POR:
Teresa Fialho, Partner da MY CHANGE
Nestes tempos complexos em que as interações virtuais são a regra e a pandemia parece dominar as nossas vidas, é ainda mais importante desenvolver iniciativas e formatos para mobilizar as equipas e fazê-las relembrar o propósito das atividades que realizam.
A MY CHANGE potenciou uma metodologia de mobilização presencial em que é líder – os Learning Maps – e transformou-a numa metodologia virtual em que o valor acrescentado é superior. Esta metodologia tem a virtude de estimular o interesse e o debate em torno de temas estratégicos e alinhamento cultural para a organização e permite envolver todos os colaboradores, organizados em pequenos grupos e dinamizados por um facilitador interno. A metodologia vai ao encontro de todos os estilos de aprendizagem: disponibiliza informação para ser analisada, faz recolha de opiniões, convida à exploração e ao brainstorming e estimula o desenho de planos de ação.
Para dar alguns exemplos dos temas abordados: a compreensão das mudanças induzidas pela implementação de uma nova tecnologia (para uma empresa do setor energético), os desígnios procurados com a implementação de um novo modelo organizativo (uma empresa reguladora), a partilha dos princípios do código de ética com os prestadores de serviço (grupo multinacional) e a mudança associada a uma nova estratégia e uma nova carta de valores (empresa de telecomunicações).
O feedback dos colaboradores em relação a esta metodologia, a que passámos a chamar Changing Maps, tem sido extremamente positivo: a constituição de grupos heterogéneos com colaboradores de várias áreas da empresa e de distintas antiguidades gera proximidade entre colegas e une todos em torno do Propósito e da Cultura desejada.
Exemplos de Changing Maps

