• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Segunda-feira, Março 20, 2023
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital – ÁREA PESSOAL
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

ARTIGO: Impacto das PGRH socialmente responsáveis no desempenho dos colaboradores

IIRH Por IIRH
7 de Dezembro, 2022
em ARTIGOS TÉCNICOS, DESTAQUES
0
Da gestão de recursos à gestão de pessoas
30
Partilhas
329
Visualizações
Rosa Isabel Rodrigues
Gonçalo Vicente Crisóstomo


Autores:
Rosa Isabel Rodrigues, Professora Auxiliar no Instituto Superior de Gestão (ISG) | Gonçalo Vicente Crisóstomo, Mestre em Gestão do Potencial Humano

 

 


É

inegável que o ambiente globalizado proporcionou novas oportunidades para o crescimento das organizações, porém esta expansão veio acompanhada de várias mudanças ao nível da estrutura administrativa e na forma como se gerem os Recursos Humanos (RH). Neste contexto, as Práticas de Gestão de Recursos Humanos (PGRH) socialmente responsáveis têm vindo a assumir um papel central nas organizações contemporâneas que, cada vez mais, necessitam de se reinventar para superarem este desafio e alcançarem vantagem competitiva (Aguinis & Glavas, 2019).

Quando as organizações têm consciência de que são as pessoas que estão por trás do seu sucesso, deixam de as encarar apenas como mão de obra e passam a investir na sua qualidade de vida em contexto laboral (Jang & Ardichvili, 2020). Verifica-se, ainda, que a perceção dos trabalhadores sobre as PGRH implementadas afeta de forma significativa as suas atitudes e comportamentos relativamente às tarefas que realizam e em relação à própria organização, o que se reflete no seu desempenho (Cherif, 2020). Ao promover uma cultura socialmente responsável, a organização estimula o desenvolvimento de PGRH que se focam na produtividade e em procedimentos que permitem alcançar a eficácia e a eficiência ao nível dos RH, económicos e financeiros (Podgorodnichenko et al., 2020). Deste modo, torna-se pertinente conhecer as PGRH socialmente responsáveis que despoletam um melhor desempenho, de forma a que as mesmas possam ser transpostas para as organizações cuja performance necessite de ser melhorada (De Prins et al., 2020).

Quanto mais positiva é a opinião dos colaboradores relativamente às PGRH socialmente responsáveis, mais elevada é a sua  performance (Mascarenhas & Barbosa, 2019)

Uma gestão de RH socialmente responsável engloba várias práticas e políticas que visam atrair os colaboradores, tornando as organizações mais apelativas, verificando-se que os candidatos a emprego têm maior propensão para procurar empresas com boa reputação ao nível da responsabilidade social (Klimkiewicz & Oltra, 2017).

Barrena-Martínez et al. (2017), por sua vez, aludem que quando as organizações se preocupam com a saúde e segurança laboral, a aprendizagem contínua, o desenvolvimento de carreira e um sistema de recompensas justo, os colaboradores ficam mais motivados para alcançar as metas organizacionais. Segundo os autores, as PGRH socialmente responsáveis devem englobar sete dimensões, designadamente: (i) a formação e desenvolvimento, (ii) a diversidade e igualdade de oportunidades, (iii) a prevenção da saúde e segurança no trabalho, (iv) o equilíbrio trabalho-família, (v) a comunicação, (vi) a adaptação ao posto de trabalho, (vii) e a partilha de informação.

Otoo (2019) acrescenta que quando os colaboradores percecionam que a organização lhes proporciona um ambiente de trabalho harmonioso sentem-se mais comprometidos e esforçam-se para ir além do que é exigido pela sua função. Por conseguinte, Vuong et al. (2020) referem que o desempenho profissional é muito importante para a organização atingir as suas metas, motivo pelo qual é necessário definir onde se quer chegar e o caminho a percorrer para as alcançar. O sucesso de qualquer organização e, consequentemente, a sua supremacia face à concorrência dependem em larga medida da conduta profissional dos colaboradores, pois é através da mesma que os propósitos organizacionais podem ser alcançados (Srivastava & Pathak, 2019). Face ao exposto, é possível afirmar que quanto mais positiva é a opinião dos colaboradores relativamente às PGRH socialmente responsáveis, mais elevada é a sua performance (Mascarenhas & Barbosa, 2019). Estes resultados são coerentes com os anteriormente obtidos por Álvarez-Torres e Riaño-Casallas (2018) que demonstram que quando os colaboradores consideram que existe uma preocupação com o seu bem-estar, empenham-se com mais afinco para corresponder aos objetivos estratégicos da organização.

De Prins et al. (2020) salientam que as PGRH socialmente sustentáveis são benéficas tanto para o colaborador como para a organização, porque contribuem significativamente para a obtenção de resultados superiores. Podgorodnichenko et al. (2020) adicionam que estas PGRH aumentam o envolvimento dos colaboradores e concorrem para que sejam atingidos padrões de excelência. Assim, é importante que as organizações fomentem a aprendizagem contínua, através de ações de formação, que permitam colmatar as lacunas existentes ao nível das competências e estimulem o desenvolvimento do potencial dos seus RH (Haryono et al., 2020).

Neste âmbito, é fundamental promover PGRH que vão ao encontro das necessidades e expectativas dos trabalhadores, porque só assim é possível alcançar resultados individuais que se traduzam em impactos positivos para a organização. Como tal, é importante alertar todos os responsáveis pela gestão dos RH para a valorização dos seus colaboradores, porque, sendo as pessoas o ativo mais importante de qualquer organização, é necessário desenvolver estratégias que aumentem os seus níveis de compromisso e garantam a sua retenção (Kurdia et al., 2020).

Artigo técnico publicado na edição n.º 138 da RHmagazine, referente aos meses de janeiro/fevereiro de 2022.

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre artigo técnicogestão RHGRHISGPráticas de gestão focadas no colaboradorrecursos humanosRHmagazine
Notícia anterior

Ettore Sorace, Esprinet: “O nosso principal desafio e consequente conquista foi colocar os colaboradores no centro das ‘operações’”

Notícia seguinte

Num mercado cada vez mais competitivo, o que deve prevalecer na atração de talentos?

Notícia seguinte
Num mercado cada vez mais competitivo, o que deve prevalecer na atração de talentos?

Num mercado cada vez mais competitivo, o que deve prevalecer na atração de talentos?

Leia aqui a ultima edição

Últimas entradas

Desemprego IEFP

Desemprego diminui 2% em fevereiro

Por Guilherme Lopes
20 de Março, 2023
0

Depois de um aumento consecutivo nos últimos...

Inteligência Artificial

Apenas 1 em 10 profissionais tem as competências de Inteligência Artificial mais procuradas

Por Eduardo Conde
16 de Março, 2023
0

A Salesforce, empresa tecnológica multinacional líder em...

Trabalho temporário

Trabalho temporário recuperou 7% em 2022

Por Eduardo Conde
16 de Março, 2023
0

A APESPE-RH - Associação Portuguesa das Empresas...

Joana Tavares

Joana Tavares reforça a área de Recursos Humanos da Aon Portugal

Por Eduardo Conde
16 de Março, 2023
0

A Aon, empresa de serviços profissionais nas...

Nuno Saramago é o novo Diretor-Geral da SAP Portugal

Nuno Saramago é o novo Diretor-Geral da SAP Portugal

Por Eduardo Conde
16 de Março, 2023
0

Com mais de 25 anos de experiência...

Ponto Zero a promover talento jovem nas empresas

Ponto Zero quer ajudar empresas a alavancarem o talento dos seus recursos humanos através de mentorias

Por Sara Moutinho Lopes
17 de Março, 2023
0

Fundada por Sara Aguiar e Mafalda Rebordão,...

VEJA MAIS

Compensação

Agenda de Eventos RH

Março 2023
Mar 21 2023

Happy Conference 2023

Teatro Tivoli BBVA Lisboa
Mar 29 - 30 2023

Expo RH

Centro de Congressos Estoril
Abril 2023
Abr 10 2023

Formação: Cálculo e processamento salarial – OE2023

Abr 12 - 18 2023

Formação: Equipas de Alto Desempenho

Abr 12 - 18 2023

Formação: People Management

Abr 19 - 20 2023

Formação: Gestão da remuneração e compensação

Abr 20 - 21 2023

Formação: Otimização fiscal das remunerações

Maio 2023
Mai 03 - 04 2023

Formação: Design Thinking e Agile na Gestão de RH

Mai 09 - 10 2023

Formação: Balanced Scorecards: conceber um quadro de indicadores de RH

Mai 11 - 12 2023

Formação: Como melhorar o seu Employer Branding para captar talento

Mai 23 2023

Fórum RH 2023

Estádio Sport Lisboa e Benfica
Mai 23 - 30 2023

Formação: Comunicação interna para RH

No event found!
Load More

Siga-nos nas Redes Socias

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital – ÁREA PESSOAL
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist