No âmbito do regresso às aulas, em setembro, a Volvo Car Portugal vai lançar o movimento “Chegue seguro. Chegue mais tarde”. O intuito é permitir que os colaboradores possam levar, sem pressas, os seus filhos à escola, no arranque do ano letivo. O mote está lançado, e a marca desafia todas as empresas a juntarem-se à iniciativa. A RHmagazine é media partner desta campanha e foi conversar com Andreia Marques, People Experience Director da Volvo Car Portugal.
Que objetivos pretendem atingir com esta campanha?
A missão da Volvo, desde há mais de 90 anos, passa por tornar o mundo mais seguro. Inventámos tecnologias que ainda hoje fazem a diferença na vida das pessoas, combatemos estereótipos, políticas e até ajudámos a criar leis, sempre no sentido de preservar o bem maior: a vida.
Hoje, mais de metade dos acidentes que ocorrem nas estradas devem-se, em grande parte, ao stress. E se há um dia em que esse stress é notório, não só na estrada como fora dela, é no primeiro dia de aulas – uma altura crítica, onde se registam os primeiros engarrafamentos.
Sabemos também que 25% dos acidentes acontecem nas primeiras horas úteis da manhã, em que o trânsito associado à “pressa de chegar a horas” provoca acidentes entre automóveis ou pior…atropelamentos. Por tudo isto, queremos criar o movimento “Chegue seguro. Chegue mais tarde”, no qual a Volvo convida e desafia todas as organizações a juntarem-se a si e a permitir que os seus colaboradores cheguem um pouco mais tarde ao local de trabalho, nesse dia.
Desta forma, tentaremos contribuir de forma mais ativa para melhorar a segurança nestes dias, evitar acidentes e sinistralidade rodoviária. Paralelamente, também trabalhamos a saúde mental e o bem-estar de todos os que têm de enfrentar estes dias desafiantes.
O que ambicionam em termos de adesão das organizações ao desafio lançado?
Pretendemos criar um movimento que tenha impacto, que mostre o quão importante é a valorização do tempo e bem-estar das nossas pessoas.
Certamente, muitas empresas já têm, como acontece na Volvo, este foco e facilitam estes momentos, mas juntos seremos mais fortes. Caminhar em conjunto nesta busca por organizações mais flexíveis, onde a qualidade (de trabalho) é mais importante do que a quantidade (de horas trabalhadas).
Caminhamos em conjunto nesta busca por organizações mais flexíveis, onde a qualidade (de trabalho) é mais importante do que a quantidade (de horas trabalhadas)
E como é que as empresas se podem associar a este movimento?
Esta iniciativa irá decorrer na primeira semana de aulas, em meados de setembro. Até lá, em conjunto com a RHmagazine, iremos implementar uma série de ações com vista a desafiar todas as organizações que queiram participar nesta iniciativa, bem como dar voz e espalhar a mensagem internamente junto de todos os seus colaboradores. Durante o mês de agosto, iremos comunicar esta ação por e-mail marketing a todas as organizações parceiras da RHmagazine.
Refere que esta campanha terá impacto na saúde mental e no bem-estar das pessoas. De que forma?
Não é possível pensar em bem-estar, excluindo a importância das emoções. Tenho como foco colocar as “minhas pessoas” em maior sintonia com as suas vidas, tanto a nível pessoal como profissional.
Acredito que o local de trabalho tem de ser visto como uma “segunda casa”… se pensarmos que o dia tem 24 horas e que passamos 1/3 do mesmo a estabilizar os seus alicerces. Mesmo que pelo caminho falhemos, se promovermos uma cultura de confiança e valorização, teremos certamente pessoas/profissionais mais empenhados e – o mais importante – felizes.

Para além desta campanha, a Volvo Car Portugal traz outra novidade: a criação, pela primeira vez, de uma Direção de RH com base no país. O que pretendem alcançar com esta mudança?
A Volvo Car Portugal teve, até abril de 2022, uma gestão de recursos humanos ibérica.
Com esta mudança, pretendemos ter a capacidade de integrar a estratégia global na estratégia local. Com o foco sempre nas pessoas e no seu desenvolvimento e uma liderança orientada para uma cultura de confiança e feedback constante, ambicionamos influenciar as decisões estratégicas e a promoção de um conjunto de outras competências (coerência, responsabilidade, dedicação e liderança).
Em mercados cada vez mais competitivos, otimizar a gestão do capital humano é fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio. Nesse cenário, temos de acompanhar as tendências do mercado, treinar e desenvolver pessoas, gerir o clima organizacional e garantir que a equipa está motivada para entregar o melhor para a organização.
Por fim, pensar a organização, sobretudo, como uma marca, mantendo o foco e difundindo os valores da empresa, trabalhando para ser um exemplo.
Entrevista publicada na edição n.º 141 da RHmagazine, referente aos meses de julho/agosto de 2022.
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