ASSINAR NEWSLETTER
Terça-feira, Outubro 27, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

OPINIÃO: Os RH estão a tornar-se Agile: Os novos processos de avaliação de desempenho

IIRH Por IIRH
3 de Maio, 2021
em CRÓNICAS & OPINIÃO, TENDÊNCIAS RH
0
OPINIÃO: Os RH estão a tornar-se Agile: Os novos processos de avaliação de desempenho
73
Partilhas
814
Visualizações

 

Autora: Lúcia Palma, CEO da MIND UP

 


 

Inevitavelmente, os Recursos Humanos começaram a tornar-se ágeis numa versão lite, onde os princípios do agile são aplicados sem os protocolos e ferramentas que servem de base ao mundo das novas tecnologias.

O mais importante é que começa a existir um afastamento da abordagem «waterfall» marcada por regras e planeamento mais ou menos rígido, rumo a um modelo mais simples e rápido, que impulsiona o feedback ativo de todos os participantes.

O paradigma do RH ágil tem ganho um especial fôlego na matéria da gestão de desempenho. Vários são os exemplos de empresas de topo que abandonaram (ou se encontram em processo de transição) dos modelos tradicionais de controlo hierárquico, para darem maior autonomia e espaço às suas equipas, de forma a gerirem mais de perto e de forma real as necessidades dos seus projetos, dando assim lugar a um modelo mais ágil de planeamento do projeto, tendo em conta as mudanças necessárias para o seu sucesso.

Todas estas mudanças levam a que as empresas comecem a redesenhar as suas práticas de gestão e avaliação de talentos. A adoção do agile levou a que muitas empresas abandonassem a revisão anual de desempenho, juntamente com as metas dos trabalhadores que eram definidas em modelo cascata, a partir dos objetivos do negócio e de cada unidade orgânica em si.

À medida que os colaboradores começam a trabalhar em projetos mais curtos e de duração variável, muitas vezes geridos por diferentes líderes, a noção de feedback de desempenho feito uma a duas vezes no ano faz cada vez menos sentido.

Na realidade, a chave de mudança na gestão de avaliações agile é o feedback constante, dado pelos diferentes líderes com que o colaborador está em contato. Tenhamos em conta que a falta de feedback dentro das organizações é um dos motivos do abandono e falta de retenção de talentos.

São exemplos de sucesso na aplicação da gestão de talentos agile empresas como a GE, Pfizer, P&G, IBM e Cigna, que abandonaram os tradicionais modelos de avaliação e adotaram as avaliações agile, apoiadas em sistemas de feedback constante e mais imediato ao longo do ano, para permitir que as equipas alcancem níveis e patamares de alta performance, passando a corrigir erros de percurso com rapidez, adaptando-se e melhorando o seu desempenho, através de elevados índices de motivação intrínseca e aprendizagem.

Os processos de avaliação agile afastam-se do modelo tradicional das «5 conversas» (a conversa para definição de objetivos; para discussão do plano de carreira; a avaliação a meio do ano; avaliação no final do ano; e a discussão sobre a atribuição do prémio remuneratório), em direção a modelos de diálogo contínuo e constante.

Deve-se ainda frisar que, para os sistemas de avaliação agile, as avaliações não decorrem todas em simultâneo; elas dependem de ciclos de trabalho de cada equipa e/ou membro. Ainda que este ponto possa parecer mais desafiante para a gestão do RH, nada parece ser mais lógico do que ser reconhecido (de modas as formas de reconhecimento que se pode ser dentro de uma empresa), logo após o fim de um projeto ou evento importante.

Os grandes pontos de diferença das avaliações agile são a redefinição constante de objetivos, face àquilo que é a realidade de trabalho e desempenho dos colaboradores, sempre em linha com a missão da empresa, mas com grande flexibilidade para mudança; bem como a participação no processo de vários intervenientes. Este é ainda um projeto constante, onde o feedback é dado em tempo real, de forma construtiva e com grande segurança psicológica, pois errar é humano e natural.

Nestes processos, onde a transparência e o diálogo são reis, não existem dificuldades maiores em fazer a gestão de expectativas sobre o desempenho dos colaboradores, porque em tempo real foi dada a informação sobre o seu desempenho e necessidades de melhoria e mudança.

Neste ponto, e ainda sobre gestão de avaliação, quanto à atribuição de prémios remuneratórios baseados na avaliação agile, nunca é demais relembrar os princípios e ensinamentos do sistema Merit Money, do Management 3.0:

  • Os salários devem ser sempre esperados, os bónus não: mantenha os bónus como surpresa. Quando os bónus se tornam frequentes e antecipados, passam a ter o mesmo efeito que os salários regulares.
  • Os ganhos devem ser baseados na colaboração, não na competição. Ao determinar quanto as pessoas devem ganhar, o principal critério deve ser o trabalho colaborativo em direção a um objetivo comum.
  • O feedback dos colegas é a principal medida de desempenho: as contribuições para um propósito compartilhado são mais bem detetadas e avaliadas pelos colegas – apenas eles conhecem todos os detalhes do projeto.
  • A compensação deve servir para nutrir a motivação intrínseca. O dinheiro deve ser um reflexo da curiosidade, honra, aceitação, influência e persuasão positiva mostrados por determinado colaborador.

Por fim, cabe relembrar que as avaliações agile assentam no feedback constante e claro de todos os intervenientes e membros de uma equipa e projeto, tendo em apreço o seguinte valor de base: as contribuições e as opiniões de todos têm o mesmo peso!


ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!
Mais sobre ágilAgileavaliação de desempenhodesempenhoGestãoMetodologiarecursos humanosRH
Notícia anterior

BOOST IT nomeia nova Happiness & Retention Manager

Notícia seguinte

Sara Dória, GROW-ING: «Devem ser os processos a definir as ferramentas e não o contrário»

Recomendamos

De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

27 de Outubro, 2026
Há dois tipos de profissionais a ganhar terreno nos RH. Em qual deles se encaixa?

Há dois tipos de profissionais a ganhar terreno nos RH. Em qual deles se encaixa?

23 de Outubro, 2026
Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Despedir hoje para poupar amanhã? A IA pode trocar as voltas às empresas

23 de Outubro, 2026
Emprego cresce ao ritmo mais baixo dos últimos três anos. Saiba que setor continua a construir oportunidades

Emprego cresce ao ritmo mais baixo dos últimos três anos. Saiba que setor continua a construir oportunidades

23 de Outubro, 2026
O que mais preocupa os líderes do G20 em 2025? É bem diferente do que se pensa

Organigrama dos RH em risco? Gartner antecipa mudança radical até 2030

22 de Outubro, 2026
A Coverflex já revelou os vencedores dos Prémios da Compensação 2026. Conheça as empresas e profissionais distinguidos (c/fotos)

A Coverflex já revelou os vencedores dos Prémios da Compensação 2026. Conheça as empresas e profissionais distinguidos (c/fotos)

22 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Sara Dória, GROW-ING: «Devem ser os processos a definir as ferramentas e não o contrário»

Sara Dória, GROW-ING: «Devem ser os processos a definir as ferramentas e não o contrário»

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Crónica: O que é isso de Mindset Digital? – por Catarina João Morgado, PwC’s Academy

“A longevidade e as escolhas de vida(s)”, por Catarina João Morgado

27 de Outubro, 2026
De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

27 de Outubro, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Reforma laboral vai mesmo avançar? Ministra do Trabalho considera-a “inevitável”, mas deixa dúvida no ar

27 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');