Autora: Teresa Bartolomeu, Marketing Manager na Médis
Nos últimos anos, temos vindo a assistir a uma tendência crescente por parte das empresas no desenvolvimento de políticas internas de promoção da saúde dos seus colaboradores.
Em resposta ao questionário lançado pela Médis e o IIRH em 2018, no âmbito do Fórum RH, 48% das empresas participantes no estudo afirmaram já realizar ações de promoção de saúde, envolvendo os seus colaboradores.
Estes resultados estão alinhados com aquilo que a Médis, enquanto seguradora que se assume com um Serviço Pessoal de Saúde®, tem observado na sua relação com as empresas. Existe, na generalidade, uma preocupação crescente com a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Nas multinacionais, muitas das políticas de promoção de saúde seguem as orientações e práticas da empresa a nível internacional. Também se verifica que algumas empresas fomentam medidas ao longo de todo o ano e outras concentram a sua atuação em determinados momentos.
Para que se implemente uma cultura empresarial saudável, é necessário que esta esteja subjacente ao plano estratégico de cada organização, com objetivos claros e métricas de avaliação.
Os desafios da Covid-19: Novas formas de trabalhar exigem novas práticas
A adoção do teletrabalho trouxe novas exigências às empresas no envolvimento dos colaboradores, na melhoria da sua saúde. Estamos a falar da necessidade de criar formas de manter a adesão a programas estruturados de promoção de saúde, que muitas vezes eram dinamizados nos espaços físicos das empresas.
Para dar resposta a esta necessidade, a Médis transformou o seu programa “Empresa Saudável” para clientes corporate, incluindo nos seus planos a realização de ações online. Estamos a falar de sessões teóricas e práticas, nas vertentes do exercício físico, da alimentação saudável e da saúde mental, em formato webinar, permitindo ao colaborador assistir em direto, mas também rever posteriormente. Esta foi a forma de garantir a continuidade do trabalho de sistematização, necessário para garantir a mudança e/ou a adoção de comportamentos mais saudáveis.
A literacia em saúde foi outra das vertentes onde a Médis fez uma aposta em novos formatos, intensificando a produção de artigos, guias da saúde e podcasts, em parceria com profissionais da área da saúde, garantindo a disponibilização de informação credível, com impacto positivo nas decisões de saúde dos colaboradores das empresas.
A manutenção da saúde além da Covid-19
O medo do contágio durante a pandemia levou a que muitas pessoas deixassem de recorrer aos serviços médicos e de fazer a vigilância regular da sua saúde. Sabemos hoje que esta ausência já está a ter impacto na deteção tardia e tratamento de doenças como o cancro, pelo que é particularmente importante garantir as condições para a vigilância das doenças não-Covid.
Aqui, passou a ter um papel particularmente relevante a possibilidade de garantir serviços de saúde mesmo à distância.
O Médico Online, lançado pela Médis, é um exemplo da resposta a esta necessidade com a realização de consultas online 24h, quer no momento, quer através de marcação, o que possibilita o despiste e a resolução rápida de situações agudas, assim como o acompanhamento de algumas situações de doença crónica.
O impacto da doença mental
A mudança de hábitos requerida pelo distanciamento social inibiu comportamentos que promovem uma boa saúde mental
Tem sido amplamente discutido o impacto que a doença mental está a ter na população, sendo a pandemia uma fonte de ansiedade e de medo adicional. A mudança de hábitos requerida pelo distanciamento social inibiu comportamentos que promovem uma boa saúde mental, como a interação no local de trabalho, o relacionamento social e o exercício físico. A agravar esta situação, houve ainda algumas pessoas que tiveram de lidar diretamente com a doença e com a perda de familiares e amigos.
Neste contexto, torna-se fundamental o investimento em duas vertentes: por um lado, a promoção da saúde mental, com uma abordagem estruturada. Os programas online de atividade física regular e de mindfulness que foram incluídos no programa “Empresa Saudável” são exemplos de abordagens de resposta a esta necessidade. Por outro, a deteção precoce, que pode ser feita via avaliação de riscos psicossociais, envolvendo toda a organização na identificação de situações de risco nas equipas e endereçando as mesmas através de planos de ação.
A aposta numa cultura de empresa saudável
Para a consolidação de uma cultura de empresa saudável, aumentando os níveis de saúde dos colaboradores, deverá investir-se numa abordagem sistematizada e holística:
- Criação de uma cultura de saúde na empresa, que passa a integrar a estratégia do negócio como outras áreas;
- Desenvolvimento de programas holísticos, que respondam a várias necessidades, considerando o bem-estar físico e mental;
- Definição de objetivos claros para os planos de ação;
- Avaliação de resultados quantitativos e qualitativos;
- Garantia do envolvimento dos colaboradores, quer seja pela recompensa, quer seja pelo sucesso.
A Médis continua a reforçar a sua relação com os seus clientes corporate, na construção de planos personalizados, que respondem às necessidades de saúde e bem-estar dos colaboradores.