Autora: Carla Carvalho Dias, International public speaker, consultant e trainer
A multiculturalidade é uma realidade presente em muitas empresas nacionais e internacionais e muito positiva por variadas razões como são o conhecimento de diferentes mercados, a sensibilidade cultural em relação ao serviço cliente ou mesmo rotações de 24 horas. A par com um conjunto de vantagens vêm hábitos, princípios e formas de estar pessoal e profissionalmente diferentes que podem traduzir-se em algumas dificuldades na liderança.
É uma realidade que traz consigo novos desafios às lideranças e às organizações já que as diferenças culturais podem prejudicar a eficácia de uma equipa ou mesmo trazer as equipas a impasses que se traduzem em menor produtividade.
Como podem os líderes lidar de forma mais eficaz com esta realidade?
Cinco pontos que, não sendo únicos, podem ajudar:
- Objetivo comum: Em qualquer equipa é necessário. Em casos de multiculturalidade torna-se imprescindível. É uma forma de garantir que a equipa tem muito clara a sua direção, pelo que, é fundamental que essa informação seja clara e esteja acessível.
- Estilo de Comunicação: Se cingirmos a comunicação ao feedback basta que pense- mos em dois exemplos. Cultura alemã e cultura asiática. Na cultura alemã dar feedback é encarado como algo normal, mas, se falarmos, por exemplo de um coreano, há que ter em conta que a sensibilidade à critica é diferente. Perceber as diferentes culturas e as diferenças de interpretação de linguagem é um fator chave de sucesso para evitar equívocos e mal-entendidos.
- Regras Claras: Sendo as dificuldades de comunicação um facto, um conjunto de regras claras comunicadas e percebidas por todos ajuda a estabelecer as linhas em que todos terão que operar.
- Relações pessoais: Diferentes culturas têm diferentes formas de encarar os relacionamentos pessoais. Em algumas culturas é necessário muito tempo para se estabelecer uma relação de amizade enquanto noutras é um processo quase imediato. Pensemos na cultura inglesa e na cultura brasileira. Poderá, assim, ser difícil encorajar relações pessoais entre os elementos da equipa. Explicitar essas diferenças junto das equipas promove entendimento, traduz-se em aprendizagem e evita juízos de valor.
- Gestão do conflito: Na gestão do conflito torna-se, particularmente, importante perceber as inúmeras perceções culturais. É fundamental conhecer os vários estilos de comunicação e tomar a iniciativa de realizar debates frontais onde estas diferenças podem ser explicitadas.