Grande parte das empresas aproveita o início de um novo ano para proceder à avaliação de desempenho anual dos colaboradores. Embora os benefícios destas reuniões entre gerente e colaborador possam ser, por vezes, objeto de debates, a verdade é que uma avaliação de desempenho tem vantagens quando é feita da maneira certa. Avaliações de desempenho eficazes podem levar a uma maior produtividade e menor rotatividade.
A avaliação de desempenho é uma oportunidade para o colaborador destacar as suas realizações e para o manager dar feedback construtivo de modo a ajudar o colaborador a melhorar. De modo a tirar o melhor proveito deste evento anual, um colaborador deve estar pronto para destacar as suas realizações e responder a perguntas.
As questões feitas numa avaliação de desempenho irão depender da empresa, do trabalho do colaborador, da indústria, do tamanho do departamento, entre outros, pelo que não é possível conhecer as questões exatas que farão parte da avaliação. No entanto, poderá preparar-se com antecedência para a avaliação e refletir sobre um conjunto de questões gerais.
Eis algumas perguntas e possíveis respostas que podem fazer parte de uma avaliação de desempenho:
- Que avaliação faz da sua própria performance relativamente às metas estabelecidas para si durante a sua última avaliação de desempenho?
Cabe-lhe a si, enquanto colaborador, documentar as suas realizações e progressos. Quando se estiver a preparar para a avaliação de desempenho, pense nas metas que foram definidas: quais realizou e quais deixou por cumprir? E relativamente às que deixou por cumprir, qual tem sido o seu progresso? Esteja pronto para explicar se fez um bom progresso nas metas que não cumpriu, e considere o progresso feito nas metas estabelecidas para a sua equipa. Foram as metas não cumpridas possivelmente irrealistas? Se sim, porquê?
- Qual foi a sua maior conquista este ano?
Aproveite a avaliação de desempenho para mostrar o seu histórico do último ano, tanto em relação aos seus objetivos, quanto em relação a outras conquistas. Não presuma que o seu manager saberá ou se lembrará das suas realizações. Esteja pronto para apontá-las: reúna toda a documentação necessária para mostrar as suas conquistas recentes. Inclua não só as realizações relacionadas à sua função específica dentro da empresa, como também as realizações que ocorreram fora do trabalho (exemplo: obtenção de alguma certificação online durante o ano anterior, ou publicação de um artigo num blog, entre outros). Para facilitar todo este processo, adquira o hábito de ir documentando as suas realizações, sejam grandes ou pequenas. Desta forma, não perderá tempo a vasculhar arquivos e emails antigos.
- Quais são os seus objetivos de curto e longo prazo com a empresa e para a sua carreira?
Poderá ser questionado sobre as suas próprias metas. Se for, esteja preparado para responder a questões desse género, demonstrando vontade de aprender e crescer, tanto na carreira como na empresa. Considere, por exemplo, as novas competências que gostaria de adquirir e porquê. Faça uma lista de competências ou temáticas que gostaria de dominar através, por exemplo, de certificações online, durante o ano que segue. Discuta esses planos com o seu manager, e enfatize a sua procura por educação adicional, de modo a poder assumir novas funções e responsabilidades no trabalho e agregar mais valor à organização.
- Qual foi o aspeto mais desafiador do seu trabalho no ano passado e porquê?
Esta pergunta pode ser um bom starting point para a discussão sobre cursos que gostaria de tirar para beneficiar a sua carreira. Talvez tenha sido desafiado pela falta de trabalho em equipa e problemas de comunicação, por exemplo. Isto pode significar que um programa de construção de equipas pode ser adequado.
- Que parte do seu trabalho gosta mais e gosta menos?
Ao responder a esta questão, posicione-se da melhor maneira possível. Responder que gosta mais dos seus intervalos não será um bom caminho a seguir! No entanto, responder que gosta do desafio de aprender novas habilidades e assumir novas funções poderá ser música para os ouvidos de um gerente. Por outro lado, se tem preocupações sobre a sua função ou sobre a organização à luz de mudanças recentes ou iminentes, por exemplo, esteja preparado para discutir esses tópicos mais difíceis de forma objetiva. Aponte perguntas e pontos de discussão antes da reunião.
- De que forma pode contribuir mais para a empresa?
Se gostaria de assumir mais responsabilidades, desempenhar um papel de liderança numa equipa ou obter uma promoção, use esta questão para demonstrar o seu entusiasmo em fazer mais. Faça uma pesquisa com antecedência para determinar quais são as necessidades e como elas se ajustam aos seus objetivos profissionais. Não espere que o seu manager presuma que você deseja assumir mais responsabilidades. Seja honesto quanto à sua disposição e mostre predisposição para aprender a dominar as habilidades necessárias, se for esse o caso.
Mesmo que as questões da sua avaliação de desempenho não sejam iguais a estas, estes tópicos serão temáticas que o seu manager, provavelmente, quererá abordar. Prepare-se para estas questões gerais de modo a que consiga realmente avaliar o seu próprio desempenho.
Fonte: Simplilearn
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