• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Quarta-feira, Setembro 27, 2023
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Andreia Marques, Volvo: “Este movimento mostra que é importante valorizar o tempo e bem-estar das nossas pessoas”

Ana Rita Maciel Por Ana Rita Maciel
1 de Setembro, 2022
em DESTAQUES, PESSOAS
0
Andreia Marques, Volvo: “Este movimento mostra que é importante valorizar o tempo e bem-estar das nossas pessoas”
66
Partilhas
728
Visualizações

No âmbito do regresso às aulas, em setembro, a Volvo Car Portugal vai lançar o movimento “Chegue seguro. Chegue mais tarde”. O intuito é permitir que os colaboradores possam levar, sem pressas, os seus filhos à escola, no arranque do ano letivo. O mote está lançado, e a marca desafia todas as empresas a juntarem-se à iniciativa. A RHmagazine é media partner desta campanha e foi conversar com Andreia Marques, People Experience Director da Volvo Car Portugal. 

Que objetivos pretendem atingir com esta campanha?

A missão da Volvo, desde há mais de 90 anos, passa por tornar o mundo mais seguro. Inventámos tecnologias que ainda hoje fazem a diferença na vida das pessoas, combatemos estereótipos, políticas e até ajudámos a criar leis, sempre no sentido de preservar o bem maior: a vida.

Hoje, mais de metade dos acidentes que ocorrem nas estradas devem-se, em grande parte, ao stress. E se há um dia em que esse stress é notório, não só na estrada como fora dela, é no primeiro dia de aulas – uma altura crítica, onde se registam os primeiros engarrafamentos.

Sabemos também que 25% dos acidentes acontecem nas primeiras horas úteis da manhã, em que o trânsito associado à “pressa de chegar a horas” provoca acidentes entre automóveis ou pior…atropelamentos. Por tudo isto, queremos criar o movimento “Chegue seguro. Chegue mais tarde”, no qual a Volvo convida e desafia todas as organizações a juntarem-se a si e a permitir que os seus colaboradores cheguem um pouco mais tarde ao local de trabalho, nesse dia.

Desta forma, tentaremos contribuir de forma mais ativa para melhorar a segurança nestes dias, evitar acidentes e sinistralidade rodoviária. Paralelamente, também trabalhamos a saúde mental e o bem-estar de todos os que têm de enfrentar estes dias desafiantes.

O que ambicionam em termos de adesão das organizações ao desafio lançado?

Pretendemos criar um movimento que tenha impacto, que mostre o quão importante é a valorização do tempo e bem-estar das nossas pessoas.

Certamente, muitas empresas já têm, como acontece na Volvo, este foco e facilitam estes momentos, mas juntos seremos mais fortes. Caminhar em conjunto nesta busca por organizações mais flexíveis, onde a qualidade (de trabalho) é mais importante do que a quantidade (de horas trabalhadas).

Caminhamos em conjunto nesta busca por organizações mais flexíveis, onde a qualidade (de trabalho) é mais importante do que a quantidade (de horas trabalhadas)

E como é que as empresas se podem associar a este movimento?

Esta iniciativa irá decorrer na primeira semana de aulas, em meados de setembro. Até lá, em conjunto com a RHmagazine, iremos implementar uma série de ações com vista a desafiar todas as organizações que queiram participar nesta iniciativa, bem como dar voz e espalhar a mensagem internamente junto de todos os seus colaboradores. Durante o mês de agosto, iremos comunicar esta ação por e-mail marketing a todas as organizações parceiras da RHmagazine.

Refere que esta campanha terá impacto na saúde mental e no bem-estar das pessoas. De que forma?

Não é possível pensar em bem-estar, excluindo a importância das emoções. Tenho como foco colocar as “minhas pessoas” em maior sintonia com as suas vidas, tanto a nível pessoal como profissional.

Acredito que o local de trabalho tem de ser visto como uma “segunda casa”… se pensarmos que o dia tem 24 horas e que passamos 1/3 do mesmo a estabilizar os seus alicerces. Mesmo que pelo caminho falhemos, se promovermos uma cultura de confiança e valorização, teremos certamente pessoas/profissionais mais empenhados e – o mais importante – felizes.

Campanha da Volvo Car Portugal “Chegue seguro. Chegue mais tarde”

Para além desta campanha, a Volvo Car Portugal traz outra novidade: a criação, pela primeira vez, de uma Direção de RH com base no país. O que pretendem alcançar com esta mudança?

A Volvo Car Portugal teve, até abril de 2022, uma gestão de recursos humanos ibérica.

Com esta mudança, pretendemos ter a capacidade de integrar a estratégia global na estratégia local. Com o foco sempre nas pessoas e no seu desenvolvimento e uma liderança orientada para uma cultura de confiança e feedback constante, ambicionamos influenciar as decisões estratégicas e a promoção de um conjunto de outras competências (coerência, responsabilidade, dedicação e liderança).

Em mercados cada vez mais competitivos, otimizar a gestão do capital humano é fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio. Nesse cenário, temos de acompanhar as tendências do mercado, treinar e desenvolver pessoas, gerir o clima organizacional e garantir que a equipa está motivada para entregar o melhor para a organização.

Por fim, pensar a organização, sobretudo, como uma marca, mantendo o foco e difundindo os valores da empresa, trabalhando para ser um exemplo.


Entrevista publicada na edição n.º 141 da RHmagazine, referente aos meses de julho/agosto de 2022.

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre CampanhaEntrevistainiciativasorganizaçõesRHmagazinesaúde e bem estarSegurançaVolvo Car Portugal
Notícia anterior

CRÓNICA: “Multitasking” ou “Monotarefa” – eis a questão

Notícia seguinte

O desafio do reskilling nas organizações

Notícia seguinte
upskilling

O desafio do reskilling nas organizações

Leia aqui a ultima edição

Últimas entradas

Inteligência Artificial

74% dos profissionais consideram que a Inteligência Artificial será a tecnologia que mais impactará a sua carreira

Por IIRH
26 de Setembro, 2023
0

58% das empresas acredita que a adoção...

Taxa de Desemprego

Taxa de desemprego pode estabilizar perto de 6%

Por IIRH
26 de Setembro, 2023
0

A taxa de desemprego tem vindo a...

Estudo RH: Saúde Mental nas Empresas

Estudo RH: Saúde Mental nas Empresas

Por IIRH
26 de Setembro, 2023
0

Quais são os principais desafios enfrentados pelos...

Too Good to Go

Maria Tolentino é a Country Director da Too Good To Go em Portugal

Por IIRH
26 de Setembro, 2023
0

A Too Good To Go anuncia Maria...

Conheça o “Salary on Demand”, o novo benefício da Payflow

Conheça o “Salary on Demand”, o novo benefício da Payflow

Por IIRH
25 de Setembro, 2023
0

O setor da restauração tem enfrentado grandes...

Geração Z

Mais de um quarto dos empregadores acredita que os trabalhadores da Geração Z são mais “empreendedores” do que as gerações anteriores

Por IIRH
25 de Setembro, 2023
0

A inflação de cargos – o processo...

VEJA MAIS

Compensação

Agenda de Eventos RH

10 Out

Global Talent Day 2023

Terça-feira, Fórum Tecnológico da Lispolis
EVENT DETAIL
23 - 24 Nov

People Analytics Day

Quinta-feira, Lisboa
EVENT DETAIL
No event found!

Siga-nos nas Redes Socias

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist