POR:
Nuno Carvalho – Responsável pela Área de Pessoas e Cultura da Create IT
A Create IT acompanhou o tema da pandemia de Covid-19 e as suas consequências desde cedo, contemplando diferentes cenários. Antes de existirem casos confirmados em Portugal, já tinham sido colocadas em prática um conjunto de medidas, como a suspensão de deslocações profissionais a zonas afetadas, divulgação de recomendações indicadas do ponto de vista de proteção pessoal, redução de reuniões presenciais e aumento progressivo do teletrabalho.
Estas medidas foram sendo revistas diariamente, atentando sempre às recomendações das autoridades nacionais e internacionais. Como o teletrabalho já era uma realidade, foi possível, no final da segunda semana de Março, já não ter ninguém a trabalhar nem fisicamente nas instalações da empresa, nem presencialmente em clientes. Durante este período houve sempre grande proximidade com clientes, parceiros e fornecedores, de forma a assegurar uma transição com o mínimo de impacto e também a partilhar a nossa experiência em teletrabalho, apoiando essas organizações no seu próprio processo de adaptação.
Embora a Create IT já tivesse suporte para o teletrabalho e apesar da natureza dos nossos projectos não exigir que os colaboradores exerçam a sua atividade presencialmente, foi a primeira vez que a totalidade da empresa se encontrou a operar nessa circunstância. Assim, com alguns ajustes, foi possível manter a actividade normal incluindo por exemplo processos de recrutamento (que não só não suspendemos, como reforçámos). Adicionalmente surgiram novos desafios e muita exigência no que diz respeito ao acompanhamento aos colaboradores. Nesse sentido, foram criadas iniciativas adicionais de contacto permanente e individualizado.
Desde o momento da contratação que todos estão dotados da tecnologia necessária ao teletrabalho, tendo computadores portáteis, telemóveis à escolha com plafond para acesso à internet e acesso a ferramentas como o Office 365, Microsoft Teams, DiggSpace e VPNs. Neste período, aos colaboradores que o desejaram, foi facultado hardware adicional, como monitores, de maneira a terem as melhores condições possíveis em casa.
As reuniões decorrem nos moldes normais, via Microsoft Teams. Todas elas já tinham a possibilidade de participação remota através de vídeo conferência, pelo que a diferença foi que passou a não estar ninguém nas instalações da empresa ou clientes.
Do ponto de vista motivacional identificámos três vectores. Em primeiro lugar, assegurar desde logo a continuidade dos desafios profissionais – que são um grande fator de motivação – e de todos os processos de acompanhamento e desenvolvimento pessoal, como Coaching e Mentoring, que já existiam na empresa. Em segundo lugar, no contexto em que vivemos, a nossa empresa, sendo uma tecnológica, pode desempenhar um papel chave na sociedade, e nesse sentido imediatamente se começaram a organizar internamente projectos como desenvolvimento de aplicações de apoio à comunidade. Ter um papel ativo na mitigação dos impactos tem sido importante para a equipa. Finalmente, colocaram-se em prática novas acções que promovam a comunicação e comunhão entre as nossas pessoas. Nessa frente, a equipa de Comunicação e Marketing e o grupo 4Fun (que se foca no convívio e wellness da empresa) têm dado uma excelente resposta.
Quanto a impactos da pandemia, até ao momento não se observaram diferenças no desempenho da equipa e gostaria de destacar dois factores importantes e complementares à tecnologia e ferramentas de trabalho para que assim seja. O já mencionado acompanhamento de proximidade às pessoas, e as metodologias de trabalho ágeis, como o Scrum, que pelos seus princípios de colaboração, autonomia e capacidade de reagir à mudança se revelaram muito valiosas.
Do ponto de vista macro do negócio, acreditamos que, ao mesmo tempo que alguma actividade possa vir a ser afectada, surgirão novas e desafiantes oportunidades, pelo que permanecemos francamente optimistas.
A equipa demonstrou uma atitude muito positiva desde o primeiro dia, com a segurança que possuímos as competências e forma de estar para ultrapassar a situação em conjunto. Encaramos o futuro com grande foco nas pessoas e na comunidade, muito conscientes dos efeitos e atentos aos desafios trazidos pela situação, mas também, reforçando, com muito optimismo.