“Na véspera de escrever este editorial deliciei-me a ver um programa televisivo do mais brilhante humorista português, em que o mesmo parodiava a obsessão de todos os candidatos eleitorais em Portugal com o tema do ambiente. Apesar de muito bem construída, a paródia dele falava de algo muito sério: a emergência de uma maior consciência sobre o desenvolvimento sustentável, e da responsabilidade que todos temos, à nossa escala, para construir organizações, sociedades e nações mais saudáveis e equilibradas, com vista a podermos todos viver num planeta que não deixe de ser viável. Porque, como dizem os cartazes, nestes temas não há plano B… E sobre isto fala esta edição da RHmagazine. A forma como os mais diversos atores da nossa comunidade empresarial estão em sintonia com esta preocupação é um sinal muito encorajador de que o mundo dos negócios pode ser mais humano e sustentável. Nem que seja porque o imperativo da competitividade assim o exige 😉
E essa responsabilidade acontece com o desenvolvimento sustentável das organizações e da sociedade, mas começa desde logo com as pessoas. Disso nos fala a Carla Carvalho Dias na entrevista que nos deu: “Um líder que tenha empatia, responsabilidade e generosidade com a sua equipa pode esperar que a sua equipa o faça com o seu cliente e entre ela.”… o princípio da reciprocidade aplicado a uma ética de trabalho virtuosa, sem dúvida. Numa perspetiva mais global, vemos essa linha condutora na entrevista com Nathalie Ballan, da empresa Sair da Casca, uma empresa que merece ser descoberta por nós, quando nos diz que “O desenvolvimento sustentável é uma área que diz respeito a toda a organização, à forma como vai produzir, distribuir, vender e reciclar o produto e à forma como vai responder às partes interessadas.” A responsabilidade à escala global num ciclo virtuoso que o mercado aberto veio tornar incontornável. Mas também para isto é preciso sensibilizar e formar os decisores, pelo que o papel da Academia se torna vital para que isto aconteça. Tal como nos refere na sua entrevista Céline Abecassis-Moedas – diretora recém-nomeada da Formação de Executivos da Católica Lisbon – “Os gestores necessitam de se distanciar do seu quotidiano, para serem capazes de absorver novos conhecimentos e conhecer novas pessoas, também para enriquecerem a sua rede de contactos.” Porque desta polinização cruzada e deste alargar de horizontes se faz a construção de uma postura de gestão mais ética e responsável. Por fim, o nosso tema de capa – o Employee Value Proposition – reforça e dá consistência a esta perspetiva, uma vez que a ética e a responsabilidade social alimentam inequivocamente a dimensão emocional da proposta de valor das empresas. Talvez a dimensão mais importante da mesma… Sobre tudo isto e muito mais poderá ler nesta edição.
Ricardo Fortes da Costa
Diretor RHmagazine
Alguns temas da Edição nº 124 (setembro/outubro) da RHmagazine:
FOCUS
Desenvolvimento Sustentável e a Importância das Empresas
PESSOAS
Céline Abecassis-Moedas
Uma perspectiva internacional ainda mais forte
TEMA DE CAPA: EMPLOYER VALUE PROPOSITION
Num mercado dinâmico e global em que os perfis desejados começam a não ser suficientes para todos, torna-se crítico que as organizações tornem clara a sua proposta de valor para os colaboradores.
ENTREVISTA
António Valadas da Silva, Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)
CARREIRA
Ana Teresa Porfírio, Diretora de Recursos Humanos da Jaba Recordati
TALENTO
O Meu Aluno já é um DRH!
ARTIGO
ANDRAGOGIA: Um caminho desafiante a percorrer
SAÚDE & BEM ESTAR
Oncologia: reforçar o conhecimento e a proteção
CADERNO ESPECIAL: Eventos Coorporativos
CADERNO ESPECIAL: Formação & Desenvolvimentos dos colaboradoreslunos e recém-graduados.
EVENTO RH
GLOBAL TALENT DAY 2019
E muito mais na sua RHmagazine ….
Boas Leituras!