• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Segunda-feira, Junho 27, 2022
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

ARTIGO: Como lidar com pessoas difíceis em ambiente de trabalho… a começar por si!

IIRH Por IIRH
2 de Fevereiro, 2022
em ARTIGOS TÉCNICOS, DESTAQUES
0
OPINIÃO: Com a mente, não se mente
64
Partilhas
712
Visualizações

 

 

Autora: Rosa Rodrigues, Professora Doutora, Investigadora e Docente do ISG – Instituto Superior de Gestão


 

C

onviver diariamente com pessoas difíceis representa um grande desafio, mas é necessário deixar o papel da vítima que se lamenta ou do déspota que procura vingança e entender que as pessoas não são todas iguais e, por isso, a forma de lidar com as mesmas também deve ser diferente. Deste modo, é importante saber tirar proveito das situações complicadas e transformar os problemas em oportunidades de crescimento. Isto implica respeitarmo-nos sem deixar de considerar a outra pessoa como um ser humano, independentemente das suas atitudes e comportamentos, pelo que é fundamental entender os motivos que originam a sua postura. Quando conhecemos melhor a pessoa e as suas experiências de vida, passamos a compreender o que a leva a agir de determinada forma, porque a empatia além de poder ser praticada, também pode ser estimulada.

Somos seres sociais e, como tal, dependemos da interação com os outros, e se queremos estabelecer relações saudáveis, temos que aprender a viver em harmonia com as outras pessoas. Assim, devemos ter consciência de que em qualquer relacionamento há sempre dois intervenientes, dois perfis e dois lados – quem toma a iniciativa e quem se deixa levar –, e quando lidamos com pessoas difíceis é imprescindível saber comunicar.

Na comunicação interpessoal, as palavras não são neutras: umas geram conflitos, outras promovem o diálogo; umas espalham a mentira, outras defendem a verdade; umas provocam o medo, outras fomentam a esperança; umas estimulam o ódio, outras cultivam o amor; umas criam inimigos e outras permitem-nos fazer amigos.

Saber falar é um dom e saber escutar é uma arte.

Todos temos uma lente através da qual vemos o mundo, e que encaramos como sendo a nossa realidade, designadamente: a lente do otimismo realista, a lente invertida e a lente de longo alcance. Na verdade, trata-se de um filtro seletivo que nos ajuda a lidar com as pessoas difíceis com quem lidamos diariamente, e que vale a pena experimentar quando começamos a ceder às emoções negativas.

A lente do otimismo realista faz-nos questionar sobre os factos com que estamos a lidar e sobre o que está por trás desses factos. Ao fazermos esta distinção conseguimos agir em vez de apenas reagir e perceber que existe mais do que uma forma de encarar a situação.

A lente invertida, por sua vez, implica adotar a perspetiva da outra pessoa, mas sem sacrificar o nosso ponto de vista. Significa ser empático, alargar as nossas perspetivas e perceber qual é a nossa responsabilidade naquela situação especifica.

Por último, temos a lente de longo alcance que nos permite ver além do presente e imaginar um futuro melhor. Esta lente leva-nos a refletir sobre o que podemos fazer para evoluir e aprender com a experiência por que estamos a passar, independentemente da forma como a mesma nos faz sentir no momento.

A cultura oriental oferece-nos uma história que nos mostra que o desenvolvimento de relações positivas depende do nosso compromisso em cumprir a “regra de ouro”: fazer antes de exigir.

Uma jovem casou-se e foi viver com o marido para casa da sogra, seguindo a tradição do seu país. Passado algum tempo de convivência, os conflitos começaram a surgir e quando o relacionamento se tornou insuportável, a jovem pensou em livrar-se da sogra. Por conseguinte, foi consultar um velho sábio, que depois de a ouvir queixar-se do inferno em que vivia, pegou numa mão cheia de ervas secas e disse-lhe:

– Misturas estas ervas na comida todos os dias, em pequenas porções, e assim a tua sogra vai-se envenenando lentamente, mas deverás tratá-la bem para que ninguém suspeite de ti, quando ela morrer. Controla os teus impulsos negativos, não discutas com ela, escuta-a com paciência e procura ajudá-la a resolver os seus problemas.

A jovem seguiu o conselho do sábio e começou a preparar cuidadosamente as refeições. Para evitar suspeitas, mostrava-se calma, atenciosa e muito compreensiva. As discussões terminaram e a relação melhorou significativamente. Arrependida, a jovem voltou a procurar o sábio e pediu-lhe:

– Por favor, ajude-me a evitar que o veneno mate a minha sogra. Ela tornou-se uma pessoa agradável e agora gosto dela como se fosse a minha mãe. Não quero que ela morra envenenada por mim.

O sábio sorriu e respondeu-lhe:

– Não te preocupes, as ervas que te dei são vitaminas.

Esta pequena história leva-nos a refletir e ajuda-nos a perceber que não podemos mudar os outros, mas podemos mudar-nos a nós próprios, porque a forma como nos comportamos influencia o modo como se comportam connosco.

Sem os outros não conseguimos viver e cada um colhe o que semeia. Assim, é fundamental avaliarmos o nosso próprio comportamento, porque muitas das vezes a pessoa difícil somos nós!

Mais sobre Ambiente de Trabalhoartigo técnicoatitudeComportamento humanocomunicaçãoEmpatiaISG
Notícia anterior

Foi aluno de RH na Universidade Europeia? Junte-se às comemorações dos 60 anos do ensino em GRH (c/ VÍDEO)

Notícia seguinte

76% dos profissionais a nível mundial dizem não ter as competências necessárias para o futuro

Notícia seguinte
Sabe quais são os países com maior maturidade digital?

76% dos profissionais a nível mundial dizem não ter as competências necessárias para o futuro

Assine aqui

Últimas entradas

EDP distinguida como empresa familiarmente responsável

Já se sabe quais as marcas portuguesas mais valiosas em 2022. EDP ocupa o 1.º lugar

Por IIRH
24 de Junho, 2022
0

A Consultora OnStrategy apresenta os resultados do...

OPINIÃO: Da Produtividade para a UltraProdutividade

Portugal está entre os países da UE com rendimentos e produtividade mais baixos. Estarão estes dois indicadores correlacionados?

Por Ana Rita Maciel
24 de Junho, 2022
0

Este ano, a nova edição do “Estado da...

OPINIÃO: Formação: missão, solução ou objeção?

Saiba como tirar o maior partido do investimento em programas de reskilling e/ou upskilling

Por IIRH
24 de Junho, 2022
0

​Mais do que viabilizar a aprendizagem de...

Sente a sua produtividade a decrescer? Fique a par destas 5 estratégias para fazer uma melhor gestão do tempo

Sente a sua produtividade a decrescer? Fique a par destas 5 estratégias para fazer uma melhor gestão do tempo

Por IIRH
24 de Junho, 2022
0

A GoodHabitz, plataforma de e-learning, sugere cinco...

Escritórios não fazem parte dos planos desta tecnológica – que quer duplicar equipa 100% remota até ao final do ano

Escritórios não fazem parte dos planos desta tecnológica – que quer duplicar equipa 100% remota até ao final do ano

Por IIRH
23 de Junho, 2022
0

A Alts Digital espera contratar pelo menos...

VEJA MAIS

Compensação

Siga-nos

Junho 2022
Jun 27 2022

Conferência Compensação: muito mais do que salário

Auditório da Lispolis - Lisboa
Jun 27 - 28 2022

Formação: Recrutamento e Seleção de Talento

Jun 27 - 28 2022

Formação: RGPD, Código do Trabalho e Gestão de Pessoas

Jun 28 - 29 2022

Formação: Organização pessoal e Gestão do Tempo com Outlook

Jun 29 - 30 2022

Formação: 007. Missão Teletrabalho (Im)Possível

Jun 29 - 30 2022

Formação: Plano de Formação e a sua Avaliação

Jun 29 - 30 2022

Formação: Data Driven Recruitment Marketing

Jun 30 2022 - Jul 01 2022

Formação: Otimização fiscal das remunerações

Setembro 2022
Set 23 - 27 2022

Conferência eXperience Agile Week

Outubro 2022
Out 20 - 21 2022

Formação: Design Thinking e Agile na Gestão de RH

Out 25 2022

Global Talent Day 2022

Auditório da Lispolis - Lisboa
Novembro 2022
Nov 07 - 08 2022

Formação: Gestão Administrativa dos RH

No event found!
Load More

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In