ASSINAR NEWSLETTER
Domingo, Novembro 1, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Opinião: Setembro é, sem dúvida, um mês de diferentes recomeços

IIRH Por IIRH
29 de Dezembro, 2020
em CRÓNICAS & OPINIÃO, MERCADO RH, SAÚDE E BEM-ESTAR
0
Opinião: Setembro é, sem dúvida, um mês de diferentes recomeços
27
Partilhas
305
Visualizações

Autora:
Rita Monteiro Mourão
Doutorada em Estudos de Comunicação, especialização em comportamento organizacional; Investigadora no CIES-iscte e docente convidada na Escola Superior de Comunicação Social

3 ideias a reter:

1 – A utilização das máscaras de proteção tem vindo a ser um tema controverso, mas que não deixa de estar “em cima da mesa” quando nos referimos aos profissionais, especialmente, àqueles que iniciam agora o trabalho presencial.

2 – É necessário perceber o conflito trabalho-família destes colaboradores e de que forma a pandemia tem vindo a impactar as suas vidas profissionais.

3 – É premente compreender como é que as empresas irão atuar no futuro. O teletrabalho vai perpetuar-se?

Setembro é o mês dos recomeços. Voltamos à rotina, voltamos ao trabalho, voltamos à escola e, agora, voltamos ao “novo normal”. Será que lhe podemos chamar assim? Filipe Froes, pneumologista e consultor da Direção Geral de Saúde, em entrevista à Sic Notícias, dizia que jamais lhe podemos chamar “novo normal”, mas antes “novo anormal”.

Não é normal os contactos com clientes, colegas e chefias serem feitos em exclusivo por via digital, nem o escritório ser o espaço de lazer dos nossos filhos ou o nosso cônjuge, de repente, fazer parte da nossa equipa. Não é normal, mas é necessário. Não é normal vermos as nossas turmas de ensino superior, reduzidas a metade ou a 1/3 e os professores terem de projetar a sua voz através de uma máscara, sem ter acesso direto aos rostos dos seus alunos. Não é normal, mas é necessário. Não é normal que as crianças não consigam brincar tranquilamente, sem ser através de um ecrã ou com uma distância mínima de 1 metro, nem que as escolas e universidades passem a ter apenas uma função instrumental, descurando-se a sua vertente social e
emocional tão importante para o crescimento dos alunos, enquanto seres humanos. Não é normal, mas é necessário.

Todos estes aspetos passaram a ser necessários para a manutenção da saúde pública! E o bem-estar dos colaboradores?

É certo que um confinamento é contranatura e que o conflito trabalho/família se evidenciou nos últimos meses, tendo até disparado o número de divórcios e de casos de stress pós-traumático. Também é certo que estamos perante uma crise económica, social, política e sanitária e que, as pessoas, na sua generalidade estão cansadas. Mas, será que queremos que este cenário se perpetue?
Alguns estudos têm vindo a evidenciar que as opiniões se dividem. Uma investigação recente e nacional, coordenada pela professora Margarida Gaspar de Matos, da Faculdade de Motricidade Humana, deu conta que 1/3 das pessoas sentiram-se melhor em regime de teletrabalho, 1/3 não sentiu qualquer alteração e 1/3 sentiu que seria pior o regime de teletrabalho.

É preciso, então, colocar as coisas na balança e tentar encontrar o equilíbrio. Esse tão desejado e, às vezes, utópico equilíbrio. Como é que podemos lá chegar? Não sei. Poucos sabem. É, sem dúvida, uma época de adaptação das organizações e dos colaboradores. Se por um lado, o trabalho presencial acarreta mais riscos de saúde física; o teletrabalho envolve riscos de saúde psicológica que não poderão ser descurados. Resta-nos estar mais atentos às recomendações daqueles que não sabem tudo, mas que sabem um bocadinho mais… aqueles que estão, que estiveram e que continuam a estar na linha da frente. Aqueles que tantas vezes têm sido criticados por não darem respostas definitivas, embrulhados, muitas vezes, em teorias da conspiração.
Quando verificamos que os protestos contra máscaras se acentuam em alguns pontos da Europa, devemos parar e refletir sobre o facto de a ciência ser feita de contradições constantes que possibilitam a evolução.

O papel das empresas é fundamental, existindo a necessidade de agirem de forma estratégica.
Claro que não é confortável passar grande parte dos nossos dias com o rosto tapado e distantes daqueles que nos são mais próximos. Também não é confortável que a nossa casa passe a ser o nosso escritório. Porém, e indubitavelmente que o desenvolvimento das tecnologias nos permitiu agir em diferentes contextos das nossas vidas, de uma forma rápida e eficaz. Valeram-nos o WhatsApp para comemorar aniversários com os amigos e
a família; o Skype para as reuniões diárias de trabalho; o Zoom para assistir às aulas e fazer exames.
A passagem abrupta do offline para o online salvou-nos a vida. Será que é normal? Não é normal, mas é necessário.

Setembro é, sem dúvida, um mês de diferentes recomeços.

 

Mais sobre Artigocovidopiniãosetembroteletrabalho
Notícia anterior

Estas são as conclusões do webinar da Mercer “Assegurar um pacote de compensação competitivo”

Notícia seguinte

Luís Melo, administrador da BebéVida: “Estamos muito contentes com a jovem e promissora equipa que temos”

Recomendamos

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

28 de Outubro, 2026
Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

26 de Outubro, 2026
Pilhas de currículos para analisar? Esta startup portuguesa quer dar uma ajuda aos RH com IA

Pilhas de currículos para analisar? Esta startup portuguesa quer dar uma ajuda aos RH com IA

26 de Outubro, 2026
“Um bom kit funciona quando cada elemento cumpre uma função clara”

“Um bom kit funciona quando cada elemento cumpre uma função clara”

19 de Outubro, 2026
Há um novo observatório dedicado ao bem-estar nas empresas e os RH devem conhecê-lo. Chama-se WellLab

Há um novo observatório dedicado ao bem-estar nas empresas e os RH devem conhecê-lo. Chama-se WellLab

16 de Outubro, 2026
O problema não é apenas quem falta. Afinal, as maiores perdas vêm de quem está presente (e os números impressionam)

O problema não é apenas quem falta. Afinal, as maiores perdas vêm de quem está presente (e os números impressionam)

16 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Luís Melo – Administrador da BebéVida

Luís Melo, administrador da BebéVida: "Estamos muito contentes com a jovem e promissora equipa que temos"

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');