J
á pensou no que faz um candidato optar pela sua empresa e não por outra? Ou no que leva um colaborador a não ir embora?
A employee value proposition é essencial para reter os melhores talentos, construir equipas de alta performance e fortalecer a empresa no mercado. Mas encontrar a proposta de valor certa para a sua empresa é um grande desafio.
Quando identificámos os principais componentes de uma Proposta de Valor do Funcionário (EVP), torna-se muito mais fácil a tarefa complexa de construir um. Ao longo deste artigo vamos apresentar as 6 seis principais etapas para construir um EVP de sucesso para a sua organização:
- Avalie a sua oferta atual
- Entreviste os seus colaboradores, atuais e antigos
- Defina os componentes chave do seu EVP
- Escreva a sua proposta de valor para o colaborador
- Promova a sua EVP através dos canais certos
- Analisar os resultados
Após identificadas as etapas, passamos a uma breve explicação sobre a execução da mesma.
1. Avalie a sua oferta atual
O desenvolvimento da EVP deve começar com o básico. Avalie o que é a sua empresa atualmente e o que não é. A sua avaliação deve ser clara e objetiva.
Faça uma checklist com todos as componentes relevantes para a construção da seu EVP. Analise cada ponto colocado previamente na lista e determine até que ponto a sua empresa atualmente oferece cada um deles. É importante ser completamente objetivo na realização desta atividade. É por isso que é útil recolher opiniões dos seus colaboradores tendo em conta o desempenho dos pontos da checklist e como é que estes estão a ser cumpridos.
2. Entreviste os seus colaboradores
Saber o que a sua empresa pode e não pode oferecer é crucial para a construção de uma EVP forte. Para ter uma visão exata da opinião dos seus colaboradores desenvolva questionários ou inquéritos para recolher o feedback dos focus groups internos que incluem funcionários atuais e novas contratações. Inclua também colaboradores antigos nos inquéritos, e compreenda o que a organização poderia ter feito para os ajudar a ficar na empresa.
Nos inquéritos aos colaboradores atuais, faça perguntas como:
- Porque é que gosta de trabalhar aqui?
- O que é que o motiva no trabalho para se envolver mais?
- Que melhorias gostaria de ver?
- Qual é a necessidade mais importante que tem em relação à nossa empresa?
- Que tipo de apoio espera da empresa para o ajudar a atingir os seus objetivos de desenvolvimento profissional?
Após recolher as respostas dadas pelos diferentes focus groups de colaboradores nos inquéritos, sabe o que motiva melhores desempenhos, utilize este feedback para construir uma melhor oferta de emprego para os seus potenciais colaboradores.
3. Defina os componentes chave da sua EVP
Agora é altura de avaliar as suas conclusões e chegar à nova proposta de valor da sua empresa. É assim que irá atrair e reter os melhores talentos. Utilize a pesquisa realizada nas etapas anteriores para responder a perguntas como:
- Que faixa salarial e benefícios de emprego vai atrair o meu candidato alvo?
- Quais as oportunidades de crescimento de carreira procura o meu candidato alvo?
- Qual tipo de cultura de empresa ajudará o meu público-alvo a ter sucesso no trabalho?
- O que constitui um ambiente de trabalho ideal para o meu candidato alvo?
O seu EVP também deve ser segmentado para diferentes cargos e níveis hierárquicos. Por exemplo:
- A EVP para recém-licenciados para preencher uma posição de nível inicial vai destacar coisas como crescimento na carreira, ambiente de escritório divertido, experiência positiva dos colaboradores, e regalias dos empregados.
- A EVP para profissionais que não são recém-licenciados vai destacar coisas como estabilidade na carreira, apoio aos cuidados infantis, e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Uma vez determinado o que irá oferecer, traduza-o em afirmações que os candidatos possam rapidamente compreender e relacionar-se com elas.
4. Escreva sua proposta de valor
Uma vez identificado o que difere a sua empresa da concorrência e que experiência pode proporcionar ao colaborador, o passo seguinte é escrever uma EVP forte.
Certifique-se de que a sua mensagem de EVP é clara, única e inspiradora. É a única forma de o ajudar a atrair e reter os melhores talentos. Além disso, certifique-se de que a sua EVP está alinhada com os seus colaboradores e com as expectativas da empresa.
5. Promova a sua EVP através dos canais certos
Agora que estabeleceu a sua proposta de valor deve promovê-la. Neste sentido, até uma EVP vencedora, mas mesmo a melhor EVP é inútil, a menos que seja bem comunicada.
Então, o que se segue?
- Não fale apenas do seu EVP na página de vagas do seu website.
- Promova-a!
Aproveite os diferentes canais de comunicação internos e externos que utiliza atualmente na sua organização para fazer passar a palavra. Internamente, pode promover a sua EVP através de blogs da empresa, boletins informativos, e-mail, câmaras municipais, e outras ferramentas de comunicação interna.
De facto, a forma como comunica com os seus colaboradores tem um impacto direto na experiência do colaborador que se transmite e consequentemente, na sua EVP.
A nível externo, pode promover a sua EVP através dos meios de comunicação social, tais como páginas do LinkedIn, página de vagas no website, anúncios de emprego, vídeos de recrutamento e programas de referenciação.
Consiga que os seus embaixadores da marca promovam a marca empregador utilizando as suas plataformas de meios de comunicação social. Há muitas ferramentas de comunicação disponíveis para o ajudar a promover a sua EVP através de vários pontos de contacto da viagem do candidato.
6. Analisar os resultados
O primeiro passo no processo de revisão é medir como o talento chave está a responder á sua EVP. Verifique métricas pré-definidas, como por exemplo:
- Engagement nas redes sociais em publicações relacionadas com o trabalho
- Aumento das candidaturas
- Aumento das respostas dos candidatos passivos
- Queda do turn over
Contudo é necessário que continue a rever a sua EVP de vez em quando – pelo menos uma vez por ano. As expectativas das pessoas mudam com o tempo, e mesmo que a sua EVP atual seja extraordinária, novas atualizações são sempre importantes para que ela continue a funcionar.
Por conseguinte, continue a realizar entrevistas a colaboradores em focus groups para compreender o que as pessoas procuram. Isto vais assegurar que a sua EVP ainda é forte para atrair e reter o talento certo.