ASSINAR NEWSLETTER
Terça-feira, Agosto 4, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Trabalho remoto: o foco vira-se para este novo desafio

IIRH Por IIRH
19 de Março, 2020
em SAÚDE E BEM-ESTAR
0
Trabalho remoto: o foco vira-se para este novo desafio
33
Partilhas
371
Visualizações

O aumento do trabalho remoto e do número de equipas distantes fisicamente tem sido uma resposta direta às dores do local de trabalho moderno. Algumas empresas têm optado por disponibilizar benefícios relacionados com “escritórios extravagantes”, mas que acabam muitas vezes por não compensar aquilo que os colaboradores neste momento mais ambicionam: flexibilidade.

Com a implementação forçada de períodos de quarentena e do “trabalho a partir de casa” resultantes do COVID-19, milhares de trabalhadores e equipas têm agora de se adaptar a uma realidade diferente e em muitos casos desconhecida. Uma grande parte da dinâmica corporativa “normal” está a ser afetada [eventos, reuniões, formação, teambuilding… tudo mais circunscrito, com menos pessoas, se possível feito à distância, ou no limite a ser adiado]

Se é certo que alguns colaboradores vão ser mais produtivos, sabe-se também que para outros será difícil, por falta de meios, espaço físico adequado, iliteracia tecnológica, solidão. A questão incontornável é que, independentemente do local, a exigência vai manter-se: As empresas vão continuar a exigir que as equipas planeiem, executem e comuniquem de forma eficaz e que os líderes se empenhem no desenvolvimento, feedback e inspiração dos seus colaboradores.

O foco vira-se então para este novo desafio: Como é que continuamos a desenvolver equipas e lideranças, mas agora remotamente, depois de termos adiado 5.000 formações presenciais previstas entre Março e Abril?

Há soluções robustas no mercado de e-learning para o desenvolvimento individual, mas onde estão as soluções para fazer “teambuildings remotos”… será que há? Claro que sim, vejamos alguns exemplos.

É do relacionamento entre os membros da equipa que se cria a verdadeira cultura da empresa, e não tê-los em contato pessoalmente é um dos principais desafios das equipas remotas. Atividades com o Remote Team Challenge ou um LARP Temático [Live action role playing] são extraordinárias para fazer viver os valores e a cultura da empresa e podem ser implementadas já, se temas como o sentimento de pertença for um desafio actual.

Existem muitos aplicativos e ferramentas de mensagens e vídeo, mas nenhuma fornece o nível de comunicação que as pessoas experimentam enquanto estão sentadas na mesma sala ou compartilhando uma pausa para o café. Por essa via, compreende-se que a comunicação é outro dos desafios de equipas remotas. Um Bomb Squad virtual ou o Video Cartoon Network são exercícios fabulosos que amplificam as competências de comunicação das equipas, sem exigir que estejam todos no mesmo espaço.

O trabalho remoto é também associado com o tema da “solidão” e do “trabalhar sozinho”. Por essa via, é normal que outro dos desafios seja o desenvolvimento de competências relevantes para o trabalho em equipa. O “Envelope Escape Room” e a “Caça ao tesouro Online” são apenas duas das soluções que desenvolvem competências como o planeamento, articulação, criatividade e capacidade para resolução de problemas em equipa e que estão disponíveis para as organizações.

Na prática, gerir equipas virtuais tem muito que se lhe diga. Trata-se de dominar as complexidades dos relacionamentos profissionais remotos e garantir que se melhora o quão bem as equipas colaboram. Para isso, soluções customizadas para aprendizagem em equipa [feedback à distância, co-construção de objetivos, co-development, brainstorming, comunicação em equipa, etc] são ainda mais importantes de dominar hoje em dia… e são desenhadas de acordo com as necessidades atuais.

Estas e outras soluções permitem que as empresas respondam de forma igualmente eficaz aos desafios de desenvolvimento das equipas, mesmo com as restrições atualmente vigentes. A necessidade de crescimento constante é uma realidade incontornável das organizações, e não deve ser colocada em “stand-by” por medidas de contenção que são impostas hoje… ou no futuro.

https://immersis.pt/team-buildings-em-equipas-remotas/

Por Luis Rosário

Notícia anterior

Talkdesk abre escritório em Oeiras e quer contratar até 100 pessoas

Notícia seguinte

EMIS melhora processos de Gestão de RH com solução HCM da Talentia Software

Recomendamos

Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

28 de Julho, 2026
O direito a desligar não é uma sugestão. ACT deixa aviso aos empregadores

O direito a desligar não é uma sugestão. ACT deixa aviso aos empregadores

22 de Julho, 2026
Trabalho Híbrido e stress: conheça as origens do problema

As férias ainda nem começaram e já está de rastos? Eis cinco formas de reduzir o stress

17 de Julho, 2026
Conceição Carvalho, novobanco: “O bem-estar não é uma ação pontual. É parte da proposta de valor para os colaboradores”

Conceição Carvalho, novobanco: “O bem-estar não é uma ação pontual. É parte da proposta de valor para os colaboradores”

13 de Julho, 2026
O burnout é só a ponta do icebergue. Há outros três fenómenos a preocupar (e muito) as empresas

O burnout é só a ponta do icebergue. Há outros três fenómenos a preocupar (e muito) as empresas

9 de Julho, 2026
Descubra aqui quem são as 25 melhores empresas de TI para trabalhar em Portugal

Descubra aqui quem são as 25 melhores empresas de TI para trabalhar em Portugal

7 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Da gestão de recursos à gestão de pessoas

EMIS melhora processos de Gestão de RH com solução HCM da Talentia Software

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Academias de formação: da visão à transformação

Academias de formação: da visão à transformação

11 de Março, 2026
Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

10 de Março, 2026
Opinião Catarina João Morgado, PwC’s Academy. Como estruturar a estratégia de aprendizagem para 2026

Opinião Catarina João Morgado, PwC’s Academy. Como estruturar a estratégia de aprendizagem para 2026

13 de Março, 2026
Na saúde e doença. O pagamento do complemento de baixa médica enquanto benefício salarial

Trabalho sem fronteiras

3 de Agosto, 2026
Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

A IA está a mudar de papel nas empresas – e os RH estão na linha da frente

3 de Agosto, 2026
Crónica: O que é isso de Mindset Digital? – por Catarina João Morgado, PwC’s Academy

Crónica. “Entre a crítica, a leveza e 100.000 pessoas a dançar”, por Catarina João Morgado

31 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');