ASSINAR NEWSLETTER
Terça-feira, Julho 28, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Continental Mabor: crescimento sustentado em talento e inovação

Desde que foi criada, a Continental Mabor é um paradigma de conquista de mercado e prémios. Com mais de 2.700 colaboradores, tem no compromisso com o bem-estar dos seus recursos humanos um dos pontos críticos para suportar esta trajetória.

IIRH Por IIRH
15 de Outubro, 2025
em Cadernos Especiais, DESTAQUES, HR
0
Continental Mabor: crescimento sustentado em talento e inovação
28
Partilhas
314
Visualizações

Da combinação entre a experiência local e o conhecimento global nasceu a Continental Mabor. Em 1990, a Mabor (produtora de pneumáticos fundada em 1946) e a Continental AG (gigante mundial do setor de origem alemã) juntaram forças em Portugal, com horizontes de mercado mais vastos.

No percurso até hoje, a empresa sediada em Lousado (concelho de Vila Nova de Famalicão) tem demonstrado um crescimento exponencial, passando de uma produção média diária de 4.790 pneus em 1990 para 56 mil unidades por dia. A expansão reflete-se não apenas no aumento da capacidade produtiva, mas também na diversificação do seu portfólio de produtos, que hoje inclui medidas de jante que vão das 14 às 22 polegadas.

Esta realidade levou a que a fábrica, que inicialmente ocupava uma área modesta, visse o seu espaço significativamente alargado ao longo dos anos, ocupando hoje mais de 314.000 m2. A expansão física foi acompanhada por investimentos contínuos em tecnologia e eficiência, permitindo à empresa manter-se na vanguarda da indústria.

1990 – Fundação e início da produção: a Continental Mabor inicia as suas operações, transformando as antigas instalações da Mabor na mais moderna das 21 fábricas de pneus do grupo Continental à época.

A evolução da Continental Mabor é evidente, por exemplo, na sua produção de pneus de alta performance (UHP), que tem crescido de modo consistente ao longo dos anos, demonstrando a capacidade da empresa em responder às exigências, por parte do mercado, de produtos de maior valor agregado. Além disso, a introdução de tecnologias inovadoras como o ContiSeal e o ContiSilent aumentou ainda mais o leque de produtos da empresa, oferecendo soluções avançadas para os desafios modernos da mobilidade.

Hub de TI

O sucesso da Continental Mabor está ligado de forma intrínseca à sua política de recursos humanos e ao compromisso com a inovação. Com mais de 2.700 colaboradores, a empresa investe continuamente na formação e desenvolvimento do seu capital humano, consciente de que a sua força de trabalho é o motor da capacidade de inovação e produtividade. A complementar esta aposta, a Continental Mabor promove um ambiente de trabalho que estimula a criatividade e a inovação, conforme evidencia do pelo lançamento de um hub de TI para soluções digitais, data science e gestão da cadeia logística em Portugal. Este centro não só cria novas oportunidades de emprego na área tecnológica, como também posiciona a Continental Mabor na vanguarda da transformação digital no setor. Globalmente, em 2023, a Continental gerou vendas de 41,4 mil milhões de euros, e emprega hoje cerca de 200 mil pessoas em 56 países e mercados.

2002 – Projeto Expro2022:  implementação de um projeto de expansão significativo, aumentando a capacidade produtiva e modernizando as instalações, permitindo à empresa responder à crescente procura do mercado.

O compromisso da Continental Mabor com o desenvolvimento dos seus colaboradores é refletido, por um lado, na evolução do seu quadro de pessoal, que tem crescido de forma constante ao longo dos anos, e, por outro, na qualidade e especialização da força de trabalho, com investimentos significativos em formação e desenvolvimento de competências.

LousAgro

A Continental Mabor constituiu-se como um empregador significativo na região e um expressivo agente económico de Portugal, como revela este dado: 4.º maior exportador do país (98% da produção destinada à exportação). Esta forte presença no mercado internacional reforça a posição de Portugal no setor automóvel global, atrai investimento estrangeiro e promove o desenvolvimento de uma cadeia de fornecedores locais, gerando um efeito multiplicador na economia regional e nacional.

2017 – lançamento do projeto LousAgro: início da produção de pneus agrícolas diversificando o portfólio de produtos e abrindo novas oportunidades de mercado. Este projeto tornou a unidade de Lousado a única do Grupo Continental a produzir pneus agrícolas.

O reconhecimento da sua excelência é evidenciado pelos galardões recebidos, incluindo o Prémio de Inovação da Cotec em 2023 e 2024, e a classificação como a segunda empresa com melhor reputação na categoria de “Mobilidade, Automóveis e Motociclos”, em março de 2024. Estas distinções não são apenas um testemunho da qualidade dos produtos da Continental Mabor, mas também da sua cultura de inovação, das práticas de gestão sustentáveis e do compromisso com a excelência operacional. Também no plano interno a empresa tem sido, de forma repetida, distinguida pela sua qualidade, de que é exemplo o prestigioso “Quality Award – Best Tire Plant” conquistado entre 2012 a 2016 (mantendo posições de destaque nas edições seguintes).

A Continental Mabor tem expandido a sua presença no mercado global, fornecendo pneus para uma ampla gama de fabricantes de automóveis de renome, incluindo marcas premium e de volume. Esta diversificação de clientes, juntamente com a expansão para novos segmentos como os pneus agrícolas e Off-The-Road (OTR) através da unidade CST, demonstra a versatilidade e a capacidade de adaptação da empresa às mudanças do mercado.

2020 – Projeto BriLo: implementação de um novo projeto de investimento, demonstrando ocompromisso contínuo da empresa com a inovação e o crescimento.

A fabricante de pneus também tem investido de forma significativa na melhoria das suas instalações e processos, através da construção de novas áreas para serviços clínicos e de um centro de comunicação e o aperfeiçoamento na inspeção final e nas operações CST. Estas iniciativas permitem aumentar a eficiência operacional e reforçar o compromisso da Continental Mabor com o bem-estar dos colaboradores e a qualidade dos produtos.

Artigo publicado na edição 155 da RHmagazine, referente aos meses de novembro e dezembro de 2024


Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI

Mais sobre Continental MaborInovaçãopolítica de RHTalento
Notícia anterior

Relações amorosas no trabalho: o que diz a lei portuguesa? Questionámos uma advogada

Notícia seguinte

Carlos Gonçalves, Continental Mabor: “Queremos ser atrativos para todos os que aqui trabalham”

Recomendamos

Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

28 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

28 de Julho, 2026
O regresso às aulas ainda está longe, mas as empresas já começaram a contratar. Há 120 vagas

O regresso às aulas ainda está longe, mas as empresas já começaram a contratar. Há 120 vagas

27 de Julho, 2026
Atualidade laboral por Orlando Santos Silva: diretiva da igualdade remuneratória e transparência salarial e regulamento AI ACT

Atualidade laboral por Orlando Santos Silva: alterações às condições trabalho dos trabalhadores administrativos não abrangidos por regulamentação coletiva específica

27 de Julho, 2026
Recebe subsídio de desemprego? Verifique se recebeu esta mensagem

Recebe subsídio de desemprego? Verifique se recebeu esta mensagem

27 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Carlos Gonçalves, Continental Mabor: “Queremos ser atrativos para todos os que aqui trabalham”

Carlos Gonçalves, Continental Mabor: "Queremos ser atrativos para todos os que aqui trabalham"

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Atualidade laboral. O luto e a licença parental

Avaliação de desempenho: ferramenta de gestão ou elemento de prova?

23 de Julho, 2026
Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

22 de Julho, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

28 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

28 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026
Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

6 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');