Associação profissional independente pretende fazer da prática do Business Case uma referência mundial na gestão científica das empresas.
Criado em Inglaterra em meados deste ano, o Business Case Institute chega a Portugal com o lançamento do Business Case Body of Knowledge, o qual define as bases para a certificação profissional nesta prática de gestão.
Tendo como missão “criar valor através da gestão científica”, o BCI irá fazer a certificação de especialistas em Business Case, através de metodologias, boas práticas e ferramentas essenciais ao desenvolvimento profissional de gestores e quadros médios e superiores de empresas”, revela Cláudia Teixeira, fundadora e membro da direção do Business Case Institute.
Mas o que é afinal o Business Case? “Trata-se de uma prática de gestão que permite quantificar de forma fiável os benefícios de uma qualquer decisão empresarial sobre investimentos”, refere Cláudia Teixeira. “Por exemplo, como podemos saber se a mudança do layout de uma rede de lojas tem ou não um impacto positivo nas vendas? Devemos, ou não, investir em determinado software para melhorar a eficiência de processos? Devemos, ou não, desenvolver um novo produto ou serviço? Ou, ainda, devemos ou não apostar numa nova campanha de publicidade? Estas, e tantas outras decisões da gestão diária das empresas podem ser melhor estruturadas e quantificadas graças ao Business Case.
O resultado será evidente, porque a gestão tornar-se-á mais eficiente e ficará assente em pressupostos de base científica e, portanto, mais racionais, por oposição ao atual método de decisão baseado em modelos empíricos e no perigoso modelo tentativa-erro”, salienta Cláudia Teixeira.
O BCI vai ainda criar uma plataforma de intercâmbio e de divulgação de casos de sucesso de Business Case, de modo a elevar a relevância desta prática de gestão que ganha, todos os dias, uma nova e relevante dimensão para o c-level das empresas. Cláudia Teixeira destaca o facto de “nos dias que correm, o nível de criticidade das decisões de gestão é tal que os gestores precisam de instrumentos que os ajudem a gerir com previsibilidade e menor risco”.
Todos os profissionais que desempenham funções de gestão podem ser membros do BCI.