O
bem-estar dos colaboradores está hoje no centro das estratégias de gestão de pessoas e a Cofidis decidiu reforçar essa prioridade. A empresa integrou no seu programa interno de saúde e bem-estar um Employee Assistance Program (EAP) desenvolvido em parceria com a Workplace Options (WPO), garantindo acesso confidencial a apoio psicológico, orientação work-life e aconselhamento legal e financeiro para colaboradores e respetivos agregados familiares.
A decisão foi impulsionada por um diagnóstico interno que identificou sinais de alerta relacionados com o bem-estar das equipas. Como explica Sofia Roque, Head of People Wellbeing & Sustainability da Cofidis, à RHmagazine, “os diferentes instrumentos de avaliação que utilizamos (avaliação de riscos psicossociais, questionários de clima social e relatório de saúde) permitiram identificar alguns fatores de atenção que reforçaram a necessidade de estruturar o nosso Programa de Saúde e Bem-Estar, organizado em quatro eixos distintos: emocional, social, profissional e físico”.
A organização, que conta com cerca de 750 colaboradores em Portugal, já vinha a apostar na experiência do colaborador. Ainda assim, a análise dos dados internos revelou alguns sinais de alerta relacionados com o bem-estar das equipas. “Os indicadores psicossociais detetaram níveis de stress, alguns sinais associados à exaustão e perturbações do sono”, refere a responsável.
Ao mesmo tempo, a maior sensibilização para estas temáticas dentro da organização começou a refletir-se no aumento dos pedidos de apoio. “Começámos a perceber um aumento do número de pedidos de apoio (não necessariamente por haver mais pessoas a necessitar de apoio ou em situação de vulnerabilidade, mas por sentirmos que o tema se tornava menos tabu)”, aponta Sofia Roque.
Da necessidade à escolha do parceiro
Perante este enquadramento, a organização reconheceu a necessidade de reforçar o acesso a apoio especializado, assegurando maior autonomia e confidencialidade aos colaboradores. “Tornou-se necessário assegurar maior autonomia às pessoas para recorrerem a apoio, sem terem que se expor, e garantindo confidencialidade.”
Foi neste contexto que a Cofidis decidiu procurar um parceiro externo para implementar um programa estruturado de apoio ao colaborador. Após uma consulta ao mercado, conduzida em conjunto com a área de Procurement, a escolha recaiu sobre a WPO. “Na avaliação de mercado realizada, destacaram- se vários fatores diferenciadores que contribuíram para a escolha da Workplace Options, nomeadamente o facto de todos os profissionais fazerem parte da respetiva Ordem e do primeiro contacto do colaborador com a linha ser assegurado por um psicólogo que, no momento, consegue fazer uma triagem e perceber se o tema que levou o colaborador a contactar beneficiará de intervenção de mais alguma especialidade.”
Do lado da WPO, o desafio passava por responder a uma necessidade clara da organização: ir além de um modelo tradicional de apoio psicológico. Ricardo Sousa, Director of Business Solutions Iberia da WPO, conta que “a Cofidis procurava um parceiro de bem-estar e não apenas um fornecedor de EAP”.
![]()
O acesso imediato a apoio psicológico é um dos principais elementos diferenciadores da solução. “O modelo da WPO proporciona acesso imediato e no momento a um psicólogo qualificado – sem triagem, sem formulários de admissão, sem espera.”
A solução prevê ainda consultas estruturadas por tema, sem limite anual fixo, bem como acesso autónomo para os membros do agregado familiar. “Cada membro do agregado familiar do colaborador tem acesso independente ao programa sem custos adicionais – e pode utilizá-lo em simultâneo”, esclarece.
A implementação decorreu em três fases – desenho do programa, lançamento e acompanhamento contínuo – e integrou diferentes serviços e canais de acesso, incluindo a aplicação Balancy, que funciona como ponto de entrada digital para o programa. Para promover a adesão dos colaboradores, a Cofidis apostou numa estratégia de comunicação interna assente em várias iniciativas de divulgação e esclarecimento, desde sessões de apresentação até ações com embaixadores internos de bem-estar.
Seis meses depois: adesão em crescimento
Apesar destes esforços, a Head of People Wellbeing & Sustainability da Cofidis reconhece que a adoção deste tipo de serviços exige tempo e continuidade para consolidar hábitos de utilização. “Passados seis meses de implementação, percebemos que o nível de conhecimento sobre os serviços ainda não é homogéneo em toda a organização.”
Ainda assim, os primeiros indicadores são encorajadores. “O relatório partilhado connosco pela Workplace Options mostra-nos uma utilização projetada a um ano significativamente acima da média e em 4% superior à dos restantes clientes portugueses.”
A parceria deverá evoluir de forma gradual, acompanhando a maturidade do programa e a identificação de novas necessidades das equipas. Está já prevista a integração de novos serviços, entre os quais apoio de nutrição, em complemento ao wellness coach atualmente disponível.
Os pilares da solução
- 750 colaboradores abrangidos
- 4 eixos: emocional, social, profissional e físico
- Acesso imediato a psicólogos 24/7
- Consultas por tema, sem limite anual fixo
- Apoio legal e financeiro
- Agregado familiar incluído: sem custo acrescido e sem necessidade de partilha de consultas
- App Balancy
Artigo publicado na edição 163 da RHmagazine, referente aos meses de março e abril de 2026
Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI