar equipa 100% remota até ao final do ano

Escritórios não fazem parte dos planos desta tecnológica – que quer duplicar equipa 100% remota até ao final do ano

Por IIRH
23 de Junho, 2022
0

A Alts Digital espera contratar pelo menos...

VEJA MAIS

Compensação

Siga-nos

Junho 2022
Jun 27 2022

Conferência Compensação: muito mais do que salário

Auditório da Lispolis - Lisboa
Jun 27 - 28 2022

Formação: Recrutamento e Seleção de Talento

Jun 27 - 28 2022

Formação: RGPD, Código do Trabalho e Gestão de Pessoas

Jun 28 - 29 2022

Formação: Organização pessoal e Gestão do Tempo com Outlook

Jun 29 - 30 2022

Formação: 007. Missão Teletrabalho (Im)Possível

Jun 29 - 30 2022

Formação: Plano de Formação e a sua Avaliação

Jun 29 - 30 2022

Formação: Data Driven Recruitment Marketing

Jun 30 2022 - Jul 01 2022

Formação: Otimização fiscal das remunerações

Setembro 2022
Set 23 - 27 2022

Conferência eXperience Agile Week

Outubro 2022
Out 20 - 21 2022

Formação: Design Thinking e Agile na Gestão de RH

Out 25 2022

Global Talent Day 2022

Auditório da Lispolis - Lisboa
Novembro 2022
Nov 07 - 08 2022

Formação: Gestão Administrativa dos RH

No event found!
Load More

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In